Encontrar clientes em Blogues

Posted on 12 de Dezembro de 2013 por

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Encontrar clientes em Blogues, imagem de destaque

Como começar negócio online: Etapa #22, Encontrar clientes em Blogues

Vou continuar a apresentar-te as actividades que irão ajudar a encontrar clientes. Na etapa anterior começaste a usar o Networking das Redes Sociais para encontrares os clientes para o teu negócio online.

Hoje, vamos olhar para os blogues!

Os blogues têm invadido a internet. Hoje, qualquer pessoa com acesso à internet pode ter o seu próprio blogue. A funcionalidade mais excitante dos blogues é a sua interactividade. Os proprietários dos blogues podem interagir com os seus leitores e vice-versa. De facto, os leitores podem interagir entre si através dos comentários e um blogue pode interagir com outro, interligando-se.

Encontrar clientes em Blogues para o teu negócio online

Encontrar clientes em Blogues

Estratégia para os Blogues

Tal como necessitas de uma estratégia para as Redes Sociais, também necessitas de uma estratégia para os Blogues. Primeiro, necessitas de encontrar os blogues que irás ler regularmente.

A tua tarefa de hoje é encontrares pelo menos 3 blogues que leias diariamente, ou sempre que eles sejam actualizados.

O blogue deve ajudar-te nos seguintes aspectos ou apresentar as seguintes características:

  • Manter-te actualizado sobre a tua área ou indústria.
  • É publicado por alguém que tem o perfil do teu cliente alvo.
  • É publicado por pessoas que influenciam os teus clientes alvo.

No início do teu negócio online ainda não estás muito ocupado, pelo que é fácil e divertido seguir vários blogues. Mas quando o trabalho começa a aumentar, poderás querer adiar esta tarefa. Não o faças! Poderás ter a ajuda preciosa de algumas ferramentas que irão ajudar-te a seguir os teus blogues favoritos:

Google Feedburner – agrega os feeds de todos os blogues que tenhas subscrito.

Free RSS Reader – faz o mesmo que o Google Feedburner, mas para o iPhone ou iPod Touch.

Como comentar em Blogues

Agora, tem em atenção à forma como interages nos blogues. Deves colocar comentários interessantes. Não digas apenas “Artigo interessante!”.

Os teus comentários devem ter como objectivo oferecer informação aos outros leitores, pelo que é importante que tenhas conhecimentos sobre o assunto. Ou, então, se andas à procura de conhecer melhor essa área, deves colocar perguntas. Neste sentido, coloca comentários que:

  • Adicionem sugestões ou links úteis (para o teu ou outros blogues).
  • Respondam aos outros comentários.
  • Questões que irão ajudar-te ou possam ajudar outros leitores a compreenderem melhor o assunto.

Como não comentar

Por outro lado, quando escreveres um comentário, deves evitar o seguinte:

  • Não deve ter keywords no teu nome ou no próprio comentário.
  • Não deves colocar links para o teu próprio blogue com o único objectivo de conseguires “backlinks”. Se o teu comentário for suficientemente interessante, outro leitores irão clicar no link para o teu website.
  • Não deves iniciar uma guerra com o dono do blogue ou com outros comentadores. Se não concordares com o artigo ou algum comentário, coloca os teus comentários de forma gentil. Depois, escreve um artigo no teu próprio blogue sobre esse assunto.

Mais interacção com o teu Blogue

Se publicares no teu próprio blogue, tens mais opções para interagires com os teus blogues favoritos. Podes e deves:

  • Sempre que estejas a discutir determinado assunto no teu blogue, coloca um links para artigos específicos noutros blogues.
  • Em blogues de discussão, atrai proprietários de outros blogues. Publica um artigo num assunto discutível e depois desafia outros bloggers a publicarem as suas próprias versões.
  • Oferece-te para seres escritor “convidado” num blogue. Faz uma lista de assuntos relevantes e interessantes, ou escreve mesmo um artigo. Assegura-te que o proprietário do blogue permite colocar um link para o teu blogue na secção “Sobre o Autor”.

Vês, eu disse-te que deverias ter um blogue!

Interagir em blogues com os teus pares e clientes alvo é ao mesmo tempo divertido e compensador. Espero que penses da mesma maneira. Diz-me como estão a correr as tuas publicações e comentários em blogues. Partilha a tua opinião.

Carlos Rodrigues

Director de Marketing / Gestor de Marketing Digital

©Marketing Digital Portugal, Leiria

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Posted in: Empreendedorismo