marketing antes lançamento do produto

Posted on 23 de Julho de 2014 por

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Startup: marketing antes do lançamento do produto?

Tens uma startup e ainda estás na fase de desenvolvimento da tua oferta (produto ou serviço). Será que deves iniciar as tuas actividades de marketing ainda antes do lançamento oficial? Que orçamento deves ter para essas actividades de marketing?

O empreendedor incorre frequentemente no erro de esperar pelo desenvolvimento integral da oferta para iniciar as actividades de marketing. Esse é um dos 5 erros a evitar numa Startup.

Por isso, se és empreendedor e queres alcançar o sucesso, vê aqui neste artigo o que deves fazer ainda antes do lançamento do teu produto ou serviço e (quase) sem gastares dinheiro!

Brand marketing e marketing directo

Tipicamente, uma empresa pensa em dois tipos de actividade de marketing:

  1. Brand marketing – para divulgar a marca ou empresa.
  2. Marketing directo (por exemplo, email marketing) – para ter vendas.

Brand marketing é algo a que estamos muito habituados (pensa, por exemplo, na campanha da Coca-cola), mas é uma estratégia pouco viável para startups que estão no início.

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Marketing antes do lançamento do produto?

Uma startup não dispõe de grandes orçamentos de marketing e cada euro conta. É importante assegurar que o ROI (return on investment) da campanha é positivo, pois caso em contrário estarás a queimar dinheiro.

Ainda é importante pensar que será mais prudente guardar uma porção significativa do orçamento de marketing para uma fase em que o produto ou serviço esteja mais ajustado ao mercado.

Lembra-te que o marketing é uma alavanca fundamental para crescer o teu negócio, mas se ainda não encontraste o ajustamento entre produto e mercado (não sabes a quem irás vender ou o que vender), então não faz sentido em pensar numa campanha abrangente, pois ainda não há nada para alavancar.

Por isso, antes de encontrares o ajustamento entre produto e mercado, utiliza os euros para testares as tuas principais hipóteses, e investe o resto do tempo na pesquisa do problema falando com os teus clientes. Os estudos de mercado podem ser importantes, mas o fundamental é perceberes quais são os problemas reais dos teus clientes.

Step #1: Marca “reuniões de café” com os teus potenciais clientes

Assim, em vez de gastares os teus euros (e tempo) em pesquisas elaboradas, marca “reuniões de café” com os teus potenciais clientes de modo a perceberes todos os pormenores dos seus problemas. Não há nada que substitua a “pesquisa” no terreno e a interacção com os clientes.

Mas, há uma altura que deves gastar um pouco de dinheiro em marketing para testares uma ideia. Isso é normalmente feito com uma MVP (Multi-Value Preposition).

Em que consiste uma MVP? Uma táctica popular para startups é construíres landing pages com diferentes propostas de valor, pagar pelo tráfego (Adwords, Facebook, ou Twitter) e medir as taxas de conversão. Para saberes em que direcção deve ir o teu produto, podes correr um teste rápido com diferentes benefícios e verificar qual obtém a melhor resposta.

Step #2: Testa os diferentes canais

Depois do ajustamento produto-mercado, testa os diferentes canais e escala o que funcionar. Mantém as tácticas de resposta directa (email, webinars, growth hacking, AdWords, Facebook, Blogue optimizado, SEO, etc).

Aqui o importante é testar, medir, ajustar e repetir constantemente até encontrares o melhor ajustamento produto-mercado e os canais mais adequados. Vê o artigo anterior onde apresento a fórmula para cresceres a tua startup.

Step #3: Aumenta a escala do teu negócio

Quando deixares de ser uma “startup”, inicia as tuas campanhas de branding e divulgação mais abrangente.

Agora que tens um bom ajustamento produto-mercado e uma base de clientes inicial, podes iniciar o terceiro “step” para aumentares a escala do teu negócio.

Tem em atenção que nesta fase terás que dimensionar adequadamente os recursos da tua empresa, de modo a que seja capaz de dar resposta ao crescimento do negócio. Por exemplo, a tua equipa de atendimento ao cliente terá que ser capaz de responder a todos os novos pedidos de cliente; ou a tua logística terá que ser capaz de enviar os produtos.

Tens alguma experiência em actividades de marketing de pré-lançamento da oferta? O que recomendarias? Partilha em baixo a tua experiência.

Carlos Rodrigues

Director de Marketing / Gestor de Marketing Digital

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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Posted in: Empreendedorismo