Como crescer tua startup

Posted on 11 de Julho de 2014 por

4


negócios de sucesso, como podes crescer a tua startup imagem de destaque

Fórmula para negócios de sucesso: como podes crescer a tua startup

Se és empreendedor, sabes que um dos maiores desafios é como crescer o teu negócio de forma sustentada, isto é, como transformar as tuas ideias em negócios rentáveis. É aqui que a tua startup pode falhar!

Neste artigo vou apresentar-te o estudo de caso (case-study) da Facebook e como eles conseguiram crescer de forma contínua e sustentada o número activo de utilizadores, tendo ultrapassado os mil milhões de utilizadores em 2012!

Este é um exemplo que podes utilizar como referência para também tu cresceres a tua startup!

Iniciei no artigo anterior, “Negócios rentáveis: 5 erros a evitar numa Startup” uma série que te vai explicar como podes alcançar o sucesso na tua startup, isto é, irei apresentar-te aqui, passo-a-passo, o que tens que fazer para transformares as tuas ideias em negócios rentáveis.

A equipa “user growth team” do Facebook

O Facebook tem uma equipa de “user growth team” responsável pelo aumento dos utilizadores activos no Facebook e que tinha como objectivo ultrapassar os 1000 milhões de utilizadores. Esta equipa tinha como missão fazer crescer o número de utilizadores activos de forma constante e sistemática de forma a atingir o objectivo definido.

negócios de sucesso, como podes crescer a tua startup

Fórmula de sucesso para cresceres a tua startup

É claro, que ela não é a única responsável por o Facebook já ter atingido os 1000 milhões de utilizadores activos. É evidente que todos os colaboradores da Facebook contribuíram para o atingimento desse objectivo. Contudo, a “user growth team” foi responsável pela formalização do processo de crescimento que envolve toda a empresa de forma transversal, e por isso, tem uma influencia tremenda em toda a organização.

Principais áreas de responsabilidade e especialização

Apresento a seguir um resumo das principais áreas de responsabilidade/especialização que têm que existir na “user growth team”:

  • Ciência de Dados/Analíticos – construir uma equipa de “user growth” tem que ser feita na presença do consumo maciço de dados. A maior parte do processo de crescimento de utilizadores é testar, medir, ajustar e repetir constantemente. O processo é possível graças ao consumo maciço de dados e da sua análise. O “user growth team” trabalha muito perto com os especialistas de dados/analíticos de modo a ser possível extrair todas as métricas necessárias.
  • Marketing Digital – existe um subgrupo entro da “user growth team” focado nos canais de marketing digital como SEO, PPC, e email marketing e que faz um trabalho rigoroso de optimização desses canais, quer para os utilizadores, quer na aquisição e retenção de anunciantes.
  • Desenvolvimento de produto – a equipa tem também influência em partes fundamentais do produto que ajudam a influenciar ou induzir o crescimento e promovem mais relacionamentos. São exemplo disso todos os produtos para encerrar uma sessão (pois as páginas de saída podem ser tratadas como funil de aquisição), fluxos/experiências para novos utilizadores, fluxos de autenticação, merchandizing online por via de testes a/b, etc. Basicamente, tudo o que tu possas pensar no Facebook.com (e aplicações/apps móveis), de uma forma ou de outra, influencia a “user growth team”, quer no desenvolvimento de novos produtos, quer ajudando na optimização dos produtos existentes.
  • Cultura – estabelecer uma mentalidade de crescimento na organização é também algo muito importante. É fácil desencadear, dentro da empresa, uma batalha de “ciência vs religião”, se uma plataforma comum não for estabelecida entre as equipas de “dados” e equipas de “não-dados”, para resolver um problema ou desenhar um produto. Estas ideologias opostas necessitam de encontrar uma forma de trabalhar em conjunto. A “user growth team” desempenha um papel critico representando o lado dos “dados” da empresa e estabelecendo um apetite pelo risco agressivo mas aceitável, evangelizando a organização a deslocar-se rapidamente na direcção dos grandes objectivos, utilizando para isso os dados que ajudam a explicar porque a empresa deve ou não crescer em determinado instante do tempo.
  • Contratações – indirectamente a “user growth team” foi critica nas contratações. Torna-se muito mais fácil contratar talentos de topo de outras empresas quando tu consegues provar que o teu produto está a crescer. Nem todos têm um perfil de risco para deixarem um bom trabalho e juntarem-se a uma startup. Mas muitas mais pessoas estão dispostas a tomar a decisão se uma startup tiver 50M ou mais de utilizadores.
  • Rentabilização e Telemóveis – aquisição e retenção de anunciantes assim como utilizadores móveis influenciaram o “user growth team”. Existem muitas similaridades entre promover o crescimento de utilizadores e rentabilização. Crescimento de utilizadores é principalmente uma questão de mentalização e metodologia.

As micro optimizações necessárias para alcançar o sucesso

Até agora o “user growth team” conduziu centenas de testes (eu diria mesmo perto dos milhares) para todos os produtos em facebook.com, web mobile, apps nativas e vários componentes.

Para compreender o impacto que esta equipa teve é importante pensar no crescimento em termos de investimentos/fundos.

Crescimento é pegar no teu produto (o valor original) e optimizá-lo para produzir juros compostos.

Aqui está o que são juros simples:

negócios de sucesso, o que são juros simples

Trajectória de juros simples

Agora, se desenhares uma nova página de autenticação e obtiveres mais 5% de autenticações para essa página, então acrescentaste um pouco mais de juros compostos em cima do teu valor original, a trajectória linear.

negócios de sucesso, o que são juros compostos

Trajectória de juros compostos

Muito do crescimento é dedicado em encontrar os níveis que tu podes puxar para aumentar os juros compostos ao longo do tempo. Existem muitas poucas (se alguma) “balas de prata” (silver bullets) quando se fala de crescimento. Mas existem muitas micro optimizações possíveis. O que eu quero dizer é que não existe uma fórmula mágica que tu possas usar, estando o segredo nessas micro optimizações.

Mas tem em consideração que é verdadeiramente difícil crescer de 5,00€ para 1.000,00€, pelo que se o valor inicial é minúsculo tu tens de concentrar-te também em melhorar esse valor original – isto é, é realmente difícil sustentar o crescimento de um produto mau.

O que achaste deste artigo? Coloca os teus comentários em baixo. Alguém poderá beneficiar dos teus conselhos.

Obrigado!

Carlos Rodrigues

Director de Marketing / Gestor de Marketing Digital

© Marketing Digital Portugal, Leiria

Advertisements
Posted in: Empreendedorismo