Obter maior exposição em blogues

Posted on 21 de Fevereiro de 2014 por

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Obter maior exposição nos blogues em negócio online, imagem de destaque

Como começar negócio online: Etapa #26, Obter maior exposição em blogues

Nas últimas etapas tens aumentado a tua exposição online. Isso é importante por duas razões: 1) tens as amostras do teu trabalho “publicadas”; 2) aumentas o número de visitas do teu blogue ou website, pelo que poderás aumentar o número de clientes do teu negócio online.

Hoje vou explicar-te como poderás utilizar os blogues de outras pessoas para aumentares ainda mais a tua exposição online. Tu irás à procura de oportunidades de “guest posting”, isto é, de escreveres num blogue como escritor convidado.

Onde escrever?

A primeira pergunta é, obviamente, onde escrever. Se só agora iniciaste o teu negócio online e tens um blogue recente, e especialmente se não és um escritor, deves estar a pensar “quem no seu juízo perfeito vai querer ter-me como escritor convidado?”

Por isso, vamos começar com as oportunidades mais fáceis: os teus amigos e família. Deverás ter pelo menos 3 pessoas que já estejam a escrever um blogue há mais tempo do que tu. E mesmo que sejam principiantes como teu, fala com eles, porque mesmo assim vale a pena.

Obter maior exposição nos blogues em negócio online

Obter maior exposição nos blogues

Nos primeiros dias, os teus objectivos serão:

  • Praticar
  • Criar “backlinks” para o teu blogue ou website profissional
  • Aumentar a exposição online, mesmo só consigas um ligeiro aumento.

Se te sentes mais confiante, poderás abordar proprietários de blogs e oferecer os teus serviços como “escritor convidado” (guest post). Procura blogues relacionados com as tuas áreas ou com a tua indústria. Tem também em conta os blogues que poderão interessar aos teus clientes-alvo. Pesquisa no Google para encontrares esses blogues.

Sobre o que escrever como escritor convidado

Poderás escrever sobre qualquer coisa. É uma óptima oportunidade de mostrares as tuas capacidades, experiência, conhecimentos. Poderás contar histórias e partilhar experiências práticas que possam interessar ao teu público-alvo. Poderás escrever sobre um tema mais específico, se esse for o objectivo desse blogue.

Apresento-te alguns exemplos:

  • Se és freelancer, poderás escrever sobre a tua área de especialização. Vê que problemas têm os teus clientes, depois escreve e dá-lhes dicas práticas.
  • Ser és um web designer, poderás contactar um proprietário de um blogue sobre marketing digital e oferecer os teus serviços para escreveres sobre “web design”, um elemento importante do marketing digital.
  • Se és fotógrafo, poderás escrever num blogue sobre crianças, onde poderás apresentar dicas de como tirar fotografias fantásticas aos mais pequenos.
  • Se és uma “secretária virtual”, poderás escrever sobre como aumentar a productividade do escritório num blogue sobre PMEs.

Poderás fazer uma pesquisa de tópicos e palavras-chave que poderás usar nesses artigos.

Nota muito importante sobre o “escritor convidado”

Assegura-te que o proprietário do blogue permite que escrevas um resumo da tua biografia, com link para o teu website profissional. Alguns proprietários permitem inclusive que coloques links para artigos ou páginas do teu blogue, o que é altamente relevante. Verifica estas coisas antes de enviares o teu artigo de escritor convidado.

Escritores convidados são bem-vindos - negócio online

Escritores convidados são bem-vindos

E ainda …

Os proprietários de blogues geralmente aceitam melhor escritores que activamente já escrevem noutros blogues. Isso permite-lhes aferir a qualidade dos artigos e verificar se os tópicos sobre o que escreves interessam aos seus leitores. Por isso, é importante que mostrares os trabalhos do teu próprio blogue!

Se ocasionalmente tiveres rejeições, não desistas! Avança para o próximo blogue. E assegura-te que os artigos que escreves como escritor convidado são muito, muito melhores do que os artigos que escreves no teu blogue.

Em resumo, as tuas tarefas para esta etapa são:

  • Encontra pelo menos 3 blogues onde possas escrever.
  • Pensa em 3-5 tópicos para cada blogue.
  • Contacta o proprietário e oferece-te como escritor convidado.

Como te sentes em relação ao “guest posting”? Partilha os teus comentários em baixo.

Carlos Rodrigues

Director de Marketing / Gestor de Marketing Digital

©Marketing Digital Portugal, Leiria

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Posted in: Empreendedorismo