Plano de Marketing Negócio Online

Posted on 17 de Setembro de 2013 por

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Plano de Marketing negócio online, imagem de destaque

Como começar negócio online: Etapa #19, Plano de Marketing

Depois de teres trabalho no teu negócio online durante 18 etapas, adivinha o que vais fazer agora? Estás pronto para a sua divulgação e promoção.

Na etapa anterior criaste a folha Excel para gerires as receitas e despesas. Agora é tempo de começares a preencher a coluna das receitas!

Hoje, vais criar o teu plano de marketing. Se nunca criaste nenhum, talvez não saibas como começar. Afinal, o que é um plano de marketing?

Plano de Marketing para Negócio Online

Plano de Marketing para Negócio Online

O que é um Plano de Marketing

Se nos afastarmos da complexidade dos marketers corporativos, de facto, em termos de Layman ou “não-marketers”, veremos que um plano de marketing é afinal algo bastante simples. Por “não-marketers” estou a referir-me às pessoas que não têm educação formal ou profissional em marketing. Se já fizeste todas as tarefas das 18 etapas anteriores, terás tudo o que é necessário para fazer um plano de marketing.

Pensa num plano de marketing do seguinte modo:

O teu plano de marketing é como tu planeias estar em frente aos teus clientes-alvo.

As Partes do Plano de Marketing

Agora, vamos fazer isto de forma sistemática. Abre o teu processador de texto, ou pega numa folha de papel em branco e numas canetas – utiliza aquilo que for melhor para organizares as tuas ideias.

O teu plano de marketing deve conter o seguinte:

Actividades de Marketing e Calendário de Implementação

Para identificares as actividade de marketing que tens que planear, começa por fazer um “brainstorm” sobre como podes encontrar os teus potenciais clientes ou liga-te às pessoas que interagem com eles regularmente. Se realizaste bem a tarefa da etapa #4, não terás qualquer problema em identificares dezenas de tarefas.

Algumas actividades de marketing típicas são:

  • Publicar semanalmente um artigo no blogue sobre um tópico que interessa aos teus clientes-alvo.
  • Submeter artigos em directorias de artigos.
  • Criar uma conta nas redes sociais (Twitter, Facebook, LinkedIn) e ligar-te com potenciais clientes.
  • Fazer parte de fóruns online.
  • Participar em conferências.
  • Publicar um “white paper” ou relatório especial.
  • Fazer parte de grupos em sites de negócios online e empreendedores.
  • Pagar publicidade, por exemplo no Google e Facebook.

Quando tiveres a tua lista de possíveis actividades de marketing, escolhe as 5 melhores – aquelas que pensas que poderão funcionar melhor ou que poderás realizar mais facilmente.

Agora faz um calendário com essas actividades: com que frequência podes realisticamente fazer cada uma? E quando – uma data específica – deves começar?

Pensa que este calendário é para continuar indefinidamente, embora possas pensar em abrandar o ritmo daqui a algum tempo.

Monitorização e avaliação

As actividades de monitorização e avaliação são tipicamente negligenciadas em qualquer plano. Mas elas são de extrema importância. Por isso, deves criar um plano para monitorizar e avaliar o sucesso do teu plano.

Para monitorização, faz uma lista dos pontos que queres controlar para saberes como esta a correr o teu plano de marketing. Por exemplo:

  • Tráfego do teu blogue em termos de número de visitas diárias
  • Número de perguntas que recebes dos teus potenciais clientes
  • Onde os teus potenciais clientes ouvem falar sobre ti
  • Número de encomendas que recebes por mês
  • Pedidos de orçamento por mês
  • Etc.

Deves saber como obter esta informação. Não incluas nenhum ponto que não possas medir. Por exemplo, “ligação e confiança em relação ao meu negócio online”.

Reserva algum tempo a esta tarefa de monitorização, e pelo menos uma vez por mês, analisa os números para saberes como está a correr o teu plano de marketing. Se necessário, ajusta o teu plano, faz algumas correcções, até atingires os objectivos que definiste.

O que achaste da tarefa de hoje? Define o teu plano de marketing e partilha como está a ser a tua experiência.

Carlos Rodrigues

Director de Marketing / Gestor de Marketing Digital

©Marketing Digital Portugal, Leiria

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Posted in: Empreendedorismo