A Prova Social

Posted on 9 de Abril de 2013 por

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Prova Social, imagem de Destaque

Como começar negócio online: Etapa #11, A Prova Social

Hoje, irá trabalhar para garantir que tem “prova social”, isto é, irá coleccionar testemunhos de clientes que demonstrem que você é bom no seu negócio na Internet. É tempo de recolher testemunhos! Esta é uma tarefa difícil para hoje, mas fundamental para garantir o sucesso do seu negócio online.

Será a etapa #11 de como começar o seu próprio negócio online, mais uma importante etapa na sua estratégia de marketing digital. Se perdeu os artigos anteriores, veja o artigo inicial de “Como começar o seu próprio negócio online”.

Testemunhos, a Prova Social para negócio online

Testemunhos, a Prova Social

Se é Novo no Seu Negócio Online

Se está agora a começar o seu negócio online, estará a pensar: “Como é que vou conseguir testemunhos se ainda não tenho nenhum cliente?”.

Não desespere, tem algumas alternativas:

  • Contacte os seus empregadores anteriores. Tente contactar os seus antigos chefes que sabe que irão dizer coisas boas de si. Explique que está a iniciar o seu negócio online e necessita de feedback para incluir no material de marketing. Assegure-se que tem permissão para usar o testemunho. Inclua o nome da empresa, nome da pessoa, foto, email, URL, etc.

Quantos mais detalhes incluir nos testemunhos ou feedback de clientes, tanto melhor. Incluir apenas o primeiro nome, ou as iniciais, não será suficiente. Irá querer que os potenciais clientes do seu negócio online saibam que esses testemunhos são mesmo reais. Deste modo, estará a dar-lhes a possibilidade de verificarem quem são essas pessoas e, eventualmente, se necessário, de as contactarem.

  • Ofereça algum trabalho grátis em troca de testemunhos. Esta estratégia é adequada se não tiver nenhum testemunho ou tiver muito poucos.

Há quem diga que esta estratégia é pouco ética, porque condiciona a outra pessoa a dizer coisas boas acerca de si. Se sentir isso, poderá sempre dizer que apenas quer um feedback honesto – quer seja positivo ou negativo. Ou que só quer o seu testemunho se estiver genuinamente satisfeito acerca dos seus serviços. Caso contrário, estará muito receptivo a sugestões de melhoramento.

Um benefício desta estratégia é que esses “clientes grátis” poderão tornar-se mais tarde em clientes pagantes. Ou eles poderão falar bem de si ou referir-lhe clientes que estejam dispostos a pagar pelos seus serviços.

Se já Tem o Seu Negócio Online

Sempre que completa um trabalho, pergunte sempre pelo feedback dos seus clientes. É quando ainda o seu desempenho está fresco nas suas memórias.

Depois de ter obtido os testemunhos dos seus clientes, também quererá fazer pequenas correcções, de modo a que sejam mais específicos e apelativos. Se o fizer, obtenha posteriormente a aprovação dos seus clientes.

Quando pede o feedback aos seus clientes, acontece sempre que alguns não respondem logo ou demoram muito tempo a enviar as respostas. Não pense que isso é uma questão pessoal ou de insatisfação acerca do seu negócio online. Geralmente, eles estão muito ocupados. Por isso, gentilmente, deve tentar lembrá-los mais tarde para enviarem as respostas.

Uma outra forma de obter o testemunho é você oferecer-se para o escrever por eles. Se optar por essa estratégia, depois de ter escrito o testemunho, deverá obter a aprovação dos seus clientes.

Ainda outra alternativa é colocar algumas questões aos seus clientes. Três questões devem ser suficientes e até o cliente mais ocupado poderá responder. Pergunte por resultados específicos, de que forma os seus serviços beneficiaram o cliente, como foi a execução de prazos, etc. Tente realçar os pontos fortes dos seus produtos e serviços e, sobretudo, do seu argumento único de venda.

A tarefa de hoje para garantir que tem “prova social” não foi fácil. No entanto, ela é fundamental para que seja bem sucedido no seu negócio online.

Diga-nos como correu esta tarefa de hoje. Utilize para isso a secção de comentários em abaixo.

Carlos Rodrigues

Director de Marketing / Gestor de Marketing Digital

@Marketing Digital Portugal, Leiria

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Posted in: Empreendedorismo