Portfolio disponível online

Posted on 23 de Janeiro de 2014 por

3


Portfolio disponível online, imagem de destaque

Como começar negócio online: Etapa #24, Portfolio disponível online

Na etapa anterior, falei sobre testemunhos e feedback para o teu negócio online. Hoje, irás melhorar a tua reputação, gerar mais exposição ao teu público-alvo e irás obter maior reconhecimento social das tuas competências, não através de testemunhos, mas apresentando amostras do teu trabalho.

Mais especificamente, hoje o teu porfolio irá estar disponível online.

Esta é a etapa #24 da série “Como Começar Negócio Online” na rubrica de empreendedorismo deste blogue. Se queres ir para o início da série, clica aqui.

Porque necessitas de ter o teu portfolio disponível online

Permite-me que comece por definir o que significa portfolio:

“colecção de materiais que representam o teu trabalho”

Algumas pessoas pensam que ter no seu website a página de “portfolio” é tudo quanto basta. Como vimos anteriormente, a página de portfolio é uma das 7 páginas essenciais no teu website. Mas, tem em atenção que isso não é suficiente!

Lembra-te que podes ter um website profissional, mas que pode ser muito pouco convincente, isto é, com poucos visitantes suficientemente impressionados e que consideram a possibilidade de trabalhar contigo.

Não é suficiente que o teu website apresente apenas os factos sobre o teu negócio online, os teus produtos e serviços, as tuas capacidades e especialização. O teu website profissional tem que ter muito mais para ser convincente e fazer com que os potenciais clientes fiquem realmente entusiasmados contigo!

Esta é a chave para teres um fluxo constante de clientes dispostos a fazer negócio contigo e que os leve a recomendarem-te a outros potenciais clientes.

De facto, o teu website profissional é o elemento central nos teus esforços de marketing! Isso já tínhamos visto anteriormente. Mas, o teu portfolio terá que estar disponível online!

A razão mais óbvia porque o teu portfolio deve estar disponível online, com amostras do teu trabalho, é para ajudar os teus potenciais clientes a decidirem se tu serás capaz de fazer o trabalho que eles pretendem. O teu portfolio é uma evidência do que tu és capaz de fazer. Se mostrares os teus melhores trabalhos, é mais provável que os teus “prospects” te venham a contractar.

Mas há um outro benefício de ter amostras do teu trabalho na Internet, especialmente se ainda não tens clientes que estejam a pagar. O trabalho publicado dar-te-á mais credibilidade e exposição. Mais ainda, se publicares noutros websites, estarás a receber uma “aprovação” dos responsáveis desses websites de que o teu trabalho é suficientemente bom.

Onde podes publicar online

Como vimos anteriormente, o mais lógico seria publicar o teu trabalho no teu website profissional. Para isso, deverás criar uma página com as amostras do teu trabalho.

Portfolio disponível online, como começar negócio online

Portfolio disponível online

Mas, para além dessa página, tu podes destacar a tua experiência de uma outra forma: através de blogging. Tal como eu estou a fazer neste blogue, cada artigo que publicas é uma amostra do teu trabalho e dos teus conhecimentos. O blogue irá mostrar que és um especialista em determinados assuntos e os teus artigos irão ajudar-te a melhorar a tua reputação.

É também uma boa ideia ter o teu trabalho publicado em websites maiores e reconhecidos. Existem websites genéricos, tais como EzineArticles.com, onde podes publicar artigos sobre qualquer tema. Os teus clientes-alvo podem ler esses artigos e começarem a conhecer-te.

Mas também existem “marketplaces” específicos para cada área de negócio. Por exemplo, Envato.com é um “marketplace” para comprar e vender produtos e serviços digitais como themes, templates, fotos, música, vídeos, etc. É especialmente indicado para designers, developers e criativos de todo o tipo. Em particular, tem uma imensa oferta de themes WordPress e templates para websites, emails e ecommerce.

Se és fotografo ou produtor de vídeo, podes publicar o teu trabalho em iStockPhoto.com ou em websites similares.

Hoje ficamos por aqui. Conheces algum outro website interessante onde poderias publicar e que gostarias de partilhar com os leitores de “Marketing Digital Portugal”? Partilha em baixo a tua experiência ou opinião.

Carlos Rodrigues

Director de Marketing / Gestor de Marketing Digital

©Marketing Digital Portugal, Leiria

Anúncios
Posted in: Empreendedorismo