Títulos Atraem Sua Audiência

Posted on 10 de Setembro de 2013 por

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Títulos e Palavras Atraem Audiencia, imagem de destaque

30+ Títulos e Palavras que Atraem a Sua Audiência

Criar um título que gera vendas e atrai leitores é, ao mesmo tempo, arte e ciência.

Não é novidade que escrever um título apelativo é horrivelmente importante. Se não sabe como escrever um bom título, então as hipóteses que terá de atrair tráfego para o seu website ou blog serão reduzidas. Na economia digital, isso significa que impactará as suas vendas, porque necessita de leitores que poderá converter em clientes dos seus produtos e serviços. Portanto, é essencial que adquira essas capacidades e melhore os títulos das suas publicações.

Lições do jornalismo e publicidade

O jornalismo tem perfeccionado durante séculos a arte de escrever um bom título. Escrever um cabeçalho atractivo tem significado a diferença entre ter uma boa ou má circulação da publicação. Igualmente, na indústria da publicidade clássica (offline) e online, tem sido vital a utilização de um bom título.

Jornalismo escreve títulos que atraem os leitores

Jornalismo escreve títulos que atraem

São famosas as longas sessões nas redacção onde se discutem os melhores títulos a usar. É sabido que incluir num cabeçalho palavras emotivas e energéticas “vende” melhor o “produto”.

… e algumas lições da websfera

Se pensarmos no que se passa na websfera, por exemplo, no Twitter, em que apenas podemos utilizar 140 caracteres, é a plataforma perfeita para títulos chamativos que captam a atenção dos leitores e levam a clicar nos links embebidos. Também podemos pensar no email, em que é critico criar títulos atractivos, pois caso contrário, o mail que enviamos aos subscritores é imediatamente apagado!

STOP! Não deixe a inspiração escapar

Pare o que está a fazer neste momento. Não deixe que a inspiração escape. Pare! Escrever um bom artigo começa normalmente com o título e flui a partir daqui. Eu, frequentemente, paro o que estou a fazer e escrevo uma primeira ideia do que será o cabeçalho.

6 tipos de títulos que funcionam melhor

A seguir, apresento-lhe algumas recomendações baseadas na minha própria experiência e nalgumas estatísticas disponíveis sobre que títulos funcionam melhor.

Títulos aparecem em todos os tamanhos e formas, mas uns funcionam melhor do que outros. Apresento-lhe aqui alguns tipos que deve considerar.

  1.  “Como”. Muitos cibernautas procuram saber como se faz determinada coisa. “Como escrever um artigo que atrair tráfego”, por exemplo. Este tipo de artigo vai ao encontro desta procura. Os seus leitores irão não só ler o artigo, como se sentirão motivados a partilharem-no com os seus amigos.
  2. “Conseguir o que quer”. Um exemplo deste tipo é: “Ganhar dinheiro com a sua página no Facebook”. Em geral, as pessoas querem ser ricas, bem sucedidas e saudáveis. Explique-lhes como podem conseguir alcançar esse desejo e elas sentir-se-ão compelidas a ler o artigo.
  3. “Melhor e pior”. Aqui é onde pode ser positivo ou negativo. Geralmente, o negativo funciona melhor, mas não pode escrever este tipo de título todos os dias! Exemplo: “10 coisas que não deve fazer nas Redes Sociais”.
  4. “Lista”. Estas listas podem ser 5, 10, …, ou centenas. Exemplo: “7 maneiras de aumentar o tráfego do seu website”. Costumam produzir toneladas de tráfego.
  5. “Factos, números e estatísticas”. Os leitores gostam de coisas concretas que possam usar numa conversa de café com os amigos. Exemplo: “13 estatísticas e factos fantásticos sobre as Redes Sociais em 2013”.
  6. “Previsões e tendências”. Prever o futuro ou saber as últimas tendências é algo que as pessoas desejam, pelo que esta curiosidade faz com que elas procurem por todo o lado para obterem esta informação. Exemplo de título deste tipo é: “5 Tendências de Marketing que Não Pode Ignorar”.

Adquira as capacidades de combinar os tipos descritos e obterá resultados surpreendentes!

Tendo em consideração algumas estatísticas que tenho disponíveis sobre a utilização dos tipos de títulos referidos, recomendo a seguinte estratégia para os seus títulos:

  • “Listas”. Este tipo realmente funciona, mas não pode usa-lo todos os dias – tem que usar este tipo com moderação.
  • “Factos, números e estatísticas”. Este tipo é vital na sua lista de artigos, mas tem que ter em conta que o artigo fica obsoleto ao fim de pouco tempo.
  • “Como”. Funciona bem, embora não tão eficientemente como outros tipos, mas tem a vantagem de poder usar com maior frequência e ter uma validade temporal maior.

As lições do passado não garantem os resultados para o futuro. Por isso, para além das conclusões destas estatísticas, recomendo que defina os seus títulos e veja as métricas do tráfego do seu website ou blogue. Não há nada que substitua o teste com o seu público.

25 palavras que funcionam melhor

Num artigo de Chris Lake, “30+ powerful adjectives and verbs for eye-catching headlines”, são apresentadas algumas conclusões sobre que palavras funcionam melhor, tendo como base as estatísticas das visualizações das páginas do conhecido website “eConsultancy”, para um período de actividade de 4 anos: mais de 22 milhões de pageviews! São muitas visualizações vindas de um público muito exigente. Embora o estudo efectuado por Chris siga uma abordagem empírica, é minha opinião que os resultados são de grande utilidade e podem ajudá-lo a escrever títulos que atraem a sua audiência.

Page views do site econsultancy

Page views do site econsultancy

Chris analisou os artigos Top 100 (10% do total das visualizações) para encontrar os verbos e adjectivos mais usados nos títulos e que contribuem para o sucesso dos mesmos. No total, encontrou 28 palavras:

  1. Bonito (beautiful)
  2. Melhor (best)
  3. Brilhante (brilliant)
  4. Essencial (essencial)
  5. Excelente (excellent)
  6. Fantástico (fantastic)
  7. Grátis (free)
  8. Lindo (gorgeous)
  9. Grande (great)
  10. Horrível (horrific)
  11. Horripilante (horrifying)
  12. Importante (important)
  13. Inspirador (inspire)
  14. Incrível (awesome)
  15. Mortal (killer)
  16. Conhecer (know)
  17. Péssimo (lousy)
  18. Extasiante (mindblowing)
  19. Mais (most)
  20. Persuasivo (persuasive)
  21. Simples (simple)
  22. Sucesso (success)
  23. Final (ultimate)
  24. Útil (useful)
  25. Valorável (valuable)

Chris verificou ainda que existem 16 palavras que são usadas frequentemente nos títulos das publicações e que ajudam definitivamente a ganhar popularidade:

  • Abordagem (approaches)
  • Benefícios (benefits)
  • Estudos de caso (case studies)
  • Checklist
  • Exemplos (exemples)
  • Ajuda (help)
  • Métrica (KPI)
  • Aprender (learn)
  • Medir (measure)
  • Apresentação (presentation)
  • Razões (reasons)
  • Estatísticas (statistics)
  • Coisas (things)
  • Tendências (trends)
  • Maneiras (ways)

A minha recomendação é que combine estas duas listas para obter o máximo de eficiência e criar títulos que realmente atraem a sua audiência!

Tome nota que algumas palavras são de difícil tradução para o Português, dai eu ter mantido a palavra original em Inglês para uma melhor compreensão. É de referir que muito provavelmente estas palavras não terão a mesma eficácia em artigos escritos em português. Isto devido às diferenças linguísticas e culturais com a sociedade americana. Deve ter sempre presente este aspecto na hora de escrever os seus títulos.

Agora, é a sua vez

Que tipos de títulos têm funcionado nos seus artigos? Experimente as minhas recomendações e partilhe a sua experiência, utilizando a secção de comentários. Eu gostava de ouvir as suas histórias, experiências e conhecimentos.

Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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