Landing Pages no Facebook

Posted on 24 de Outubro de 2013 por

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Como fazer Dinheiro com “Landing Pages” no Facebook

Como fazer Dinheiro com “Landing Pages” no Facebook

Se tens um negócio, o Facebook só é importante se gerar valor. Neste âmbito, valor significa aumentar a conversão de clientes e melhorar as vendas.

Neste artigo irei explicar-te como uma “Landing Page”no Facebook contribui exactamente para esse objectivo: fazer mais dinheiro!

Tradicionalmente, uma “landing page” é uma página de opt-in que é usada para capturar informação do visitante (ex. nome e endereço de email) e serve para melhorar a geração de “leads”. A criação de uma “landing page” na tua Página do Facebook, que aparece como aplicação no Facebook (antigamente, chamada de “tab”), permite transformar essa página numa plataforma de recolha de informação relevante sobre os teus fãs e que te ajuda a ligar-te a eles, mesmo fora do Facebook.

Alguns mitos comuns sobre “landing pages”

Existem alguns pré-conceitos formados sobre a utilização de “landing pages”. O primeiro é que uma Landing Page” é apenas para websites, pelo que não faz sentido nas redes sociais. Outro mito é que as “Landing Pages” são dispendiosas de criar, logo apenas acessíveis a grandes empresas.

Estes mitos, como irei apresentar neste artigo, não fazem sentido, pois existem diversos benefícios em utilizar “landing pages” no Facebook. Irei ainda mostrar-te como podes facilmente criar uma “landing page” com um design apelativo e que a torna mais efectiva.

Antes de avançares na leitura, quero chamar-te a atenção para o seguinte ponto. Não existe uma maneira de apresentar aos utilizadores como “default” uma “landing page”. Quando o Facebook mudou o layout para a cronologia, removeu as “landing pages” de “default”. Agora, quando alguém visita uma Página Facebook pode apenas ver uma aplicação (ou “landing page”) a partir de um link na cronologia.

Então, vamos começar!

Criar “Landing Pages” no Facebook e aumenta as tuas vendas

Se queres criar uma lista de emails a partir do Facebook, em que pedes o nome e endereço de email, a forma mais eficiente de o fazer é manter os teus fãs dentro do Facebook – desta forma consegues uma taxa de conversão maior (se queres saber mais sobre isto, podes ver o mais recente webinar da Amy porterfield “Facebook Marketing Secrets”). Acontece que poucas marcas estão a tirar partido desta evidência.

De acordo com o artigo da Hubspot “How to Leverage Social Media to Grow Your Email List”, actualmente apenas 10% das marcas utilizam uma forma de email opt-in nas suas Páginas do Facebook. Essas empresas estão à frente da concorrência porque facilitam aos seus fãs a subscrição por email. E como sabemos os Marketers, ter uma lista de email bem qualificada é meio caminho andado para aumentar a geração de leads e melhorar as vendas.

Apresento-te de seguida algumas estatísticas importantes sobre como as redes sociais e as “landing pages” podem complementar-se:

  • Empresas com 30 ou mais “landing pages” geram 7x mais leads do que aquelas com menos de 10 (fonte: HubSpot).
  • As Redes Sociais têm uma eficiência 2x maior que o outbound marketing no parâmetro taxa de leads fechados (fonte: State of Inbound Marketing, 2012).
  • Empresas que adquirem clientes a partir do Facebook: B2C é 77% e B2B é 43% (fonte: State of Inbound Marketing, 2012).

A juntar a estas estatísticas, há ainda outros estudos que mostram que as pessoas revelam informação pessoal mais facilmente no Facebook do que noutros meios (ex. website). Segundo um estudo de Amanda Nosko da Universidade Wilfrid Laurier, “Does your social networking profile say too much”, 53% dos utilizadores revelam o seu endereço de email no Facebook.

Como criar uma “Landing Page” no Facebook

Para criar uma “landing page” no Facebook, a solução mais simples e efectiva do ponto de vista custo-benefício é utilizar uma aplicação de criação de páginas no Facebook – a outra alternativa é recorrer a um programador, o que tem vários inconvenientes (tempo, custo, dependência de alguém, etc.).

Existem aplicações no mercado que são gratuitas, pelo que terás um custo ZERO. No webinar da Amy, ela recomenda três aplicações para criares “landing pages” no Facebook:

Uma vez escolhida a aplicação, o próximo passo é desenhares a “landing page”.

Componentes de uma “Landing Page” efectiva

Uma “landing page” no Facebook bem desenhada e efectiva tem que ter alguns componentes obrigatórios:

  • Cabeçalho forte, descritivo e apelativo para atrair a atenção do utilizador.
  • Uma lista com o que o teu negócio tem para oferecer e que servirá como moeda de troca pelo email opt-in do utilizador. A lista deve estar no corpo da “landing page” e tem que ser fácil de ler.
  • Um Call-To-Action (CTA) que encoraje os utilizadores a “opt-in”, algo parecido com “Subscreva para receber as nossas últimas novidades” ou “Registe-se agora!”.
  • Imagens apelativas, relevantes e de alta-qualidade.
  • E, por fim, as caixas de entrada para o nome e email – um pequeno texto deve ser colocado por baixo com a indicação sobre as condições de utilização desta informação, do tipo, “prometemos não usar para publicidade não solicitada (spam)”, o que ajuda a convencer o utilizador a partilhar a informação.

Outros componentes que podem ajudar, mas que são opcionais: testemunhos de clientes, um vídeo, um slideshow e a oferta de um ebook.

Como regra geral, quando desenhares uma “landing page”, seja no Facebook ou no teu website, ela deve ser simples, ter um aspecto profissional e tem que ser fácil de compreender e navegar. Se queres saber mais, lê os artigos sobre como desenhar uma “landing page” que converte e CTAs que impressionam.

Para conseguires imagens relevantes e de alta-qualidade, podes descarregar fotografias de qualidade exceptional dos 12 melhores bancos de imagens grátis ou podes ainda pesquisares nos 12 bancos de imagens grátis, ao todo são 24 bancos de imagens onde irás encontrar a imagem que pretendes, e tudo isto sem necessitares de gastar dinheiro. É uma forma de tornares a tua “landing page” mais profissional.

Apresento-te a seguir dois exemplos. O primeiro exemplo é a “landing page” de Thirsty Swagman, uma agência que organiza tours no sul de Espanha.

Landing Page no Facebook da Thirsty Swagman

Landing Page no Facebook da Thirsty Swagman

O segundo exemplo é a “landing page” da empresa de formação Kerry Turner Coaching.

Landing Page no Facebook da Kerry Turner Coaching

Landing Page no Facebook da Kerry Turner Coaching

Ambos os exemplos, têm um título chamativo, apresentam um design simples, mas apelativo, e apresentam a oferta de forma clara. As caixas para introduzir o nome e email estão bem visíveis, bem como o botão de CTA. No segundo exemplo, podemos ainda ver que oferece um ebook grátis, o que torna a subscrição mais apelativa.

Conclusão sobre “Landing Pages” no Facebook

Quer tenhas um pequeno ou grande negócio, em que vendes produtos ou serviços, as “landing pages” acrescentam valor a qualquer tipo de negócio. Quando elas são usadas no Facebook, complementam o investimento feito nesta Rede Social, bem como em email Marketing, e ao mesmo tempo, incrementam o valor da Página no Facebook da marca.

Agora que sabes como fazer dinheiro com uma “Landing Page”no Facebook, do que é que estás à espera? Começa hoje mesmo a desenhar a tua “Landing Page”! E depois partilha a tua experiência comigo.

Irina Portugal / Analista de Media Social

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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