Oferecer grátis para atrair clientes

Posted on 24 de Março de 2014 por

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Como começar negócio online: Etapa #27, Oferecer grátis para atrair clientes

Nas etapas anteriores, estiveste a promover os teus produtos e serviços. Nesta etapa irás continuar a fazer isso, mas de uma forma mais subtil. Irás oferecer algumas coisas grátis para atraíres potenciais clientes.

O que recebes quando dás primeiro

Há muitos benefícios em seres generoso com os teus potenciais clientes. Ao dares alguma coisa antes de receberes em troca, estarás:

  • Demonstrar os teus conhecimentos, capacidades e experiência
  • Revelar a tua generosidade para com os teus potenciais clientes
  • Dar às pessoas uma razão para te recomendarem aos outros

Oferecer coisas Grátis

Mas, o que é que se entende por coisas grátis? Significa que terás disponível qualquer coisa sem pedires nada em troca, nem mesmo o endereço de email – totalmente grátis!

Oferecer grátis para atrair clientes negócio online

Oferecer grátis para atrair clientes

É o que eu chamo de “content marketing” ou “marketing de conteúdos” – que é um dos temas do nosso blogue Marketing Digital Portugal, em que temos publicado variadíssimos artigos. Marketing de Conteúdos é essencial para gerar leads, subscritores e vendas. E, sobretudo, atrair clientes.

Esta série de artigos sobre “Como começar negócio online” é um exemplo de algo que eu estou a oferecer completamente grátis.

Que coisas tu podes oferecer grátis? Há muitas coisas que podem ser “freebies”:

  • Páginas no teu website/blogue
  • Versão “demo” (demonstração) do teu produto
  • Documento ou livro em word ou pdf – ebook
  • Checklist
  • Guia
  • Relatório especial
  • Ferramenta (Software)
  • Vídeo
  • Gravação áudio
  • Gravação webinar
  • White Paper
  • Lista de recursos
  • Template para website
  • Theme para wordpress
  • Photo
  • Infográfico

O limite é a tua imaginação! Tem em conta o formato a que estão habituados os teus clientes-alvo.

E sobre o conteúdo dos teus “freebies”? Bem, devem estar relacionados com os produtos e serviços que estás a oferecer. Podem focar:

  • Benefícios – tais como os que os teus produtos ou serviços oferecem
  • Como fazer determinada coisa
  • Como não fazer, isto é, como evitar determinados erros
  • Mitos e equívocos – contrapor com o que é verdadeiro
  • Lições aprendidas – sobretudo para evitar os mesmos erros e explicar o que se deve fazer de diferente

A reacção que estás à procura nos teus clientes-alvo é algo do género:

“Wow, eu realmente necessito disto para …

… fazer mais dinheiro

… ter mais tempo livre

… divertir-me mais

… ter mais estilo e sucesso social

Esta é a empresa certa que devo contratar.

Ela tem know-how e experiência sobre este assunto.”

Lembra-te que tens sempre de “vender” o teu negócio online. Por exemplo, não te esqueças de colocar no fim do teu “freebie”:

“Se necessitas de ajuda na produção dos teus artigos de marketing, nós oferecemos uma solução completa para PMEs com diversas opções. Contacta-nos através do email eu@meudominio.pt ou 244-123-456, de forma a discutirmos a solução mais adequada para o teu negócio.”

Vender os teus “Freebies”

Será que tens mesmo que “vender” as coisas que estás a dar de graça? Sempre e continuamente!

Não há aqui nenhuma contradição. Estas a oferecer coisas grátis realmente úteis e não estás a pedir nada em troca. Só desta forma subtil é que os teus potenciais clientes irão espalhar a palavra. É isso no fim o teu principal objectivo: a divulgação da tua marca!

Como podes aumentar a divulgação? Apresento-te algumas ideias:

E continua sempre a promover os teus “freebies”. Não deves inibir-te de o fazeres, pois tens material “grátis” e de qualidade!

Apresento-te a seguir um excelente exemplo de material grátis. Esta disponível na forma de PDF e website. E é sobre o que temos estado a conversar nesta etapa: construir credibilidade e autoridade numa área. Clica para leres tudo sobre “Regras de Reputação”.

Tens alguma questão? Alguma ideia adicional? Coloca os teus comentários em baixo. Alguém poderá beneficiar dos teus conselhos.

Obrigado!

Carlos Rodrigues

Director de Marketing / Gestor de Marketing Digital

©Marketing Digital Portugal, Leiria

P.S. Podes pensar que “se estás a oferecer algo grátis, então as pessoas não irão comprar-te, pois poderão preferir seguir os teus conselhos e fazer elas mesmo.” Isso irá acontecer com as pessoas “faça-você-mesmo” e que têm mais tempo do que dinheiro. Não te preocupes sobre isso; essas pessoas não são os teus clientes ideais. Mas elas poderão recomendar-te a outros.

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Posted in: Empreendedorismo