Monitorizar plano de Marketing

Posted on 9 de Abril de 2014 por

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Monitorizar o teu plano de Marketing, imagem de destaque

Como começar negócio online: Etapa #28, Monitorizar o teu plano de Marketing

Existe um ditado para os estrategas de negócios que diz: “Se não consegues medir, então não saberás se alcançaste o objectivo”.

Então hoje irei falar sobre como podes monitorizar o progresso do teu plano de marketing digital.

Para isso, vamos voltar para a etapa #3 onde definiste os teus objectivos. Agora relê cada um dos objectivos e pergunta a ti mesmo: “como saberei se atingi esse objectivo?”

Alguns objectivos serão óbvios, tais como, “encontrar um novo cliente em cada mês”, ou “ter receitas de 5.000€ mensais”.

Monitorizar o teu plano de Marketing do negócio online

Monitorizar o teu plano de Marketing

De facto, se seguiste os princípios SMART para definir os objectivos, cada um deles será mensurável. Terás que simplesmente compilar a informação necessária para cada objectivo, por exemplo:

  • Número de novos clientes em cada mês
  • Receitas mensais
  • Número de novos seguidores no Facebook em cada mês

E então poderás monitorizar a eficácia dos teus esforços de Marketing, incluindo o investimento no teu website profissional, freebies que estás a oferecer e promoção nas Redes Sociais.

Eu dou-te a sugestão de monitorizares o seguinte:

Estatísticas do teu website

Utiliza as estatísticas do teu fornecedor web ou do Google Analytics para monitorizares:

  • Número de visitantes únicos
  • Fontes de tráfego
  • Páginas mais populares
  • Links seleccionados pelos teus visitantes
  • Duração das visitas
  • Keywords utilizadas pelos teus visitantes para encontrar o teu website
  • De onde vêm os teus visitantes

Clientes

Tenta saber mais sobre os teus clientes actuais ou clientes potenciais:

  • Como te encontraram, qual a fonte (e.g. Google)
  • Feedback sobre o teu desempenho
  • Número de pedidos de propostas/orçamentos pedidos e desses quantos ganhaste
  • Número de novos clientes por mês
  • Número de clientes que voltaram a comprar

Receitas

O teu software de facturação deverá permitir extrair as seguintes estatísticas:

  • Receitas geradas por produto ou serviço
  • Receitas por cliente
  • Receitas para produtos ou serviços (recorrente) – tipicamente, produtos e serviços de manutenção (ex: produtos de limpeza)
  • Receitas para produtos ou serviços (uma vez) – tipicamente, produtos e serviços que só vendes uma vez (ex: imóvel).
  • Outras fontes de receitas
  • Despesas

Monitorizar, corrigir, replanear

Esta parece ser uma longa lista de informação que necessitas de monitorizar. Fica ao teu critério a frequência e o rigor com que fazes essa monitorização. O importante é que tu saibas de onde vêm as tuas receitas e que tipo de trabalho está a ser mais produtivo. Não há nada mais útil do que analisar os números actuais para saberes exactamente como está a ser o teu desempenho e saber em que direcção deverás seguir.

Este exercício, de facto, poderá ser tão introspectivo que certas modificações serão óbvias. Poderás descobrir que faz todo o sentido descontinuares um determinado produto ou serviço, simplesmente porque os teus clientes não querem isso. Ou podes concluir que os 30 minutos que gastas todos os dias nas Redes Sociais são fundamentais para a promoção do teu negócio.

Tu nunca saberás até medires. Então a tarefa para hoje será:

  • Faz uma lista da informação que tens que monitorizar.
  • Decide com que frequência queres analisar essa informação (ex. mensal) – aponta no teu calendário.
  • Analisa a informação que hoje tens disponível. Que conclusões tu podes tirar?

A partir da análise das tuas estatísticas, irás melhorar o teu plano de marketing. Deverás perguntar a ti próprio: “como posso tornar o meu negócio online mais satisfactório e rentável?”. O replaneamento é contínuo e deverá ser o resultado final do teu trabalho de monitorização!

Como vai a monitorização e o replaneamento do teu plano de Marketing? Será que me esqueci de alguma métrica ou estatística importante? Partilha a tua opinião usando a secção de comentários em baixo.

Carlos Rodrigues

Director de Marketing / Gestor de Marketing Digital

©Marketing Digital Portugal, Leiria

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Posted in: Empreendedorismo