Novo layout do Twitter

Posted on 17 de Abril de 2014 por

0


O que precisas saber sobre o novo layout do Twitter, imagem de destaque

O que precisas saber sobre o novo layout do Twitter

Na semana passada, o Twitter anunciou que um novo design estava a chegar. Até agora esse layout tem estado limitado a um grupo restricto de utilizadores – o nosso perfil @mkdigitalpt é um desses utilizadores privilegiados!

Se ainda não és um desses utilizadores, muito provavelmente irás ver o teu layout de perfil no twitter a ser actualizado nas próximas semanas. Com essas alterações eminentes, é importante saberes o que vai mudar para estares preparado e pronto para elas.

É importante saberes que os novos utilizadores são automaticamente introduzidos no novo layout. O Twitter disponibiliza um tutorial para os novos utilizadores, pelo que poderás experimentar o novo layout criando uma conta nova de teste, o que poderá ser interessante para praticares algumas das alterações que apresento a seguir.

O novo layout do Twitter

Apresento a seguir como exemplo do novo layout do Twitter o nosso perfil @mkdigitalpt – podes ver imediatamente algumas alterações significativas.

O que precisas saber sobre o novo layout do Twitter - página dos tweets

Novo layout do Twitter: página dos tweets

Faz-te lembrar alguma coisa? Pois é, parece que o Facebook influenciou estas alterações. Agora uma explicação sobre o novo layout, de cima a baixo:

Cabeçalho de perfil

A foto do cabeçalho de perfil está bastante diferente, agora encontra-se localizada no topo e preenche a largura do ecrã. A semelhança com as páginas do Facebook é óbvia. Por isso, porque não obter algumas ideias criativas analisando as melhores páginas e com maior sucesso no Facebook? Inspira-te em 7 exemplos arrebatadores de fotos de capa no FB.

O novo tamanho da foto de cabeçalho é de 1500 x 500 pixels – atenção que o Facebook permite um tamanho de 850 x 315 pixels. Certamente que este tamanho maior abre novas possibilidades de branding da tua marca.

Para adicionares a nova foto, simplesmente carrega uma nova imagem – também podes selecionar um dos temas standard disponíveis no Twitter, mas aconselho-te a usares a tua próprio foto. É obrigatório personalizes a tua foto de cabeçalho.

Foto de Perfil

A foto de perfil é agora maior, com 400×400 pixels. Mais uma vez, assegura-te que a imagem que vais usar está adequadamente formatada para o novo layout. Como podes ver no exemplo, a foto já não se encontra localizada no meio da página, estando agora no topo do lado esquerdo, um pouco sobreposta com a foto do cabeçalho (algo que terás que considerar se tiveres informação importante na foto de cabeçalho).

Não deves entrar em pânico se já tiveres uma foto de perfil – ela será adaptada automaticamente ao novo tamanho para estar de acordo com as novas dimensões. Mas, o melhor será estares preparado para esta alteração, caso a adaptação ao novo layout não seja aquilo que gostarias.

Outras alterações no layout

Para além dos ajustamentos das imagens, explico-te a seguir outras alterações significativas no layout do Twitter:

  • A tua informação (nome, bio, etc) agora está localizada no lado esquerdo por baixo da foto de perfil.
  • Quem seguir” (who to follow) e “Assuntos do momento” (Trends) agora estão localizados no lado direito.
  • As abas dos Tweets, Seguidores e Seguindo estão à direita da tua foto de perfil.
  • Agora tens abas novas: Curtiu (Favorites) e Fotos/Videos.
  • Existe ainda um “Mais” (List) com mais opções.

Agora, os teus tweets e respectivo conteúdo ocupam a maior parte da página. Como anteriormente, eles são listados verticalmente por data e podes fazer o scroll. Outra alteração é que os tweets dos teus novos seguidores são mostrados conjuntamente com os teus. Pode parecer uma pequena alteração, mas eu acredito que terá um impacto bastante positivo, pois irá motivar-te ainda mais a ligares-te aos maiores influenciadores. Daqui a algumas semanas dir-me-ás se concordas comigo.

Novo layout para seguidores e seguindo

Uma grande alteração surge quando seleccionas a aba de seguidores ou seguindo. Já não aparece uma lista, tendo sido substituída por uma página parecida com o “Pintrest”.

O que precisas saber sobre o novo layout do Twitter - página dos followers

Novo layout do Twitter: página dos followers

Parece muito melhor, não é? É muito mais atractivo e eu penso que agora podes tirar partido deste novo layout para conseguires mais seguidores.

Novas funcionalidades e personalização da apresentação

Este novo layout oferece novas funcionalidades de apresentação e personalização.

1)      Melhores Tweets

Os teus melhores tweets (os que são retweet, respondidos, ou curtidos) aparecem maiores que os outros tweets.

2)      Destacar um Tweet

Agora podes destacar um tweet para que apareça no topo do teu perfil e seja visto pelos teus visitantes. Esta funcionalidade é muito interessante e permite:

  • Destacares o teu melhor tweet
  • Promoveres um evento
  • Uma comunicação, anúncio ou mensagem importante
  • Um tweet que resume a tua marca ou missão
  • Uma frase do dia, da semana, …

Podes pensar em várias direcções com esta funcionalidade e poderás fazer alguns testes para verificares qual o destaque que atrai mais seguidores.

Para fazeres o “pin” de um tweet, clica na aba […] junto ao tweet e seleciona “Fixar na sua página de perfil”.

3)      Filtrar Tweets

Agora podes filtrar os tweets que queres (ou não queres) ver quando visitares o perfil de outra pessoa. Isto inclui veres apenas os tweets com respostas, aqueles que têm fotos, etc.

Atenção à regra #1 do Twitter para respostas

Se queres enviar um tweet para todos, não deves começar o tweet com o simbolo @! O twitter reconhece um tweet que começa com @ como sendo uma respostas e que faz parte de uma conversa. Assim, esse tweet será escondido em diversos sítios da rede, incluindo o novo perfil do Twitter.

O novo timeline do Twitter permite filter os tweets, tal como referimos em cima. Por defeito são mostrados os tweets, excepto as @-respostas e conversas. Assim, se queres que o teu conteúdo seja visto por todos, tem cuidado quando usares o simbolo @. Se quiseres começar um tweet com @, um truque será colocares um ponto final primeiro!

Repensa a tua estratégia para “favorite”

No novo layout do Twitter, a opção “favorite” aparece agora como “curtir”. Na verdade, está opção era anteriormente utilizada de diversas maneiras. Por exemplo, algumas pessoas marcavam como “favorite” todos os tweets em que elas eram mencionadas ou servia para indicarem que uma conversa tinha terminado. Outras pessoas utilizavam para marcar os tweets que desejavam ler mais tarde.

Agora com o novo design, está opção tem um significado diferente e mais importante do que poderias imaginar. Com o novo foco, esta opção servirá para dar reconhecimento social à tua marca. Por isso, deverás “curtir” os tweets com recomendações, testemunhos e mensagens positivas dos teus clientes e fãs. Assim, transformarás a tua aba de “curtir” numa classificação com cinco estrelas da tua marca.

O que deves fazer agora

Para além de testares o novo layout com um perfil de teste, não há muito a fazer. Recomendo-te vivamente a criares algumas fotos preliminares que se ajustem ao novo layout. Também poderás escolher alguns dos teus melhores tweets para destacares.

Agora que o novo layout do Twitter está a ser lançado, gostaria de receber os teus comentários sobre estas alterações. Qual a tua opinião e o que pensar sobre as adaptações que terás que fazer? Utiliza para isso a secção dos comentários.

Irina Portugal / Analista de Media Social

© Marketing Digital Portugal, Leiria

Anúncios