7 regras marketing social

Posted on 17 de Setembro de 2014 por

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Porque é obrigatório o marketing social – as 7 regras de ouro

Porque o teu negócio necessita de marketing social? Apresento-te neste artigo as 7 regras de ouro do marketing social – para que pertenças ao clube dos negócios rentáveis!

O marketing social está a começar a ser uma parte integrante de qualquer actividade de marketing. Hoje, como Marketer, tens que saber como alavancar as Redes Sociais – para criares relações, ouvir o mercado, promover conteúdo, influenciar os potenciais compradores, … Tu tens que fazer marketing social. Mas isso é muito mais do que estar nas Redes Sociais!

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Porque é obrigatório o marketing social

No passado, o marketing focava-se na construção da marca e na divulgação através de meios de comunicação em massa (ex. TV), feiras e tradeshows, e imprensa escrita (ex. jornais). O mail directo e o “cold calling” faziam parte da maioria das interacções, e os marketers passavam os novos leads – hot ou cold – para as vendas fazerem o follow-up.

A chegada da internet alterou as regras do jogo. Os marketers começaram a observar que enviavam os leads demasiado cedo para as vendas. Em resultado disso, iniciaram o investimento em “lead nurturing” para tornar os leads mais “quentes”, ou seja, em vez de passarem os “cold” leads para as vendas, passaram a trabalhar na transformação de “cold” para “hot” leads através do “lead nurturing”.

Hoje é comum o SEO, PPC e email — fazerem parte do marketing mix. Mas a parte social é ainda tratada de forma bastante primitiva. Na maioria dos casos resume-se a interagir de forma pouco planeada nas redes sociais.

O marketing nas redes sociais é fundamental e tem que ser tratado de forma profissional. Através das muitas ligações que os marketers conseguem criar, as empresas estão a mover-se do modelo de marketing empresa-comprador (que funciona no modo de difusão um-para-muitos) para o modelo de influência pessoa-a-pessoa (que funciona de um-para-um e, portanto, num modo mais personalizado).

As Redes Sociais são as plataformas ideais para criar as relações valiosas de negócio que promovem a partilha e o relacionamento. E para que isso seja eficaz, como marketer, tu tens que desenvolver uma estratégia que incorpore a parte social em todas as tuas companhas.

Assim, tu terás que praticar as 7 regras de ouro do marketing social:

  1. Não deves ser formal. Parece óbvio. O marketing social é sobre ser sociável, e isso significa que a tua marca deve ter uma personalidade “amiga”, agradável, e que os outros possam fazer “like”.
  2. Inbound marketing não é suficiente. Um negócio rentável para que possa verdadeiramente crescer e beneficiar totalmente do marketing social, tem que combinar com o outbound marketing. Nunca subestimes o que uma campanha paga (ex. no Google AdWords) pode fazer pelo teu negócio.
  3. Tens que ter um bom portfolio de produtos e serviços sólido, bem como conteúdo bem organizado e com valor acrescentado. Sem conteúdo capaz de atrair, qualquer que seja a táctica de marketing social que tu utilizes, irá fracassar.
  4. Necessitas de uma acção forte (CTA). Ela é tão importante no marketing social como em qualquer outro tipo de marketing. Tens que ser claro sobre o que queres que a tua audiência faça depois de consumir o teu conteúdo (ex. subscrever uma newsletter, deixar o contacto).
  5. Tens sempre que acrescentar valor. Ao fim do dia, se tu não forneceres aos teus potenciais clientes qualquer tipo de valor, não estarás a fazer bem o teu trabalho e as redes sociais nunca irão funcionar para ti!
  6. Nunca te esqueças que “social” é um caminho com dois sentidos e que implica criar um relacionamento pessoal. Ninguém gosta de ser ignorado. Podes divulgar a tua mensagem, mas tens que lembrar-te de manter o canal de comunicação aberto nas duas direcções. Quando fores contactado, deves responder sempre de forma sincera e com rapidez. Deves assegurar que a tua mensagem é um misto de conteúdo (com valor acrescentado para o potencial cliente) e a tua “oferta” (o que estás a vender).
  7. A partilha pessoa-a-pessoa é a melhor forma de divulgar a tua mensagem e garantir que ela realmente é ouvida.

Será que o marketing social já faz parte da tua estratégia de marketing digital? Partilha a tua experiência comigo, utilizando a secção dos comentários.

Irina Portugal / Analista de Media Social

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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