Como Criar Conteúdo de Comunidade

Posted on 29 de Maio de 2013 por

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Criar Conteúdo Comunidade, imagem de Destaque

Como Criar o Conteúdo de Comunidade

O Marketing Digital de Conteúdos tem como objectivo a produção de conteúdos de qualidade para a atracção de potenciais clientes e posterior conversão dos mesmos. Nesse âmbito, o conteúdo de comunidade, tema deste artigo, permite-lhe melhorar a sua credibilidade como especialista na área, ao mesmo tempo que aumentar a confiança dos seus potenciais clientes na sua empresa ou marca. No final, o mais importante, este tipo de Marketing Digital de Conteúdos irá atrai clientes para o seu negócio online. Saiba neste artigo como pode criar conteúdo de comunidade incrível que irá aumentar o tráfego e transformar o seu website numa máquina de vendas. É algo fundamental na sua estratégia de Marketing Digital.

Vimos em artigos anteriores que o conteúdo, quer seja num website, blogue ou redes sociais, pode ser um de dois tipos: conteúdo de base ou conteúdo de comunidade. Ambos são fundamentais na sua estratégia de Marketing Digital de Conteúdos.

O conteúdo de base é aquele que está sempre incluído no seu website: páginas sobre “produtos e serviços”, “sobre nós”, etc. Explica quem é você e o que faz. Apesar de ser um conteúdo inerentemente de autopromoção, tem que ser empacotado de forma adequada para adicionar valor e atrair clientes.

O conteúdo de comunidade é sobre os seus conhecimentos, experiências e capacidades, para afirmar a sua empresa ou marca como especialista na área de actuação do seu negócio online. Normalmente, o conteúdo de comunidade reside num blogue, é actualizado frequentemente (diária ou semanalmente) e promove a sua empresa ou marca de forma indirecta, isto é, o conteúdo de comunidade é não autopromocional.

Lembre-se que ambos os conteúdos têm que fazer parte do seu Marketing Digital de Conteúdos.

Como Criar Conteúdo de Comunidade para Atrair Potenciais Clientes

Antes de mais, deve pensar sobre o que vai escrever. Aqui deve aplicar a regra 80/20, o que significa que apenas 20% do conteúdo de comunidade dever falar sobre si e os seus produtos; os outros 80% devem ser focados nos seus clientes. Tipicamente, este conteúdo rapidamente se torna obsoleto e, em muitos casos, tem uma audiência limitada.

Como expliquei, o conteúdo de comunidade é geralmente publicado no seu blogue. Este é o meio que o pode ajudar a atrair os clientes e a alcançar os objectivos que tem para o seu negócio online.

Conteúdo de comunidade pode ser um artigo como este ou um infográfico:

Infográfico: um exemplo de Conteúdo de Comunidade, marketing de conteúdos

Infográfico: um exemplo de Conteúdo de Comunidade

Também pode ser um vídeo … ou um e-book grátis.

O fundamental é que o seu conteúdo de comunidade esteja focado nas necessidades dos seus clientes. Irá querer gerar conteúdo de comunidade que comunique indirectamente os pontos forte da sua empresa ou marca e demonstre as suas competências e experiência. Se existir um alinhamento entre o que os seus clientes estão à procura e o conteúdo que está a oferecer, mais hipóteses terá de eles se juntem à sua comunidade e que possam adquirir os seus produtos ou serviços.

Antes de começar a escrever o seu conteúdo de comunidade, pense no seguinte:

  • Os objectivos do seu (potencial) cliente. Sabe quais são os objectivos do seu negócio online, mas sabe quais são os objectivos da sua audiência? O que esperam os seus potenciais clientes?
  • O poder de influência do seu conteúdo. Como pode ajudar os seus clientes-alvo a apreenderem algo ou a compreenderem melhor um determinado tema? Consegue influenciar ou mudar as crenças da sua audiência sobre um determinado tópico?
  • Satisfazer uma necessidade. Como está a satisfazer as necessidades dos seus clientes-alvo? Consegue oferecer conselhos, ideias, instruções, sugestões? O seu objectivo é focar-se em oferecer conteúdo de qualidade que as pessoas realmente apreciam (e estão à procura).

Quando estiver a criar o conteúdo de comunidade, considere o princípio 70/20/10. A sua estratégia de Marketing Digital de Conteúdos deve considerar este princípio em que 70% do seu conteúdo deve ser constituído pelos seus temas principais (conteúdo sobre os seus conhecimento, conselhos e como fazer); 20% semelhante aos 70%, mas com temas mais arriscados (temas controversos ou polémicos para atrair audiência nova); e 10% do conteúdo deve ser super interessante e inovador para atrair não só nova audiência, mas sobretudo para reter a sua audiência actual.

Conteúdo de Comunidade: Estratégia 70/20/10, marketing de conteúdos

Conteúdo de Comunidade: Estratégia 70/20/10

Esta estratégia irá ajudá-lo a definir a direcção de produção do seu conteúdo de comunidade e evitará que esteja a criar o mesmo tipo de conteúdo vezes sem conta, e, principalmente, irá proporcionar uma experiência mais excitante para os seus clientes-alvo. Irá satisfazer os seus clientes existentes e membros da sua comunidade (clientes-alvo) e irá atrair novo público que se irá identificar com o que está a escrever.

E ainda mais importante, o princípio 70/20/10 irá mostrar quem é a sua empresa ou marca, o que é fundamental quando estiver a investir os seus esforços no crescimento da sua comunidade. O seu conteúdo de comunidade necessita de ter uma visão clara sobre a sua marca, tem que ser capaz de mostrar as suas capacidades e experiência e tem que evidenciar as suas crenças e princípios. Tudo o que irá atrair os seus clientes-alvo para si (e mantê-los na sua comunidade).

Agora já sabe como o Marketing Digital de Conteúdos pode atrair potenciais clientes para o seu negócio online, siga os conselhos que lhe apresentei e comece hoje a criar conteúdo incrível capaz de aumentar o tráfego do seu website – transforme o seu website numa máquina de vendas!

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Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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