Aumentar visibilidade post no Facebook

Posted on 15 de Julho de 2013 por

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Visibilidade das publicações no Facebook

4 dicas para aumentar visibilidade das publicações no Facebook

O teu negócio online tem uma página no Facebook? A tua primeira prioridade é que as tuas publicações sejam lidas pelos teus fãs. Mais ainda, vais querer não só que os teus fãs vejam as tuas publicações no Facebook, como ainda que eles interajam contigo. É para isso que investes no Facebook, como parte da tua estratégia de Marketing Digital, para atrair e converter clientes para o teu negócio online.

Neste artigo irei explicar-te como podes aumentar a visibilidade das tuas publicações no Facebook, como maximizar o teu investimento no Facebook e melhorar as vendas do teu negócio online.

EdgeRank: o que é e porque interessa

A visibilidade das tuas publicações no Facebook está associada a um algoritmo do Facebook geralmente chamado EdgeRank. Por isso, vou começar por explicar-te o que é o EdgeRank.

De acordo com a wikipedia, o EdgeRank é o algoritmo que o Facebook utiliza para determinar que publicações devem ser mostradas no “news feed” do utilizador. Isto é, o EdgeRank funciona como um filtro que esconde aos teus fãs uma quantidade muito significativa das tuas actualizações. Dai que muitas das tuas publicações não alcançam uma elevada percentagem dos teus fãs.

Alguns estudos sobre este tópico revelam que diariamente uma página média apenas alcança 7% dos seus fãs. Quando alguns marketers vêm isso, a reacção imediata é usar publicidade para adquirir novos fãs para a página empresarial de um negócio online. Mas se já tem tens uma base de fãs bastante boa, porque tiveste algum sucesso na promoção da tua página Facebook para o teu negócio online, faz mais sentido primeiro focares-te em alcanças os teus fãs antes de mudares o focos em crescer a tua audiência.

Neste artigo vou partilhar contigo algumas dicas de Marketing Digital que aprendi examinando algumas histórias de sucesso nas redes sociais. Por exemplo, um cliente apenas alcançava 20% dos seus fãs, mas aplicando estas dicas, passados 3 meses, consegue uma melhoria significativa passando a alcançar cerca de 40%. Tu também podes conseguir este melhoramento significativo na página Facebook do teu negócio online.

 Dica #1: Calcula o teu alcance

Antes de começares a trabalhar no melhoramento do alcance das tuas publicações na tua página no Facebook, necessitas de saber como estás a alcançar a tua base de fãs. Lembra-te que se não estás a obter os resultados que desejavas, pode ser simplesmente um problema de visibilidade.

O Facebook tem dito que o alcance das páginas é em média de 17% dos fãs. E tipicamente, quantos mais fãs tens, mais baixa é a percentagem. Na figura a seguir podes ver o relatório do Facebook que te mostra o alcança das tuas publicações.

Relatório para o alcance das publicações na tua página Facebook para o teu negócio online

Não estás satisfeito com o alcance actual? Para aumentares a visibilidade da página Facebook do teu negócio online, necessitas simplesmente de aumentar o relacionamento com os teus fãs. As dicas seguintes explicam como fazer isso.

Dica #2: Utiliza imagens

Existe uma maneira rápida e simples de aumentar o relacionamento e visibilidade da tua página no Facebook: escolhe o tipo adequado de conteúdo a partilhar.

Quando publicas no Facebook, podes escolher o tipo de publicação, que pode ser imagem, link, actualização de estado e vídeo. O tipo de conteúdo que partilhas no Facebook tem impacto no relacionamento que consegues ter na tua página no Facebook.

De todos estes tipos de conteúdo que podes partilhar, as imagens são as que permitem ter os melhores resultados. Imagem é o tipo de publicação que origina mais interacções e que alcança mais pessoas.

As pessoas adoram conteúdo visual, pelo que naturalmente o algoritmo EdgeRank é fortemente influenciado por este tipo de publicação. Isto significa que no Facebok as imagens obtêm a maior visibilidade para o teu conteúdo. Tipicamente, o conteúdo visual obtém entre 5 a 20 vezes mais interacções que qualquer outro tipo de publicação no Facebook.

Usa imagens! Se não, estarás a perder até 98% dos fãs que poderias alcançar com uma imagem. Tu publicas para seres visto, por isso, consegue a maior visibilidade para ti.

Por exemplo, na 6ª feira, em vez de publicares apenas o texto “Finalmente! É fim-de-semana”, podes colocar uma imagem muito engraçada com dois animais muito animados e escrever o mesmo texto na imagem.

Finalmente é fim-de-semana, imagem engraçada para aumentar a interacção com os fãs no Facebook.Personaliza as tuas imagens e coloca texto nelas; não publiques apenas uma actualização de estado. Uma outra possibilidade é colocares uma legenda numa imagem. É algo que irei explicar-te na próxima dica.

Dica #3: Estimula o relacionamento

Sempre que publicas na página Facebook do teu negócio online, tens uma oportunidade de criar curiosidade, desafiar pessoas e inspirá-las. Estas são grandes técnicas para aumentar a interacção.

Tenta uma destas quatro possibilidades para gerar relacionamento:

  • Frase inspiracional: existem centenas de websites que têm frases de autores famosos. Elas combinam muito bem com imagens ou legendas.
  • Escolha múltipla: apresenta várias opções: a), b), … para os teus fãs escolherem a que está correcta (ou qual preferem).
  • Preencher o espaço em branco: coloca uma pergunta específica ou pessoal, com um espaço em branco para preencher – deste modo, estás a incentivar os teus fãs a partilharem algo sobre eles próprios.
  • Concurso de legendas: usa uma imagem onde esta a decorrer uma acção e pede aos teus fãs para dizerem o que vai acontecer a seguir; ou usa uma imagem que mostra várias pessoas que poderão estar a falar entre si e pede aos teus fãs para sugerirem um diálogo.

Pensa como podes ter acesso a imagens. E se não tens acesso fácil a imagens, considera a utilização de “Creative Common licensed photos” que são fotos oferecidas por outras pessoas ou entidades — e na tua publicação não te esqueças de referir a fonte.

A seguir, mostro um exemplo de como utilizar uma frase inspiracional numa imagem. Primeiro, vi o que era popular no Pinterest, e encontrei uma imagem interessante que tinha sido “repinned” muitas vezes. Era uma paisagem com um arco-íris.

Então, pesquisei no Google “frase arco-íris” e encontrei a frase de Paulo Coelho no Pensador. Era a frase perfeita! Depois coloquei no PowerPoint a imagem com a frase e publiquei-a. Simples, não é?

Imagem com frase motivacional para aumentar interacção com fãs no FacebookImportante: se vais reutilizar a imagem de outra pessoa, assegura-te que os copyrights se aplicam à imagem, e dá crédito ao fotógrafo ou ilustrador.

Dica #4: Cria uma exposição viral

Para criar uma publicação com exposição viral, nada melhor do que organizar um concurso de fotografia. Escolhe uma determinada categoria e pede aos teus fãs para fazerem “upload” das suas melhores fotos. De seguida, pedes para votarem na melhor foto. Assim, terás o vencedor da semana, mês, … Depois, como prémio, podes colocar a foto vencedora na capa da tua página no Facebook.

Os teus fãs estarão conscientemente (ou inconscientemente) a participar num concurso de “ego”. Frequentemente, no Facebook és bem-sucedido quando aproveitas o interesse próprio dos teus fãs.

Ao pedires para votarem nas fotos, estarás a despertar a curiosidade dos teus fãs e eles irão voltar à tua página no Facebook para ver o estado da votação. Por outro lado, para interagirem com a foto que estão a votar, eles têm que gostar da tua página e tornarem-se fãs. Esta actividade de votação, conduzida pelo concurso, cria mais interacções e constrói a tua base de fãs.

Como podes fazer o concurso? Segundo as regras do Facebook, para realizar um concurso é necessário usar uma aplicação, como por exemplo ShortStack.

Resumo

Neste artigo, abordei muitos aspectos do Marketing Digital no Facebook. Como podes ver, existem diversas formas. Testa uma ou duas novas tácticas cada semana. Eventualmente, irás dominar todas estas tácticas de Marketing Digital e irás ter o teu próprio método comprovado de ser bem-sucedido no Facebook.

O que pensas? Já usaste algumas destas dicas? Tens sido bem sucedido? Deixa as tuas perguntas ou comentários em baixo na secção de comentários.

Irina Portugal / Analista de Media Social

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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