Promoção através das Redes Sociais

Posted on 8 de Novembro de 2013 por

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Promoção através das Redes Sociais, imagem de destaque

Como começar negócio online: Etapa #21, Promoção através das Redes Sociais

Depois de teres investido no networking para encontrares clientes, hoje vamos olhar para uma outra forma de networking: as Rede Sociais. É uma forma que deves explorar, pois é obrigatória para qualquer negócio online.

Se tens seguido este blogue, sabes que as Redes Sociais é um dos nossos temas, pelo que poderás encontrar aqui diversos artigos sobre este assunto. Por isso, neste artigo, irei apenas apresentar os aspectos mais importantes do Networking nas Redes Sociais para qualquer negócio online.

Eu tenho conta em diversas Redes Sociais: Twitter, Facebook e LinkedIn. Todas essas Redes Sociais têm servido para as minhas actividades de Marketing. Mas deves estar a interrogar-te qual a Rede Social mais adequada para ti. Bem, qualquer uma delas é adequada para as actividades de marketing do teu negócio online. Terás primeiro que pesquisar onde estão activamente os teus potenciais clientes e começar por ai.

Porque as Redes Sociais são importantes para o teu negócio online

Como vimos numa etapa anterior, é fundamental teres um bom plano de marketing, cujo objectivo principal é a divulgação dos teus produtos e serviços, isto é, chegares ao maior número de pessoas que estejam interessadas no que estás a vender.

As Redes Sociais permitem alcançar exactamente esse objectivo. Caso executes bem uma campanha de Marketing nas Redes Sociais, ela chegará à tua rede de amigos, que por sua vez, fará com que ela alcance o teu público-alvo, isto é, será uma comunicação viral. Para que a tua mensagem tenha esse efeito viral é fundamental que estimules o consumidor a divulga-la.

Promoção através das Redes Sociais para negócio online

Promoção através das Redes Sociais

A Rede Social Twitter

Eu comecei a utilizar o Twitter mais por diversão do que para atrair clientes. Por isso, hoje a minha conta é um misto de vários interesses e redes, em que se inclui as frases de inspiração, liderança, empreendedorismo e marketing digital.

Pelo que tenho atraído clientes através do Twitter, sem ter feito um trabalho activo de Marketing. Ao contrário de mim, deverás ter um bom plano, com acções concretas, para activamente atraíres clientes no Twitter.

Muitos empreendedores e empresários utilizam o Twitter como uma verdadeira ferramenta de Marketing para atrair clientes. O Twitter é uma ferramenta de marketing directo, que visa ter uma relação um-para-um com os clientes, procura conhecê-los o suficiente de modo a poder oferecer produtos e serviços mais personalizados. Por isso, deverás saber como usar o Twitter para o teu negócio online.

Igualmente, para seres bem-sucedido, deverás saber como podes iniciar uma campanha de marketing com o Twitter e que ferramentas poderão ser úteis. Quantos mais seguidores tiveres no Twitter, maior será o teu poder de influência e maior será o número de potenciais clientes que poderás atrair.

A Rede Social Facebook

O Facebook é uma Rede Social que oferece uma vantagem única: cria exposição e divulgação do teu negócio online a um público com uma dimensão enorme! Isso permite aumentar as vendas, recolher dados de mercado, etc. O Facebook oferecer oportunidades de aumentar o teu negócio online, e permite que tu definas estratégia quer para Business-to-Consumer (B2C), quer para Business-to-Business (B2B).

Tal como o Twiter, uma das maiores vantagens do Marketing no Facebook é a capacidade de poderes envolver os teus potenciais clientes de forma personalizada, um-para-um, o que é fundamental para construíres um relacionamento.

Hoje o teu negócio online pode competir no Facebook ao nível das grandes empresas. Para isso, deverás adoptar as estratégias das empresas leader de Business-to-Consumer (B2C).

Mas se tens um negócio do tipo Business-to-Business (B2B), deves saber que o Facebook é igualmente adequado para esse tipo de negócio. Apresenta diversos benefícios para o Business-to-Business (B2B), pois responde às necessidades das empresas B2B na atracção de clientes e na concretização de vendas. A plataforma única do Facebook ajuda as empresas B2B a optimizar a partilha de informação e gestão da sua imagem, ingredientes fundamentais para o sucesso de qualquer negócio online.

Então, como começar?

Agora já sabes do potencial das Redes Sociais para promoveres o teu negócio online. Começa por ler os artigos referidos neste artigo, cria o teu perfil no Twitter e no Facebook e começa a praticar. Só com a concretização na prática das estratégias que estão descritas nesses artigos é que poderás ir melhorando a tua rede nas Redes Sociais que irá ajudar-te a promover o teu negócio online.

Qual a tua opinião sobre a tarefa desta etapa? É exigente, não é? Eu bem sei e requer investimento de médio e longo prazo. Lembra-te que a persistência é fundamental para alcançares o sucesso.  Partilha a tua opinião.

Carlos Rodrigues

Director de Marketing / Gestor de Marketing Digital

©Marketing Digital Portugal, Leiria

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Posted in: Empreendedorismo