Incentivar Público no Facebook

Posted on 3 de Abril de 2013 por

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Incentive Publico no Facebook

Incentive o Seu Público a Expressar-se no Facebook

No artigo anterior falei-lhe sobre como criar um relacionamento pessoal na sua página no Facebook. O Relacionamento é algo fundamental para dominar o “social media marketing” ou marketing nas redes sociais, em particular o Marketing no Facebook, logo algo que deve dominar se quer ser bem sucedido no marketing digital. Deve saber como usar os recursos do Facebook para criar um relacionamento pessoal com os seus fãs.

Neste artigo irei continuar a detalhar o Marketing no Facebook e irei explicar-lhe as técnicas que funcionaram nas empresas que hoje têm milhares de fãs. Como é que elas conseguiram? Elas descobriram as melhores formas de envolver os seus fãs e criar um efeito viral para a empresa ou marca.

Já lhe expliquei que deve definir os seus objectivos e o propósito específico da sua página. E que deve criar Mensagens que Envolvem os Seus Fãs. Veja o meu artigo “Marketing no Facebook: Criar um relacionamento pessoal”. Hoje, irei falar-lhe sobre como colocar perguntas para criar uma ligação pessoas com os seus fãs, e como criar inquéritos para conhecer os seus gostos e preferências.

Perguntas

Colocar perguntas ou convidar o seu público a expressar a sua opinião sobre um assunto cria uma ligação pessoal. As pessoas gostam de dizer o que pensam ou gostam de expressar a sua opinião sobre diversos assuntos. Os seus fãs mais entusiastas fazem muitos “Likes”, têm opiniões sobre a sua marca, a sua mensagem de Marketing no Facebook, ou o seu envolvimento com a comunidade. Pedir para expressarem essas opiniões, abre a porta para muitas conversas e envolvimentos.

Existem dois tipos de questões que interessa analisar aqui. O primeiro tipo é a mensagem comum, isto é, a publicação na página que actualiza o seu status; o outro tipo é a utilização da ferramenta “Facebook Questions”. Mas qual o sistema que deve usar para fazer a pergunta? Se quer que a questão esteja disponível via o feed de notificações das pessoas, sugiro publicar a pergunta como uma mensagem comum. Se quiser que a questão seja divulgada fora do seu círculo de seguidores da sua página, então deve usar a aplicação “Facebook Questions”.

Apresento-lhe algumas maneiras envolventes de colocar uma pergunta:

  • Publique uma questão que tenha recebido dos seus potenciais clientes e pergunte aos seus entusiastas como eles responderiam.
  • Utilize: “preencha o espaço em branco”. Por exemplo: “Uma experiência positiva que gostava de partilhar é ….”.
  • Faça uma pergunta simples, como: “Quer ter um desconto?”, “Quem quer um cupão?”
  • Pesquise notícias de hoje que estejam relacionadas com a sua marca e pergunte o que as pessoas pensam sobre isso. Publique a pergunta com a noticia associada, se possível um vídeo, para obter mais respostas.

Alguns estudos mostram que a combinação de perguntas com outros media, como vídeo e imagens, cria uma aderência maior.

Inquéritos: saiba os Gostos e Preferências do seu Público

Você deve saber quem é o seu público no Facebook. E tem que servir essa audiência. Colocar inquéritos é a melhor maneira que tem para saber quais são os seus gostos e preferências.

Indico-lhe algumas dicas de como criar um inquérito simples:

  • Coloque questões directas e simples
  • Os inquéritos devem ser curtos
  • Publique os resultados do inquérito o mais cedo possível – se demorar muito tempo, os seus fãs podem pensar que as suas opiniões foram ignoradas
  • Publique as conclusões e pergunte aos seus fãs se concordam com a sua análise – uma excelente forma de re-iniciar a conversa com os seus fãs.

Pode colocar vários tipos de perguntas:

  • Respostas do tipo sim/não
  • Questões de escolha múltipla
  • Classificar uma lista de itens por ordem de preferência

Uma estratégia de marketing digital de sucesso tem que incentivar o seu público a expressar-se. Colocar perguntas e realizar inquéritos são duas formas de saber o que interessa aos seus fãs. E verá que rapidamente eles irão responder, pois é da natureza humana falar sobre o que gostamos e do que nos interessa. E, assim, verá aumentar o número de fãs e as conversas com eles.

A sua estratégia de Marketing no Facebook, como parte da estratégia de marketing digital, tem que obrigatoriamente incluir um plano para incentivar o seu público a expressar-se.

Veja ainda alguns dos meus artigos anteriores:

O que pensa deste artigo? Partilhe as suas opiniões e comentários comigo. Utilize para isso a secção em baixo de comentários.

Irina Portugal / Analista de Media Social

@Marketing Digital Portugal, Leiria

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