Palavras-chave para Blogue

Posted on 30 de Janeiro de 2014 por

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SEO: Como Escolher Palavras-chave para o Teu Blogue

Neste blogue tenho defendido que devemos criar websites e blogues para as pessoas, não para os motores de pesquisa. Isto significa que os websites devem ser desenhados para visitas humanas: ser fácil de ler, fácil de navegar e com conteúdo relevante.

Os motores de busca, como o Google, preferem websites “amigos” dos visitantes, pois eles têm como público-alvo “pessoas” e o seu principal objectivo é mostrar os resultados mais relevantes para determinada pesquisa.

Criar ou não conteúdo para SEO

Significa isso que não deves criar conteúdo para SEO? Não de todo! De facto, escolher as palavras-chave e frases certas é muito estratégico e irá ajudar-te atingir o balanço entre motores de busca (SEO) e visitantes humanos.

É importante que o teu website ou blogue seja encontrado pelos teus visitantes! Para isso, ele terá que estar posicionado na primeira página dos resultados dos motores de busca (ex. Google) para as palavras-chave adequadas.

Tudo começa quando alguém introduz uma palavra-chave ou frase no motor de busca (ex. Google).

Pesquisa de palavras-chave é uma das actividades mais importantes, valiosas e com maior retorno no campo do marketing de pesquisa. Posicionares-te no topo para as palavras-chave “certas” pode fazer a diferença entre o sucesso ou não do teu blogue ou website. Através do trabalho de pesquisa das palavras-chave, aprenderás não apenas quais os termos ou frases a usar no SEO, mas também aprenderás quais as que o mercado está à procura.

Não se trata apenas de levar visitantes para o teu website ou blogue. Irás levar os visitantes certos!

Neste artigo (e tutorial resumido), irei mostrar-te exactamente como fazer isto. Escrever conteúdo SEO começa com a escolha das palavras-chave e frases que irás usar na produção de conteúdo para o teu website ou blogue.

O teu mercado-alvo (visitantes humanos) revela exactamente o que está à procura. Ferramentas como WordTracker ou Google’s AdWords Keyword tool permitem analisar a popularidade das palavras-chave e o seu volume de procura.

Existem muitas ferramentas e software para pesquisa de palavras-chave que podes usar, mas eu prefiro utilizar a ferramenta grátis da Google.

Exemplo de utilização do Google’s AdWords Keyword tool

Vou mostrar-te como podes usar a ferramenta Google’s AdWords Keyword tool.

Como exemplo, imagina que tens um website sobre psicologia clínica. Inicias a sessão na ferramenta Google’s AdWords Keyword tool (se tens conta no Google mail, já deverás ter conta nesta ferramenta). Na página inicial do “Planejador de palavras-chave”, selecciona a opção “pesquisar novas ideias de palavras-chave e grupos de anúncios”.

De seguida, irão ser-te apresentadas diversas opções. Na caixa “Seu produto ou serviço”, introduz a palavra-chave “psicologia clinica”. Não é necessário introduzires nada nas outras caixas.

Tem em atenção que na área “Segmentação” deverás ter seleccionado “Portugal” para que a pesquisa seja relativa ao mercado português (muitas vezes, já está pre-seleccionado “Brasil”). Todas as outras opções já devem estar pre-selecionadas como aparece na figura, pelo que não deverá ser necessário alterares mais nada. Clica em “Obter ideias”, de seguida selecciona a aba “Ideias de palavras-chave”e poderás ver uma lista como mostra a figura. Para ordenares a lista, clica no cabeçalho da coluna “Média de pesquisas mensais”.

SEO: Google's AdWords Keyword tool

Google’s AdWords Keyword tool

Por agora, considera só a lista de palavras-chave ordenada por ordem decrescente de popularidade. Esta lista contém mais de 300 ideias de palavra-chave!

Esta lista contém palavras-chave e frases que te inspiram a ter boas ideias para o conteúdo SEO. Cada uma destas frases irá resultar numa página no teu website ou num artigo no teu blogue. Assim, irás conseguir ter ideias criativas para ofereceres conteúdo novo e relevante para os teus visitantes.

A figura não mostra a lista completa – terás que ver na ferramenta as mais de 300 palavras-chave. Como podes verificar, muitas das palavras-chave fazem pouco sentido para o teu website sobre “psicologia clinica”. De forma a poderes trabalhar melhor esta lista, aconselho-te a exportares a lista para excel. Para isso, selecciona a opção “Fazer download”, escolhe “CSV do Excel” e será descarregado um ficheiro que podes abrir com o excel. Agora podes percorrer a lista e escolher as melhores ideias de palavras-chave.

Eu fiz essa selecção e cheguei à lista que te mostro a seguir.

SEO: Lista de Palavras-chave

Lista de Palavras-chave

Palavras-chave com intenção comercial

Agora, vamos analisar as palavras-chave que têm maior intenção comercial. Uma frase como “consultas de psicologia”, “psicologo lisboa”, “psicologa” ou “psicoterapeuta” mostra uma intenção maior de vir a consultar um psicólogo clinico. Por isso não é de estranhar que essas palavras-chave tenham uma forte concorrência, como podes ver na coluna “concorrência”. Isto significa que existem muitas empresas dispostas a colocar anúncios ou que têm websites bastante optimizados.

Na figura em baixo mostro um exemplo de pesquisa no Google para a palavra-chave “psicologo lisboa”.

SEO: Pesquisa no Google "psicologo lisboa"

Pesquisa no Google “psicologo lisboa”

Este resultado mostra que a concorrência é elevada, pelo que levará algum tempo até conseguires posicionares-te nesta lista. Então, o que fazer? A melhor maneira é utilizar frases de “cauda-longa” que tenham uma menor concorrência. São frases com 3 ou mais palavras-chave e que são muito específicas sobre as intenções do comprador. Essas frases oferecem uma grande vantagem: a taxa de conversão é mais elevada do que os termos genéricos!

SEO: Lista de Palavras-chave "cauda-longa"

Lista de Palavras-chave “cauda-longa”

Observando novamente a lista completa de palavras-chave, posso verificar que temos algumas frases de cauda-longa muito interessantes: “clinica psicologia lisboa” ou “consultas de psicologia lisboa”.

Só que … estas palavras têm apenas 50-90 pesquisas mensais. Podes pensar que para uma tão fraca procura pode não valer a pena criar artigos ou páginas no teu blogue ou website, certo?

Errado! 🙂

Uma pesquisa rápida no Google mostra que estas frases não têm muita concorrência. No topo, podes ver que há poucos anúncios e que muitos dos websites não estão optimizados.

SEO: Pesquisa no Google "clinica psicologia lisboa"

Pesquisa no Google “clinica psicologia lisboa”

Conclusão: será bastante fácil conseguires posicionar-te no Top 10 do Google para estas palavras-chave de cauda-longa.

É verdade que estas palavras-chave têm pouca procura. Mas pensa no seguinte. Se conseguires posicionar-te nas primeiras posições para a maioria desta palavras-chave irás ter um tráfego mensal interessante. E lembra-te que a taxa de conversão para estas palavras-chave é mais elevada, pelo que conseguiras mais facilmente transformar visitantes em clientes!

Portanto, algumas horas de investimento em artigos para essas palavras-chave, certamente que irá valer a pena.

Utilizar qualificadores na pesquisa de palavras-chave

Uma outra ideia que costumo utilizar é a adição de qualificadores. Quando estou a realizar a pesquisa de palavras-chave, adiciono alguns qualificadores para ver o que sai. Esses qualificadores podem ser: comprar, encontrar, procurar, vender, obter, encomendar, produtos, download, melhor, oferta, promoção, estudo, revisão, comentário, comparar, grátis, online – entre outros.

Irás ficar surpreendido com os resultados. Depende do tema, mas poderás verificar que, em muitos casos, terás nas primeiras posições algo como um artigo no website genérico articlebase.com. Não será difícil de superar e conseguirás facilmente posicionar os teus artigos nas primeiras posições!

Vês, é fácil!

Escrever conteúdo que as tuas visitas irão adorar não é complicado. Tens apenas que escolher as palavras-chave e frases que o teu público está à procura. Criar conteúdo SEO irá satisfazer quer o teu público, quer os motores de busca, e transformará o teu blogue ou website numa plataforma de marketing, contribuindo para o sucesso do teu negócio online.

Se és novo no tema da pesquisa de palavras-chave, ou no SEO em geral, e gostarias de saber um pouco mais, recomendo-te o guia “Beginner´s Guido to SEO” da MOZ.

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Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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