5 marcas com conteúdos excepcionais

Posted on 9 de Janeiro de 2014 por

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Marketing Conteúdos, 5 marcas com conteúdo excepcional, imagem de destaque

Marketing de Conteúdos: 5 marcas com conteúdos excepcionais

Quando falamos sobre a criação de conteúdo inesquecível, excepcional, capaz de atrair novos clientes, muitas empresas referem que não têm produtos ou serviços suficientemente interessantes. Assim, essas empresas têm muitas dúvidas sobre a criação de conteúdos que poderão colocar num blogue, vídeo, ebook, Facebook, Twitter, …

Quando uma empresa refere que os seus produtos ou serviços “não são suficientemente interessantes”, ela deve perguntar a si própria se “está apaixonada pelos seus produtos ou serviços”, se “tem um objectivo que vai para além de vender coisas”, se “os seus clientes colocam perguntas sobre os seus produtos ou serviços, as quais ainda não obtiveram respostas”, e obviamente se “a empresa é suficientemente interessante”.

Lá porque a tua empresa é “normal”, ou mesmo “aborrecida”, porque produz sacos de plástico ou sabonetes, por exemplo, não significa que não consigas alcançar o sucesso no Marketing de Conteúdos.

Para provar que é possível criares conteúdo atractivo, mesmo quando tens uma empresa “aborrecida”, com produtos e serviços “pouco interessantes”, compilei 5 exemplos de marcas que fazem exactamente isso – contar boas histórias, sobre produtos e serviços “aborrecidos”, mas que têm uma abordagem de tal forma interessante que conseguem transformam uma história “aborrecida, para bocejar”, numa história “fantástica e cativante”.

Armazenamento de ficheiros: Dropbox

Armazenamento na cloud e produtos de partilha… dão vontade de ressoooonar! Para alguns, fazer backups de ficheiros poderá ser algo divertido. Mas, para a maioria das pessoas, é um processo aborrecido em que se está à espera que os ficheiros carreguem, sincronizem e, finalmente, sejam armazenados.

Armazenamento de ficheiros ... dá vontade de ressonar!

Armazenamento de ficheiros … dá vontade de ressonar!

Vamos ser sinceros. Para quem não é amante da tecnologia, e está habituado a guardar os ficheiros no disco duro do PC, o armazenamento de ficheiros na cloud é algo muito pouco interessante. Sobretudo, porque a cloud é um novo conceito, logo requer a aprendizagem desta nova tecnologia.

É por isso que as empresas de armazenamento na cloud têm vindo a investir na “educação”, de modo que um maior número de pessoas conheça esta tecnologia, sobretudo as suas vantagens, com o objectivo de convencê-las a usarem este tipo de serviço. Não é uma tarefa fácil.

E mais difícil se torna quando a “educação” passa pela criação de conteúdo “divertido” e “cool”, do tipo “como-fazer”, “tours” de produtos, ou “demos” de utilização. Parece uma missão quase impossível, certo? No entanto, uma marca destaca-se remando contra a maré! Dropbox.

A Dropbox sabe que se quer alcançar o sucesso nas suas campanhas de email marketing, deve minimizar o tamanho dos seus emails, especialmente por saber que hoje em dia a atenção dos utilizadores centra-se nas notificações das redes sociais, como o Facebook.

É por isso que a Dropbox utiliza emails curtos, fáceis de ler, contendo ilustrações simples e apelativas, design agradável e personalizado, e utiliza uma linguagem simples e informal – vê o exemplo em baixo.

Armazenamento de ficheiros, a Dropbox sabe como atrair!

Armazenamento de ficheiros, a Dropbox sabe como atrair!

Vês? Não há nenhuma razão para que o armazenamento na cloud tenha que ser aborrecido e desajeitado, cheio de termos técnicos, que a maioria das pessoas não consegue perceber. Este email … faz sentido. Tem imagens engraçadas que fazem com que a tua Dropbox pareça triste quando não é utilizada. E tem um “emoticon” 🙂

Cuidar do Corpo: Old Spice

Sabão. É escorregadio, ajuda a manter limpo o teu corpo. Tal como faz o gel de banho, desodorizante, e outros produtos de higiene pessoal semelhantes.

Sabão, um produto básico

Sabão, um produto básico

Para um produto tão básico, sabias que existem mais de 40 marcas diferentes de sabonetes? Cada uma delas para satisfazer exactamente a mesma necessidade: manter o teu corpo limpo. Nesse caso, quem poderá criar um conteúdo excepcional para um produto de higiene que é visto como uma “commodity” (podes tentar adivinhar)?

Old Spice, é claro. Ela trouxe vida a uma indústria tradicional vista como “aborrecida”. “Nomearam” como Director de Marketing o Mr. Wolfdog, um “lobicão” muito bom em marketing. Toda a campanha de marketing assenta no humor e nada tem a ver com a higiene – e isso faz todo o sentido!

Old Spice trouxe vida a uma indústria tradicional

Old Spice trouxe vida a uma indústria tradicional

O que poderias dizer sobre a limpeza do corpo que possa destacar-te das outras marcas? Que o teu corpo cheira mais agradavelmente? Que o produto limpa melhor? Não há nenhum valor original nessa mensagem. Em vez disso, a Old Spice utiliza o humor e a criatividade para manter a sua audiência interessada e apaixonada.

Plataforma de Reuniões: GoToMeeting

Hoje existem ferramentas mágicas que permitem participares em reuniões à distância, sem teres que sair do teu lugar. Além de serem extremamente úteis para comunicares com pessoas que estão noutros lugares, permitindo trabalhar em equipas virtuais, dá-te também a flexibilidade de participar em reuniões com os teus colegas mesmo quando estás fora do escritório.

Reuniões que aborrecimento

Reuniões que aborrecimento

As reuniões provavelmente não serão a parte mais excitante de um dia de trabalho, mas há uma empresa que esse é o seu principal negócio: GoToMeeting.

Citrix’s GoToMeeting tem feito um trabalho fantástico no Marketing de Conteúdos, com uma abordagem profissional, muito amigável e informal. Exemplo disso mesmo é a sua gestão do Twitter. Eles enviam tweets cujos conteúdos são um misto de temas populares na internet, como por exemplo os vídeos Harlem Shake, retweets, e artigos sobre o ambiente de trabalho moderno. É refrescante ver uma marca B2B que não tem receio de “brincar” um bocadinho.

GoToMeeting, os especialistas em reuniões virtuais

GoToMeeting, os especialistas em reuniões virtuais

GoToMeeting está também focada em contar as histórias de sucesso dos seus clientes, o que faz com que potenciais clientes percebam o valor do produto da GoToMeeting.

Serviço ao Cliente: Zendesk

A maioria das pessoas treme só de pensar que vai ter que ligar para uma linha de atendimento ao cliente! Geralmente, tu ouves muitas queixas sobre o tempo de espera numa dessas linhas, ou que eles não foram capazes de resolver o teu problema, ou ainda sobre os inúmeros telefonemas que tiveste que fazer até conseguires ter o teu problema resolvido.

Call Center sinonimo de irritação

Call Center sinonimo de irritação

Mas existem muitas empresas que não funcionam desta maneira – e é pena que não tenham o devido reconhecimento do mercado. É por isso que o Marketing de Conteúdo é necessário: ajuda a melhorar a percepção dos clientes sobre a empresa. E eu encontrei uma empresa que sabe como produzir conteúdo excepcional: Zendesk.

ZenDesk oferece um serviço de atendimento ao cliente e suporta software para gestão de tickets. Não parece um negócio muito divertido, certo? Mas eles foram capazes de infundir um elemento humano na sua campanha de Marketing. Se estás interessado na arte de contar uma história (qualquer marketer B2B tem que saber fazer isto), vê o vídeo onde eles contam a história de como suportar o ticket #24.

Zendesk reinventa o Serviço ao Cliente

Zendesk reinventa o Serviço ao Cliente

Uma das melhores partes deste vídeo é o contraste de comunicações entre as duas partes: o cliente, Jessie, e a ZenDesk. É apresentada a cena em que a Jessie vê a mensagem calorosa “Hey there, Jessie”, que vem através do chat, de um assistente da ZenDesk, em oposição com à comunicação impessoal e fria, “Dear Sir or Madam”, que ela própria escolheu. Ao longo do vídeo, vê-se a mudança emocional da Jessie, o cliente, que passa de uma atitude fria e aborrecida, para um estado emocional de satisfação. O vídeo termina com um agradecimento de Jessie no Twitter.

Este é apenas um pequeno excerto, mas demonstra como a ZenDesk recria uma história real para demonstrar o valor dos seus serviços.

Papel Higiénico: Charmin

Tal como os produtos de higiene para o corpo, que referimos anteriormente, o papel higiénico é visto pela maioria das pessoas como uma “commodity”. É a “porcaria” – sem trocadilhos – que vês no chão das casas-de-banho públicas, ou é aquilo que frequentemente acaba e já não está disponível.

Papel higiénico é commodity

Papel higiénico é commodity

Tu apenas compras este produto porque é de primeira necessidade. Mas quando vais às compras tens muitas opções disponíveis.

Vou mostrar-te uma empresa que usou o humor para colocar a sua marca de papel higiénico no top do das marcas mais reconhecidas.

Charmin é uma das grandes marcas americanas de papel higiénico e tem feito um trabalho excepcional utilizando a sua conta no Twitter como plataforma de divertimento. A sua hashtag mais conhecida no Twitter é #tweetfromtheseat”, que significa “tweetar da sanita”. Um dos seus tweets recentes mais divertidos foi: “If it went in green, does it come out green? #justwondering #tweetfromtheseat”.

Charmin sabe brincar com o papel

Charmin sabe brincar com o papel

O que é ainda mais impressionante é que eles não têm medo de manter a conversa e interagem, qualquer que seja a resposta que recebem.

Conclusão

Com a importância do Marketing de Conteúdos, estando hoje no centro das estratégias de marketing, espero que os exemplos apresentados neste artigo tenham-te inspirado para tu próprio criares  conteúdos excepcionais.

Como já referi, não importa qual a industria em que estejas a trabalhar, pois com uma pequena dose de criatividade podes criar uma máquina de produção de conteúdos muito poderosa.

Qual a tua opinião sobre este artigo? Partilha comigo qual a tua experiência em Marketing de Conteúdos.

Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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