Networking para Encontrar Clientes

Posted on 31 de Outubro de 2013 por

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Networking para Encontrar Clientes, imagem de destaque

Como começar negócio online: Etapa #20, Networking para Encontrar Clientes

Na etapa anterior, definiste o plano de marketing para o teu negócio online. Espero que tenhas incluído o networking como uma das tuas actividades obrigatórias de marketing. Em caso afirmativo, hoje vais iniciar essa actividade de networking.

Porquê o Networking

Baseado na minha experiência pessoal, é mais fácil e rápido encontrar clientes através do networking do que através de qualquer outro tipo de actividade de marketing. Eu descobri isso por acaso, porque ninguém me tinha dado esse conselho (ou contrário de ti, não é?). Foi só depois de ter iniciado o meu negócio online que reparei que a maior parte dos meus clientes vinham através de um dos fóruns online em que participava.

A minha adesão ao fórum não tinha a intenção de encontrar clientes. Como disse, foi totalmente fortuito. Eu registei-me no fórum com o objectivo de aprender sobre marketing digital e os membros deram-me imensos conselhos práticos.

Networking para Encontrar Clientes, alcanças o sucesso no teu negócio online

Networking para Encontrar Clientes

Como começar  

Se fizeste a tarefa de identificar quem é o teu cliente alvo, agora saberás onde geralmente podes encontrar os teus potenciais clientes, quer online, quer offline.

Se não sabes, utiliza o Google para encontrares os fóruns adequados. Introduz no Google: “<nicho ou indústria> forum”. For exemplo, se tens um negócio online que tem como alvo os profissionais que se dedicam a bebés, podes pesquisar por “forum bebes profissionais”, bem como “forum doulas” e “forum educadores infancia”.

A dificuldade deste procedimento é que podes não ser elegível para te inscreveres nos fóruns que encontrares. No exemplo referido, podes não conseguir a admissão se não fores um educador de infância.

Nesse caso, terás que continuar a pesquisa até encontrares um fórum em que consigas entrar. Por exemplo, o teu cliente alvo pode ser membro de uma rede orientada a negócios que não esteja necessariamente focada no seu nicho de mercado, mas na qual tu consegues inscrever-te.

Uma outra possibilidade é fazer networking com alguém que já esteja no teu círculo de conhecimentos. Essa pessoa pode nunca fazer negócio contigo, mas pode apresentar-te a potenciais clientes.

O mesmo principio se aplica também ao mundo offline. Assim, se o teu cliente alvo é membro de uma associação empresarial, então deves tornar-te membro e participar nas suas actividades.

O factor “cola”

À medida que escrevo isto, estou com o pressentimento de estar a passar-te uma imagem, porventura errada, de passares a ser aquele personagem “cola” que só se junta a determinados grupos com o único objectivo de tentar vender alguma coisa. Parece ser algo manipulador e sinistro, não é?

E se te sentes desta maneira, talvez seja melhor parares com essa actividade de marketing.

Mas pensa no seguinte: tu és uma pessoa com capacidades e conhecimentos que poderão resolver o problema dos teus clientes alvo. Pelo que é o teu dever dar a conhecer aos teus potenciais clientes que tens essa solução. Os teus potenciais clientes têm essa dor e necessidade, estão a sofrer, não conseguem dormir com esse problema.

E tu tens a solução!

Deves juntar-te a esses grupos com essa atitude em mente. Não deves pensar que serás o salvador da pátria! Mas tu podes ajudar. O Networking é para ajudar. O Networking é para acrescentar valor. Não és tu o centro das atenções; são os teus clientes alvo.

O papel das redes sociais  

Neste blogue, muito temos escrito sobre o papel das Redes Sociais no Marketing Digital e na sua importância para os Negócios Online. Hoje em dia é fundamental a utilização das Redes Sociais para o Networking.

Como apresentamos nos diversos artigos na secção “Marketing nas Redes Sociais”, as redes sociais permitem encontrar os teus clientes alvo e criar um relacionamento pessoal. Poderás escrever artigos ou colocar post que cativam a tua audiência para captares a atenção dos teus potenciais clientes e, assim, eles ficarão a conhecer-te e irão saber que soluções podes oferecer para resolver os seus problemas.

O que é que isso realmente significa?

O Networking é sobre criar relacionamentos. Tu estás no fórum para conheceres pessoas, aprenderes com elas e ajudares quando poderes. Lê regularmente as questões que são colocadas (diariamente, se tiveres tempo, mas pelo menos uma vez por mês). Responde às questões. Mostra interesse genuíno nos outros. Sê prestável. E tudo irá correr bem. Não é assim nas relações pessoais e profissionais?

Esta foi mais uma tarefa para alcançares o sucesso no teu negócio online. O que pensas sobre este tema e qual tem sido a tua experiência? Partilha a tua opinião.

Carlos Rodrigues

Director de Marketing / Gestor de Marketing Digital

©Marketing Digital Portugal, Leiria

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Posted in: Empreendedorismo