O Teu Website em WordPress

Posted on 18 de Junho de 2013 por

6


Website em WordPress, imagem de Destaque

Como começar negócio online: Etapa #14, O Teu Website em WordPress

Hoje vais realizar uma tarefa mais técnica, mas que é essencial para lançares o teu negócio online: criar o teu website profissional com tecnologia WordPress. Pode parecer difícil, especialmente se não tens conhecimentos técnicos, ou se nunca fizeste anteriormente este tipo de tarefa, mas na realidade é algo bastante fácil como irás ver.

Na etapa anterior, como criar a tua presença na internet, expliquei porque necessitas de um website profissional para o teu negócio online. Agora, vou falar-te como podes tu próprio criar o teu website profissional.

Será a etapa #14 de como começar o teu próprio negócio online. Esta é mais uma importante etapa na tua estratégia de marketing digital. Se perdeste os artigos anteriores, vê o artigo inicial de “Como começar o teu próprio negócio online”.

Porquê a tecnologia WordPress

Vou falar-te sobre a tecnologia que deves usar para criares o seu website profissional: WordPress.

Porquê o WordPress? É um software gratuito que está a ser usado para criar milhares de websites em todo o mundo. Tem a grande vantagem de ser extremamente fácil de usar, ter disponível todo o tipo de funcionalidades (através da instalação de widgets) e tem disponível uma vasta comunidade de programadores e web designers que podes contratar, caso seja necessário, a um preço muito baixo. Além disso, existe muita informação disponível na Internet que te explica como funciona esta plataforma, sem qualquer custo.

Embora a plataforma WordPress tenha sido inicialmente pensada para a criação de blogues, ela é muito apropriada para criares o teu website profissional para o teu negócio online. Como referi, o WordPress tem disponível uma gama muito vasta de plugins gratuitos (widgets) que permitem disponibilizar todo o tipo de funcionalidades. É um dos grandes atractivos desta plataforma, pois permite adicionar facilmente uma determinada funcionalidade sem quais custos.

O Teu Website Profissional para o Teu Negócio Online, porquê a Tecnologia WordPressMais ainda, o WordPress é muito atractivo para os motores de busca, pois foi desenhado para ser facilmente optimizado para os mesmos. Adicionalmente existem widgets de SEO que podes instalar de modo a facilitar o trabalho de optimização para os motores de busca.

Como Instalar o software WordPress

Instalar o WordPress é uma tarefa extremamente simples. Se seguiste o meu conselho e escolheste um fornecedor de alojamento com painel de controlo, irás conseguir instalares o sofware WordPress em 5 minutos. Basta fazeres o seguinte:

  • Vai para o painel de controlo e seleciona o sofware/serviços. Deves ter uma opção para instalares o software WorpPress.
  • Segue as instruções que te forem apresentadas até concluíres a instalação.

Não posso dar-te muitos mais detalhes, porque cada fornecedor de hospedagem tem procedimentos diferentes. Se tiveres algum problema ou dúvida, deverás contactar o teu fornecedor.

Escolhe o Tema WordPress para o Teu Website

Uma vez instalado o software WordPress, o próximo passo é escolheres o tema. Um tema WordPress define o design e a funcionalidade do website, sem alterar o software da plataforma WordPress. O tema é como se fosse a “roupagem” que veste o corpo que é a plataforma WordPress.

Existem disponíveis na internet milhares de temas WordPress gratuitos. Basta ires para o Google e pesquisares “wordpress theme free”. Alguns dos melhores temas disponíveis podem ser encontradas nestes links:

http://www.web2feel.com/25-good-looking-free-wordpress-themes/

http://www.hongkiat.com/blog/21-free-premium-wordpress-themes-to-impress/

Eu tenho usado particularmente dois temas: Clean Retina e SimpleCorp.

Clean Retina é um tema simples, mas muito elegante. É responsivo, isto é, adapta-se automaticamente ao dispositivo de acesso que está a ser usado, que pode ser um PC, smartphone ou tablet. Este tema pode ser facilmente adaptado às tuas necessidades e tem diversas opções disponíveis. Podes ainda escolher um de entre 9 tipos de layout disponíveis.

SimpleCorp é outra opção que eu uso. É um tema responsivo que podes usar para criares o teu portfolio de produtos ou serviços. Tem também disponível muitas opções.

Para além destes temas gratuitos, existem temas premium que podes adquirir. Antes de gastares dinheiro, assegura-te que é realmente esse o tema de que necessitas.

Como escolher o tema WordPress

Para escolheres o teu tema WordPress, podes seguir algumas destas dicas:

  • Escolhe um tema que reflicta a tua personalidade ou a imagem que queres dar ao teu negócio online. O tema deve permitir dar uma aparência profissional ao teu website.
  • Observa vários sites que tenham sido construídos com este tema e toma nota das particularidades de cada um. Tenta identificar alguns pormenores que gostarias de alterar e investiga se essas alterações são possíveis.
  • Selecciona um tema com widgets que adicionem facilmente funcionalidades novas que gostarias de disponibilizar.
  • Assegura-te que o tema tem fontes que são legíveis. Verifica o tamanho das fontes e cores.

Verifica ainda os seguintes pontos:

  • Que tipo de suporte se encontra disponível? Existe alguma comunidade de programadores? Esta é normalmente a principal diferença entre um tema gratuito e premium.
  • Qual a flexibilidade do layout? Permite, por exemplo, publicar artigos com 2 colunas no blogue e com uma coluna na página “sobre nós”?

Em resumo, a tecnologia WordPress permite criar um website profissional para o teu negócio online e não requer qualquer experiência ou conhecimento técnico. Tem ainda a vantagem de estar disponível de forma gratuita e existirem funcionalidades adicionais (widgets) que permitem disponibilizar (quase) todo o tipo de funcionalidade de que necessitas. Assim, só tens que te focar no conteúdo que irás disponibilizar no teu website e na melhor forma de concretizares a tua estratégia de marketing digital. Esse será o tema do próximo artigo: o conteúdo do teu webSite profissional para o teu negócio online.

Afinal a tarefa para hoje não foi assim tão difícil, pois não? Partilha comigo o tema WordPress que escolheste para o teu website profissional.

Carlos Rodrigues

Director de Marketing / Gestor de Marketing Digital

©Marketing Digital Portugal, Leiria

Anúncios
Posted in: Empreendedorismo