Incentive os Seus Fãs no Facebook

Posted on 23 de Abril de 2013 por

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Incentivar fãs no Facebook

Incentivar os Seus Fãs a Relacionarem-se no Facebook

No Marketing Digital, nada há mais poderosos do que incentivar potenciais clientes com actividades que aumentam o relacionamento, quer seja através de descontos, cupões, concursos, conversas pessoais e reconhecimento. São esses incentivos que aumentam, por exemplo, os “Like” no Facebook, logo o número de fãs da sua página. Por isso, é algo muito importante que deve dominar se quer ser bem sucedido no marketing digital nas redes sociais, em particular o Marketing no Facebook.

Neste artigo irei mostrar-lhe como promover os seus fãs no Facebook e como incentivá-los a revisitarem a sua página de modo a tornarem-se leitores assíduos das suas publicações. É mais um artigo sobre Marketing nas Redes Sociais e como alcançar o sucesso no Marketing no Facebook.

Vimos nos artigos anteriores quem é o seu público no facebook e quais são a 9 regras básicas do Marketing Digital no Facebook. Expliquei-lhe como criar mensagens que envolvem os seus fãs e como publicar posts que cativam a sua audiência. Um outro artigo apresentei-lhe ainda as técnicas que funcionaram nas empresas que hoje têm milhares de fãs. Agora, vou explicar-lhe como pode incentivar os seus fãs a tornarem-se leitores atentos ao conteúdo que publica regularmente na sua página do Facebook.

Promover os Seus Fãs através do Reconhecimento

Nada no Marketing Digital é mais poderoso do que a promoção “passa-a-palavra” ou “boca-a-boca”, todos nós sabemos disso. A questão é: como incentivar as pessoas a falarem favoravelmente de nós aos outros? É sobretudo através do reconhecimento.

Reconhecimento dos seus fãs no negócio online

Reconhecimento dos seus fãs

Sabe como se sente quando é reconhecido por algo que fez bem, não é? Na sua página, pode transmitir esse mesmo sentimento a alguém fazendo o seguinte:

  • Agradeça publicamente, pelo nome, as pessoas que partilham as suas mensagens com os outros.
  • Agradeça a um fã de forma aleatória, dando-lhe algo de valor. Faça isso regularmente na sua página.
  • Disponibilize a sua página para os seus fãs partilharem, por exemplo, o que eles fazem, dedicando um dia para esse evento. Pode também criar o dia “Partilha de Recursos” e criar um fórum para os seus fãs partilharem os seus melhores recursos para marketing digital.
  • Peça aos seus fãs para serem voluntários numa causa social. A seguir, escreva uma mensagem a agradecer e mencione o nome do seu fã.

Criar Incentivos para Visitas Repetidas

Como incentivar os seus fãs a visitarem a sua página depois de terem feito “Like”? Será que eles têm que voltar a visitar a sua página? Como enviar para eles tudo o que publicar? Estas são as perguntas que tem que fazer para ser bem sucedido. E a resposta é: incentivos.

Incentivar visitas repetidas no negócio online

Incentivar visitas repetidas

Em geral, as pessoas gostam de incentivos. No Facebook, elas gostam de descontos, cupões, concursos, reconhecimento e conversas pessoais. Mas, quais são as suas preferências? Invista tempo na medição e análise da demografia dos seus seguidores e saiba se eles preferem cupões ou concursos (se não sabe, pergunte-lhes!), identifique as actualizações que têm maior adesão e que funcionam melhor. Identifique as actividades que aumentam o relacionamento com os seus fãs.

Apresento-lhe algumas acções que pode experiementar:

  • Colocar perguntas. Veja no artigo anterior como colocar perguntas para incentivar os seus fãs a relacionarem-se. Encoraje as conversas respondendo a todas as questões, colocando a resposta e colocando outra pergunta.
  • Ofertas. Ofereça cupões, códigos de desconto, e-books, e outras coisas relacionadas com o seu negócio.
  • Agradecimentos. Recompense os seus fãs através de actividades – veja o ponto anterior “Promover os Seus Fãs através do Reconhecimento”.
  • Concursos. Promova concursos de modo a tornar a sua página mais divertida. Este será o tema de um artigo que irei publicar brevemente.
  • Respostas rápidas. Publique no próprio dia as respostas às perguntas dos seus fãs. As pessoas continuam a ficar impressionadas quando um humano responde a questões ou comentários.
  • Partilhar “os melhores”. Partilhe os seus melhores vídeos, melhores ferramentas, melhores frases, etc.

Você sabe o que pessoalmente o motiva a procurar alguma coisa. Analise o seu próprio comportamento para saber o que poderá funcionar na sua página no Facebook.

Notificar “Tag” os seus fãs mais importantes

Como é que os seus seguidores sabem que você agradeceu na sua página? As notificações são enviadas via o seu feed de notícias e os seus seguidores irão ver o seu nome. Mas, e se eles não virem a sua actualização no feed de notícias? Pode enviar-lhes uma mensagem directamente utilizando o símbolo “@”, a que chamamos de “marcar” (Tag), e ai eles vêem a mensagem no mural e irão ser notificados de que uma mensagem foi enviado por si. Isso funciona para os seus amigos e fãs das suas páginas.

Faça o seguinte:

  • Digite o símbolo “@” na caixa de actualização de status da sua página e, em seguida, começar a digitar o nome do amigo ou página que deseja “marcar” (não deixar espaço entre “@” e o nome que digitar).

Atenção que só consegue “marcar” as pessoas que são suas amigas ou páginas que tenha gostado (a marcação pode ser um desafio se tiver muitas pessoas que gostam da sua página).

O Marketing no Facebook, como parte de uma estratégia de marketing digital bem sucedida, tem que obrigatoriamente incentivar o seu público a relacionar-se. Agora que já sabe como incentivar os seus fãs, do que é que está à espera? Comece hoje mesmo a incentivar os seus fãs a relacionarem-se consigo e partilhe aqui como tem sido a sua experiência. Gostaria de ouvir a sua opinião. Utilize para isso a secção em baixo de comentários.

Veja ainda alguns dos meus artigos anteriores:

Irina Portugal / Analista de Media Social

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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