Relacionar com Teus Fãs no Facebook

Posted on 3 de Setembro de 2013 por

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Atrair fãs no facebook, imagem de destaque

15 Dicas como atrair e relacionar-te com os teus Fãs no Facebook

Vou dar-te 15 dicas para atraíres utilizadores para a tua página no Facebook e gerares “carradas” de relacionamentos. Afinal, é esse o teu principal objectivo. Mas, o que será que precisas para aumentar o relacionamento entre os teus clientes e a tua marca ou negócio online no Facebook?

Pensa no seguinte. Quando estás numa festa, almoço ou jantar com os amigos, certamente que já repares-te quem são as pessoas que mais se relacionam e porque os outros se relacionam mais com uma determinada pessoa. Isso acontece porque elas são 1) as mais engraçadas, 2) as mais atractivas, ou 3) as que mais se relacionam. Certo? O ponto agora é como capitalizar este conhecimento para aumentares o relacionamento com os teus potenciais clientes.

Já vimos em artigos anteriores como incentivar os teus fãs a relacionarem-se e como criar um relacionamento pessoal. Os 3 vértices que resultam no mais alto relacionamento e maior interacção entre as pessoas, independentemente de um evento ser real ou virtual, são: 1) o que interessa à tua audiência; 2) como é que te apresentas a ti próprio para ganhares uma forte atenção; 3) quando, como e com que frequência deves relacionar-te. As 15 dicas que apresento a seguir têm em consideração estes 3 aspectos.

Dica #1: Primeiro tens que pensar no teu EdgeRank

Em 2011, o Facebook introduziu o EdgeRank, um algoritmo que determina o que é mostrado em qualquer “news feed” do Facebook. O algoritmo EdgeRank usa três componentes, cada referido como “edge” (dai o nome), para guiar o que aparece no “news feed” dos utilizadores. Esses três componentes são 1) afinidade, 2) peso e 3) tempo.

Afinidade: é determinada pela quantidade de interacções entre dois utilizadores do Facebook. Quanto mais interagires com um fã, maior será a probabilidade do teu “post” de ser mostrado no “news feed” dele.

Peso: refere-se ao tipo de post. Por exemplo, um “gosto” tem mais “peso” do que um click num post; uma partilha tem mais peso do que um comentário.

Tempo: refere-se à antiguidade. Como qualquer notícia, quanto mais antiga, menos relevante e menos importante se torna, pelo que tenderá a não aparecer no “news feed”.

Três componentes do Edge Rank e importância para negócio online

Três componentes do Edge Rank

Quanto mais baixo for o teu EdgeRank com um determinado utilizador, menos estará a tua marca relacionada com esse utilizador, e menor probabilidade existirá de te relacionares. De facto, em média, apenas 17% das publicações numa página empresarial são mostrados nos “news feed” dos fãs. Assim, vamos ver como podemos aumentar o EdgeRank.

Dica #2: Ambiente Pessoal

A grande maioria dos conteúdos que as pessoas publicam no Facebook é de carácter pessoal, desde “A foto do aniversário dos 5 anos do meu filho” até “Tive um atendimento péssimo na compra do meu novo LCD”. Este é o tipo de coisas que amigos, família e colegas de emprego partilham entre si porque é para isso que os amigos servem – para partilharem os aspectos positivos e negativos da vida.

O tom pessoal que utilizas no conteúdo do Facebook depende do teu negócio. Exemplos de negócios que tipicamente têm um elevado tom pessoal são as associações humanitárias, ou instituições de caracter social. O que podes fazer se és uma empresa B2B, ou uma marca reconhecida no negócio de retalho? Independentemente do que estiveres a publicar, imprime um tom pessoal ao teu conteúdo no Facebook.

Partilhar conteúdo pessoal no facebook faz com que a tua base de fãs se sinta mais ligada à tua marca e dá à tua marca uma imagem mais humana. As pessoas respondem a isso. Então, porquê não encorajar também a partilha mais pessoal dos teus fãs? Em resposta às tuas publicações, pede às pessoas para partilhar alguma coisa sobre elas.

Dica #3: Utiliza conteúdo visual

Conteúdo visual envolve e relaciona os utilizadores do Facebook. Pesquisas e estudos mostram que álbuns de fotos, imagens e vídeos aumentam o relacionamento em 180%, 120% e 100%, respectivamente, mais do que conteúdo sem apoio visual. Entretanto, pedir aos fãs para escreverem legendas nas tuas fotos aumenta o relacionamento 5.5 vezes mais que uma publicação normal. Mesmo um simples símbolo como um sorriso 🙂 nas tuas publicações, comentários ou partilhas, aumenta o relacionamento, respectivamente, 57%, 33% e 33%.

Utiliza imagens nas tuas publicações para atrair os olhos do leitor, então, envolve a imagem com uma mensagem apelativa e inteligente para o atraíres para a leitura. Relaciona as tuas imagens com produtos e serviços, e conduz o leitor para uma página de entrada (landing page) no website do teu negócio online.

Dica #4: Cria concursos

Criar um concurso no Facebook é uma das formas mais efectivas de aumentar o relacionamento. Tem em atenção que o Facebook tem regras muito especificas sobre o que podes ou não podes fazer quando lanças um concurso na tua página.

Acima de tudo, e o mais importante, um concurso tem que atingir os objectivos que tu definiste e contribuir favoravelmente para a imagem da tua marca. Os prémios podem ser reais ou virtuais, podem ser atribuídos uma única vez ou continuamente. For exemplo, o concurso pode escolher o Fã da Semana, um mero título, ou pode atribuir um prémio para a melhor foto de um Fã (e não te esqueças que, para um maior relacionamento, serão os teus fãs a escolherem o vencedor). Concursos são criados com uma Page App.

Dica #5: Utiliza o Humor

O humor ajuda uma marca a ligar-se com a sua audiência. As marcas que fazem as pessoas a sorrir depois de um longo dia no escritório, ou melhor ainda, rir, tipicamente têm elevados níveis de relacionamento. Imagens de humor ou cómicas são conteúdos altamente partilhados, pois os utilizadores do Facebook querem partilhar essas imagens com os amigos, pelo que aumentarão o teu alcance.

O humor pode ser simples, como uma foto de um gato com uma legenda engraçada ou a foto de um bebé com uma expressão engraçada. O importante é que trabalhes com imagens com humor que a tua audiência relacione com a tua marca.

Dica #6: Destaca os teus colaboradores

Colocar os teus colaboradores em destaque é uma forma fácil de humanizar a tua empresa. Tira uma foto dos teus colaboradores no trabalho, a receberem um prémio, ou em convívio uns com os outros, no escritório, em eventos profissionais ou festas da empresa. Deixa os teus fãs saberem mais sobre os teus colaboradores – desde os seus títulos, passatempos ou talentos não conhecidos. Pergunta aos teus colaboradores quais são os seus passatempos favoritos, filmes favoritos, último livro lido, qualquer coisa que destaque a sua personalidade e com o qual os teus fãs se consigam relacionar.

Destaca os teus colaboradores para promoveres a página no facebook

Destaca os teus colaboradores

Dica #7: Ser responsivo

Tal como as pessoas esperam um excelente serviço de atendimento ao cliente numa loja ou ao telefone, elas olham para a tua marca e esperam o mesmo no Facebook. Infelismente, 95% das marcas não respondem às perguntas e aos comentários no Facebook. Ao responderes atempadamente às perguntas e comentários dos fãs, demonstras o teu elavado nível de relacionamento e muitos dos teus fãs irão agradecer-te. Porque não investes alguns minutos a responderes aos teus fãs? É uma forma fácil de aumentar o relacionamento e criares relações duradouras. Se os fãs levantam algum problema com a tua empresa, tenta responder rapidamente e de forma educada. Responde aos problema de forma pública, mas se o assunto requer uma ajuda mais pessoal, responde por email ou telefona-lhe.

Dica #8: Publica à hora ideal

Se fazes a tua publicação no Facebook e não há ninguém para a ler, será que isso tem algum impacto? Claro que não. Tens que considerar o teu tipo de negócio e a demografia da tua audiência no planeamento temporal das tuas publicações. Se a tua audiência está maioritariamente à procura de um produto à noite, será que uma publicação às 10 da manhã irá gerar muitos “gostos”, comentários ou partilhas? Provavelmente não. Porque em cada dia é publicado muito conteúdo no Facebook, tu queres que as tuas publicações sejam mais relevantes para a tua audiência, não oito horas depois. Empresas B2B poderão ter mais relacionamentos durante as horas de trabalho. Tu poderás também ter elevados níveis de relacionamento durante a hora de almoço e próximo da hora de saída do emprego, pois é a hora em que geralmente as pessoas dedicam algum tempo ao divertimento. Negócios de retalho poderão ter um aumento do relacionamento durante o fim-de-semana quando as pessoas têm tempo para efectuar compras online. Faz alguma pesquisa e aprende quando a tua audiência está online, tanto as horas do dia como os dias da semana.

Dica #9: Considera a frequência

Publica conteúdo novo e relevante no Facebook para manter as pessoas interessadas. A média de “vida” de uma publicação Facebook é cerca de 3 horas. Por causa disso, é uma boa prática ter mais do que uma publicação por dia de modo a conseguir o máximo de relacionamento. Quando a tua publicação ainda faz parte do “news feed” ou é uma história em destaque, ela é considerada “viva”.

O serviços Edgerank Checker Pro analiza o tempo de vida de uma publicação e mede o tempo média de vida das tuas publicações, de modo a que possas fazer um plano adequando.

Dica #10: Fala dos assuntos actuais

Envolve-te nas conversas actuais. Por exemplo, publica uma imagem sobre o Natal, a Páscoa ou sobre as férias, dependendo da época do ano. É mais provável que os teus fãs partilhem as tuas publicações se elas for relevantes e interessantes para eles.

Mas, podes ir além destas festividades e férias. Por exemplo, se algo de importante se estiver a passar nas notícias, incorpora isso nas tuas campanhas de marketing. Se for uma tragédia, publica as tuas condolências. Isso não só envolve os teus fãs, como dá um rosto humano ao teu negócio online, fazendo sentir os teus fãs mais ligados à tua marca.

Dica #11: Coloca perguntas

Tenta colocar perguntas na tua página do Facebook de modo a incentivar os teus fãs a responderem. Algumas dicas para formular perguntas:

  • As perguntas que começam com “quando”, “onde” ou “deves” têm mais sucesso de conseguir um relacionamento do que perguntar “porquê” – que parece gerar a menor quantidade de “gostos” e comentários.
  • Pedir feedback (tal como “diz-nos o que pensas”) sobre os teus produtos e serviços irá incentivar os teus fãs a expressarem-se.

Dica #12: Conhece a tua audiência

Conhece bem a tua audiência. Quanto melhor conheceres a tua audiência, mais efectivamente poderás desenvolver conteúdos adaptados a ela. Utiliza tudo o que tenhas apreendido sobre os teus clientes offline e online para compreenderes quem são e em que estão interessados. São homem ou mulher, jovens ou adultos (ou ambos)? São sensíveis ao preço ou seguidores da moda?

Que problemas a tua audiência precisa de resolver e como é que os teus produtos e serviços podem resolvê-los? Cria conteúdo apelativo de inbound marketing. Quanto mais conseguires relacionar o conteúdo com os teus clientes, mais a audiência estará comprometida.

Dica #13: Misturar

Mistura o tipo de conteúdos que publicas. Quanto mais variares os tipos de publicações no Facebook, mais divertida será a tua página. Algumas ideias de publicações:

  • Fotos de clientes satisfeitos
  • Case studies
  • Fotos de colaboradores
  • Imagens com humor
  • Inquérito sobre algo divertido ou para uma pesquisa
  • Pergunta aos fãs para dar uma legenda a uma foto
  • Dicas sobre um novo produto
  • Lançar um concurso

Dica #14: Convida os teus subscritores

As pessoas estão sempre ocupadas! As pessoas podem saber que estás no Facebook, mas como não lhes perguntas ou incentivas a relacionarem-se contigo, simplesmente elas ainda não o fizeram. Pede para gostarem da tua página. Dá um incentivo; não tem que ser dispendioso para ser valioso.

Dica #15: Destaca publicações

Podes aumentar o relacionamento destacando algumas publicações específicas. Destaca as tuas melhores publicações, aquelas com as quais a tua audiência mais interage. Destaca uma publicação, mas usa esta táctica com moderação.

Então, como atrair e relacionar-te com os teus Fãs

Se queres que os teus fãs estejam mais comprometidos com a tua marca no Facebook, a resposta é clara: tens que ser mais atraente. Tens que ser nas redes sociais o equivalente a uma festa na vida real. Conta histórias engraçadas, dá um tom pessoal, capta a atenção com alguma coisa visualmente apelativa.

Sê tão comprometido com os teus fãs como queres que eles sejam contigo. Faz perguntas, interessa-te pelo que as pessoas dizem, partilha notícias, promove uma causa justa e pede aos teus amigos para te ajudar nesta diligência.

Conseguir mais interacções no Facebook não é complicado. Mas é uma ciência de Marketing. Põe o social nas redes sociais e usa a tua experiência de inbound marketing para fazer tudo isto da melhor maneira.

Irina Portugal / Analista de Media Social

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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