Criar Conteúdo para Blogue

Posted on 12 de Fevereiro de 2014 por

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Criar Conteúdo para o Teu Blogue, imagem de destaque

Como começar negócio online: Etapa #25, Criar Conteúdo para o Teu Blogue

Na etapa anterior, apresentei-te algumas ideias de websites que permitem-te publicar amostras do teu trabalho. Vimos como melhorar a tua reputação, gerar mais exposição ao teu público-alvo e obter maior reconhecimento social.

Hoje vou falar-te sobre o conteúdo que deves incluir no teu portfolio online.

Começar com palavras-chave

O portfolio “online” deverá ser facilmente encontrado pelos teus potenciais clientes. Isto significa que quando eles procuram nos motores de pesquisa (ex. Google) uma solução para os seus problemas, deverão encontrar-te a TI. E a solução será a que TU irás fornecer.

Para que isso aconteça, o teu website ou blogue deverá estar posicionado na primeira página dos resultados dos motores de busca (ex. Google) para as palavras-chave adequadas. Dai ser importante escolher as palavras-chave a usar nos conteúdos que irás publicar.

Então, que palavras-chave deves utilizar? Para as identificares, terás que efectuar uma pesquisa de palavras-chave. Num artigo publicado recentemente neste blogue, “Como Escolher Palavras-chave para o Teu Blogue”, explicamos passo-a-passo como podes realizar essa pesquisa. Seguindo esse processo, irás encontrar um conjunto de palavras-chave em menos de 20 minutos!

Utiliza essa metodologia para criares uma lista de palavras-chave para o teu conteúdo online. Deverás ter pelo menos 10 palavras-chave (ou frases). E depois …

Como usar as tuas palavras-chave

Se estás a escrever artigos para o teu blogue ou website, então usa essas palavras-chave como tópicos para esses artigos.

Criar Conteúdo para o Teu Blogue para negócio online

Criar Conteúdo para o Teu Blogue

Caso contrário, usa essas palavras-chave como guia para o desenvolvimento do portfolio online. Por exemplo, se és um designer gráfico e encontraste a palavras-chave “design logo verde”, então podes criar alguns logos verdes para uma empresa fictícia. Podes ter várias variações, consoante o tipo de negócio, e poderás publica-las no teu website ou num dos websites que encontraste na etapa anterior.

Como optimizar o teu conteúdo

As tuas palavras-chave continuarão a ser importantes quando publicares o conteúdo online. As palavras-chave deverão fazer parte do título do artigo, da página ou da amostra de trabalho. Por exemplo, quando carregas os logos para o website, deves etiquetá-los “ideias design logo verde”, ou algo semelhante.

Se o website permitir a utilização de Meta Tags, como ‘title, ‘description’, e ‘keywords’, então também deverás incluir aqui as tuas palavras-chave.

Poderás criar links para esse conteúdo. Por exemplo, se escreveres um artigo, poderás ter uma frase do tipo:

“Acabei de criar um conjunto design logo verde para diferentes tipos de negócios ecológicos.”

Utiliza a frase “design logo verde” como texto âncora. Quando os leitores do teu artigo clicarem em “design logo verde”, irão para a página com as amostras do teu trabalho.

E é tudo por hoje. Estas são as tuas tarefas para esta etapa:

  • Faz a pesquisa de palavras-chave para encontrares pelo menos 10 palavras-chave ou frases.
  • Desenvolve o teu portfolio online tendo como guia essas palavras-chave, isto é, cria os artigos ou amostras do teu trabalho.

Na próxima etapa, vou levar-te para fora da tua zona de conforto de modo a ganhares mais exposição online. Vamos a isso!

Entretanto, se tens alguma questão, por favor coloca-a nos comentários em baixo. Obrigado!

Carlos Rodrigues

Director de Marketing / Gestor de Marketing Digital

©Marketing Digital Portugal, Leiria

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Posted in: Empreendedorismo