Maximizar benefícios página Facebook

Posted on 3 de Março de 2014 por

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Maximizar beneficios página no Facebook para negócio online, imagem de destaque

11 Pontos-chave para Maximizares os Benefícios da Tua Página no FB

Há quanto tempo é que não actualizas a tua página no Facebook? Será que estás a usar as últimas funcionalidades do Facebook de modo a maximizares os benefícios da tua página no FB?

É crítico que como gestor da tua Página no Facebook faças regularmente uma auditoria de modo a assegurares que estás a maximizar o potencial da tua página. Neste artigo, apresento-te 11 pontos-chave para fazeres uma auditoria à tua página no FB.

#1: Escolhe uma Foto de Perfil que seja a tua marca

A tua foto de perfil é usada sempre que fazes uma publicação e é a primeira coisa que os utilizadores vêm quando olham nos seus feeds de publicações. É o “logo” da tua marca e ajuda a reforçar o branding da tua empresa.

Nota que agora a tua foto de perfil apenas pode ter o tamanho de 160 x 160 pixels, quando anteriormente o tamanho era de 180 x 180 pixels.

Escolhe Foto Perfil para Página no Facebook

Escolhe Foto Perfil para Página no Facebook

Dica: é melhor carregares uma foto com design quadrado, pois esteticamente enquadra-se melhor na tua página.

#2: Maximiza o benefício de teres uma Foto de Capa

O Facebook actualizou recentemente os Termos das Páginas no Facebook e afrouxou as restricções no que é permitido mostrar na Foto de Capa. Sendo este um lugar privilegiado, agora podes mostrar informação relevante, como o endereço do teu website, uma “Call-To-Action”e muito mais. O importante é que o texto não ultrapasse 20% da área total da foto.

Escolhe Foto Capa para Página no Facebook

Escolhe Foto Capa para Página no Facebook

Se a foto de capa é desenhada com criatividade, agora ela é uma grande oportunidade para comunicares informação chave aos teus visitantes. Garante que tiras partido desta nova funcionalidade.

#3: Personaliza o URL da Tua Página para que seja fácil de recordar

Se o URL da tua página ainda tem “pages” e uma série de números, está na altura de personalizares o URL para algo mais amigável! Podes personalizar o endereço web da tua página escolhendo um username único que contenha letras ou números, mas sem caracteres especiais. Por exemplo, o username da nossa página é MarketingDigitalPortugal. O URL pode ser alterado apenas uma vez, pelo que deves fazer uma escolha inteligente!

Adicionar uma username à tua página faz com que as pessoas encontrem mais facilmente o teu negócio, facilita a tua comunicação de marketing e muito mais!

Exemplo de uma página no FB que não está personalizada

Exemplo de uma página no FB que não está personalizada

Dica: utiliza a versão resumida “fb.com/username” em vez de “facebook.com/username”. A abreviação “fb” funciona para qualquer endereço do Facebook.

#4: Escreve uma descrição resumida para apresentares o teu negócio

A tua página pode mostrar uma descrição resumida “Sobre”, com cerca de 155 caracteres, que é mostrada por baixo da foto de capa e da foto de perfil, no topo da tua página. Este é um espaço excelente para apresentares uma frase-chave sobre o teu negócio ou revelares o endereço do teu website.

Para actualizares a descrição resumida “Sobre”, clica em “actualizar informação da página” — e irás para a informação da página. Na opção “breve descrição”, seleciona “Editar”.

Exemplo de uma Breve Descrição da Página do Facebook

Exemplo de uma Breve Descrição da Página do Facebook

Dica: inclui o endereço do teu website para que esteja sempre visível para os teus visitantes. No exemplo apresentado, a página apresenta o número de telefone de serviço de atendimento ao cliente, o que é importante para determinados negócios.

#5: Melhora a descrição da página para aumentares a visibilidade

Depois de teres adicionado a breve descrição, revê e completa a área de “descrição” da tua página: descrição longa, missão e produtos. Esta área é indexada pelos motores de busca, pelo que deves assegurar que contém as tuas palavras-chave.

Completa a descrição para optimizares a pesquisa nos motores de busca. Se tens um negócio local, optimiza para as pesquisas locais: inclui o teu endereço, cidade e código postal.

Melhorar a descrição da Página no Facebook

Melhorar a descrição da Página no Facebook

#6: Escolhe uma Categoria adequada para o teu negócio

O Facebook oferece várias categorias para a tua página, muitas das quais são semelhantes, mas algumas proporcionam diferentes funcionalidades. Uma das mais importantes para qualquer negócio local é a opção de “Check-in”.

Se o teu negócio tem um local físico tradicional (ex. loja) que os teus potenciais clientes podem visitar, muda a categoria da tua página para “Negócio Local”.

Isto permitirá que os utilizadores registem a tua localização, o que é útil por duas razões. Primeiro, permite divulgar o teu negócio e a sua localização, junto dos amigos dos utilizadores registados. Segundo, os check-ins podem fazer parte dos resultados do “Graph Search”, de modo que se um utilizador Facebook está à procura de um restaurante em Leiria, que os seus amigos tenham visitado, os check-ins aparecem nos resultados.

Resultados no Search Graph do Facebook

Resultados no Search Graph do Facebook

Para mudares a categoria da tua página, vai para o painel de administração e seleciona “Editar Página”, e depois seleciona “Actualizar informação da Página”. Na secção “Categoria” seleciona “Editar” para mudares a categoria.

#7: Verifica que as notificações estão activadas

De modo a poderes responder rapidamente aos comentários, publicações e mensagens dos teus leitores, deves ter activadas as notificações. Verifica que tens activado as notificações “no facebook” e “enviadas por email”.

Notificações activas no Facebook

Notificações activas no Facebook

Tem presente que a interacção com os visitantes da tua página é o primeiro passo para um bom serviço ao cliente. Tens que ser informado sobre as interacções para poderes responder rapidamente às solicitações dos teus visitantes.

#8: Activa as Respostas aos Comentários

“Respostas” é uma nova funcionalidade no Facebook que foi disponibilizada em Março de 2013. Quando esta funcionalidade está activada a Página no FB trata cada comentário como um fluxo específico, isto é, agrega todas respostas a um comentário, o que oferece maior usabilidade e maior interacção.

Anteriormente, para adicionar alguém a uma discussão era necessário utilizar uma tag (utilizando o simbolo “@” e o nome, ex: @mkdigitalpt) e esperar que os outros leitores percebessem qual tinha sido o comentário anterior com o qual se relacionava. Não era um funcionamento intuitivo e fácil de usar.

Funcionalidade Respostas aos Comentários no Facebook

Funcionalidade Respostas aos Comentários no Facebook

A funcionalidade de “respostas” pode ser activada no painel de administração. Seleciona “Editar Página” no painel de administração e depois seleciona “Editar definições”. Na secção “Respostas” seleciona “Editar” e activa a opção “Permitir respostas a comentários”. Por fim, selecciona “Guardar alterações” para que a opção fique activa.

Activar as Respostas aos Comentários no Facebook

Activar as Respostas aos Comentários no Facebook

#9: Melhora as imagens-miniatura das abas

As imagens-miniatura das abas aparecem por baixo da imagem de capa e conduzem para as aplicações que usas na tua página. Tu tens a oportunidade de mostrares 3 abas sempre visíveis – se tiveres mais abas, elas não estarão todas visíveis. Garante que as 3 abas mais importantes estão visíveis e captam a atenção.

Para isso, utiliza fontes simples, reduz o texto visível na aba e coloca na imagem de capa um apontador para as abas, como se mostra na figura a seguir.

Imagens de Abas na Página do Facebook

Imagens de Abas na Página do Facebook

#10: Maximiza a Utilização de Aplicações de Aba

As aplicações de aba são uma forma de aumentares o relacionamento com a tua página. Elas oferecem interactividade e incentivam os utilizadores do FB a visitarem a tua página e, ao mesmo tempo, aumentam o relacionamento com os teus visitantes.

Elas são geralmente usadas para lançar concursos ou oferecer descontos. Recomendo que tenhas pelo menos activa a aba para os teus visitantes subscreverem a tua newsletter.

Deves garantir ainda que as tuas aplicações estão actualizadas e que as abas mais importantes estão sempre visíveis nos 3 slots por baixo da foto de capa.

#11: Reve quem são os “Administradores”

Um ponto muitas vezes ignorado é quem são os “administradores”, isto é, quem pode gerir a tua Página no FB. Será que todas as pessoais listadas como administradores ainda fazem parte da tua equipa?

É frequente haver mudanças nas equipas pelo que é importante verificar periodicamente que apenas as pessoas certas têm acesso como administradores.

Administradores da Página no Facebook

Administradores da Página no Facebook

O Facebook permite múltiplos papéis que podem ter vários níveis de privilégios, pelo que deves garantir que as permissões são as adequadas para cada administrador.

Múltipos Papéis no Facebook

Múltipos Papéis no Facebook

Agora é a tua vez!

Esta não é de forma alguma uma lista exaustiva de pontos a considerar numa auditoria à tua página no FB. Espero que estes 11 pontos possam ajudar-te a rever a tua página de modo a garantires que a informação está actualizada e de forma a tirares o máximo benefício da tua página no Facebook.

O que pensas sobre isto? Acrescentarias algum ponto a esta lista? Deixa um comentário em baixo.

Irina Portugal / Analista de Media Social

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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