Usar Facebook vender produtos

Posted on 28 de Novembro de 2013 por

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Como Usar o Facebook para Vender os teus Produtos, imagem de destaque

Como Usar o Facebook para Vender os teus Produtos

Já estás a alavancar o poder do Facebook para vender os teus produtos? Ou, pelo contrário, ainda estás a pensar se realmente vale a pena investir e criar uma loja no Facebook …

Muitos negócios utilizam o Facebook para vender. Apresento-te neste artigo três formas do teu negócio alavancar uma página no Facebook para venderes produtos e serviços, e como podes tornar o processo de compra fácil e agradável para os teus clientes.

#1: Proporciona uma experiência única com a criação de uma loja

Para venderes no Facebook e conseguires proporcionar uma experiência única, deves criar uma loja utilizando uma aplicação externa. Essas aplicações permitem criar uma loja com aspecto profissional, sem necessitares de ter conhecimentos em web design ou programação.

Mas, antes de começares a vender no Facebook, necessitas de criar uma página (não um perfil). Ao criares uma página no Facebook, não estás apenas a cumprir com os termos de utilização do Facebook, como vais ter benefícios adicionais, tais como a possibilidade da página ter uma aba personalizada. Esta funcionalidade permite criar a tua loja online, bastando para isso utilizar uma aplicação de criação de “landing pages” para o Facebook.

Assim, depois de teres criado a tua página, escolhe uma das “4 Melhores Aplicações para Criares a Tua Loja no Facebook”. Essa aplicação permitirá criar e gerir a tua loja com facilidade, personalizar o aspecto visual (adicionar um logo, ajustar o layout, mudar cores, …). Para além disso, terás à tua disposição meios de pagamentos seguros, suporte a telemóveis e tablets e partilha nas redes sociais.

#2: Promove Produtos ou Campanhas com uma Imagem de Capa na Cronologia

Para além da venda de produtos através de uma carrinho de compras na tua página no Facebook, podes usar uma imagem de capa na cronologia para promoveres e venderes produtos aos teus fãs.

Um exemplo de uma imagem de capa para promover os seus produtos no Facebook

Um exemplo de uma imagem de capa para promover os seus produtos no Facebook

Um exemplo de Mari Smith utilizando a sua imagem de capa para promover os seus produtos na sua rede de fãs.

Não te esqueças de incluir na imagem de capa um link directo para os teus produtos de modo a que os fãs que estejam interessados não tenham que procurar pela tua loja online.

Para além de alterares a tua imagem de capa que irá aparecer no “news feeds” dos teus fãs, vais querer promover de tempos-a-tempos o link para os teus produtos.

Como ter o URL da tua imagem de capa na cronologia

Para fazeres isso, clica simplesmente na imagem de capa na cronologia, copia o URL para a barra de endereço do teu browser e partilha com os teus fãs com uma actualização do teu estado.

Não ignores esta forma simples de utilizar uma imagem de capa para promoveres os teus produtos para a tua audiência.

#3: Partilha Links de Produtos na actualização de estado no Facebook

Embora esta não seja a forma mais elegante de vender produtos no Facebook, ela funciona e tu tens várias opções possíveis.

Publicar um link para os teus produtos

Primeiro, podes publicar um link para os teus produtos com uma actualização de estado.

Deves tornar a vida fácil aos teus clientes para obteres os produtos que estás a promover. Por isso, deveres partilhar o link que leve os teus fãs directamente ao teu produto, não apenas ao teus website.

Usar a funcionalidade de publicação embebida

Segundo, podes usar a funcionalidade de publicação embebida do Facebook (Facebook embedded post feature) para embeberes uma publicação publica no Facebook e ser usada fora do Facebook.

Publica uma actualização de estado que inclua um link para a tua loja ou um produtos e embebeda-o no blogue ou website.

Um exemplo de publicação Facebook embebida

Um exemplo de publicação Facebook embebida

Um exemplo de publicação Facebook embebida.

Quando os teus leitores clicarem no link incluído numa publicação Facebook embebida, eles são conduzidos directamente para o teu produto ou loja online.

A partilha de links para produtos nas actualizações da tua página no Facebook, irá conduzir mais tráfego e fazer mais vendas.

Vender os Teus Produtos no Facebook

Independentemente de utilizares um método dos apresentados ou uma combinação deles, lembra-te que não podes simplesmente criar uma loja e esperar que os clientes comecem a aparecer. Assegura-te que a loja funciona perfeitamente e que tens as acções de Marketing adequadas.

Antes de publicares links na tua loja no Facebook, cria um grupo restrito ou convida os teus amigos para testar o processo antes de estar disponibilizares para todos.

Se tens imagens de produtos prontas para publicar na tua página no Facebook, adiciona uma nova imagem de capa para promover a tua loja ou produtos específicos e publica uma actualização de estado para informares os teus fãs e para eles visitarem a tua loja online.

O que pensas sobre a venda de produtos no Facebook? Já usaste alguma destas tácticas ou aplicações para vender no Facebook? Que outros conselhos darias? Partilha a tua experiência ou opinião.

Irina Portugal / Analista de Media Social

© Marketing Digital Portugal, Leiria

As 4 Melhores Aplicações para Criares a Tua Loja no Facebook

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