Como Atrair Clientes com Conteúdos

Posted on 28 de Março de 2013 por

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Marketing de Conteúdo, imagem de Destaque

Marketing de Conteúdos: Como Atrair Clientes para o Seu Negócio

Neste artigo apresento-lhe alguns pontos essenciais sobre Marketing de Conteúdos: o que deve considerar quando iniciar a geração de conteúdo, quer seja para o seu website, blogue, ou redes sociais. Desenvolver conteúdo de qualidade tem como principal objectivo aumentar o tráfego do seu website e transformá-lo numa máquina de vendas. É, pois, uma etapa fundamental na sua estratégia de Marketing Digital.

Se tem acompanhado os meus artigos anteriores, já deve saber que só conteúdo de qualidade permite crescer o seu negócio online. Por isso, naturalmente, espero que você já esteja a executar o plano de Marketing de Conteúdos para o seu negócio na Internet.

Apresentei-lhe anteriormente algumas dicas de como escrever conteúdo de qualidade no artigo “Marketing Digital: Conteúdo de Qualidade” e que faz parte da série em que desenvolvo a estratégia e planeamento de marketing digital “Inbound Marketing, como transformar o seu website numa ferramenta de Inbound Marketing para atrair tráfego, leads e aumentar as vendas”.

Neste novo artigo, irei mostrar-lhe como pode desenvolver uma estratégia de sucesso para a criação do seu conteúdo. Hoje em dia, fala-se muito sobre Marketing de Conteúdos. Tem sido a “buzzword” mais referida por marketers, SEOs, especialistas em Redes Sociais, agências de marketing. Mas, afinal, qual é a melhor estratégia de Marketing de Conteúdos que atrai clientes para o seu negócio online?

O Público-alvo não é Você

Lembre-se sempre que você não é o público-alvo do conteúdo que estiver a produzir. Se quer atrair clientes para a sua marca ou empresa, o seu conteúdo necessita de focar-se nas necessidades dos seus clientes. Considere os desafios e dificuldades que eles enfrentam e pense como os seus produtos e serviços podem ajudá-los. Como é que a sua empresa ou marca pode fazer parte da vida dos seus potenciais clientes?

Conteúdo de Base e Conteúdo de Comunidade

É importante que faça a distinção entre dois tipos de conteúdos que terá que produzir:

  • Conteúdo de Base. Este é o conteúdo que, normalmente, está sempre presente no seu website, como por exemplo, as suas páginas “sobre nós”, “produtos e serviços”. Este conteúdo é inerentemente de autopromoção que explica quem é você e o que faz. Nesse sentido, é um conteúdo obrigatório. Para atrair clientes com conteúdo de base, tem que o empacotar com muito valor lá dentro.
  • Conteúdo de Comunidade. Este conteúdo é sobre as suas capacidades, conhecimentos e experiência (e muito pouco sobre a sua empresa ou marca). Serve para construir a sua reputação como um especialista na matéria. Este conteúdo permite aumentar a confiança e credibilidade, e consequentemente atrair clientes para o seu website. Para isso, este conteúdo deve ser totalmente focado nos seus clientes e no valor que você pode oferecer-lhes. Tipicamente, o conteúdo aparece sob a forma de blogue, é dinâmico, e promove a sua marca ou empresa indirectamente, isto é, para ser mais efectivo é um conteúdo não autopromocional.

Estratégia de conteúdo de sucesso

A Zappos é uma empresa que sabe construir conteúdos que adicionam valor para o seu público, e, consequentemente, consegue atrair milhares de clientes para o seu website com a estratégia de Marketing de Conteúdos – brevemente, irei dedicar um artigo a esta empresa.

Você não tem que ter uma marca tão forte como a Zappos. Você só necessita de ter uma estratégia de conteúdos adequada e que o irá levar da situação onde está hoje para onde deseja estar amanhã.

Uma estratégia de conteúdo de sucesso alinha os objectivos do seu negócio com as expectativas do seu público-alvo. Se quer ter em volta da sua empresa uma comunidade em franco crescimento, tem que definir uma estratégia que tem em conta o público que está a ler o seu conteúdo.

Auditoria ao Seu Conteúdo - Marketing de conteúdos

Auditoria ao Seu Conteúdo

Para começar, faça uma auditoria ao seu conteúdo actual. Se quer atrair pessoas ao seu website através do conteúdo, tem que oferecer algo que mereça ser lido, isto é, algo que tenha valor. Isto significa que durante os primeiros meses (e possivelmente durante muito tempo) terá que dedicar muito tempo a transformar o que existe: melhorar o que vale a pena e descartar o resto.

E ainda três pontos fundamentais

Quando definir a sua estratégia de Marketing de Conteúdos, deve ter presente os seguintes três pontos fundamentais:

  • Não existe uma fórmula mágica. É realmente importante ter uma estratégia de conteúdo que irá guiá-lo em direcção ao atingimento dos objectivos do seu negócio. E é igualmente importante que defina um plano de execução que irá traduzir a sua estratégia em algo accionável e que irá permitir criar todo o conteúdo que precisa. Mas tenha consciência de que não existe uma fórmula mágica, isto é, não é possível dizer quantos artigos deve publicar de modo a atrair os clientes para o seu negócio. É a qualidade do seu conteúdo e você que irá atraí-los.

Quanto estiver a escrever conteúdo de qualidade e super-interessante para os seus leitores, lembre-se que tudo isso fará parte de um processo que estará em constante evolução. Serão necessárias várias iterações para ir aperfeiçoando o seu conteúdo. Não faça um calendário de execução para muitos meses. Deixe que seja a sua estratégia a conduzir o processo, mas oiça sempre a sua audiência. Terá que ter alguma agilidade e permitir mudanças baseadas no que acontecer depois do seu conteúdo ser publicado.

  • Volte para os seus objectivos. Permita que o seu conteúdo o leve por caminhos inesperados. Esteja aberto a novas ideias e considere todos os comentários que receber. Se um tema de repente se tornar urgente, inclua-o no seu plano de execução. Seja flexível. Contudo, assegure-se que volta sempre para os seus objectivos. Quando o seu conteúdo está alinhado com os objectos do seu negócio e as necessidades dos seus clientes, seguramente que irá ser bem sucedido. Mantenha-se focado em produzir o que é importante.
  • Bom conteúdo é um investimento no seu negócio. Conteúdo de qualidade é um activo que adiciona valor ao seu negócio. Independentemente de ser um artigo num blogue, um estudo de caso, infográfico, vídeo, e-book, o seu conteúdo irá atrair público para o seu negócio e a sua comunidade.

Criar conteúdo de valor não é uma tarefa rápida ou fácil. Quer esteja você a executar essa tarefa para o seu próprio negócio, quer esteja a assistir um cliente, no caso de ser uma agência de marketing, a produção de conteúdo de qualidade leva tempo.

Comece com um projecto pequeno. Com base na minha experiência, é mais realista comprometer-se com a publicação de dois pequenos artigos de qualidade por mês, do que planear publicar muitos artigos num mês ou desenvolver conteúdo elaborado, como por exemplo um guia.

O fundamental deste artigo

Lembre-se que construir e crescer uma comunidade em volta do seu negócio só pode ser feito com um investimento numa boa estratégia, conteúdo, alcance e muito trabalho árduo. O seu conteúdo não é um fim em si mesmo, mas pretende servir um propósito.

Atraí-a pessoas com o seu conteúdo de comunidade, e depois empacote o seu conteúdo de base com valor para a sua audiência de modo que a venda seja o próximo passo natural.

Nos próximos artigos irei continuar com este tema, em particular irei escrever sobre como melhorar o conteúdo de base e o conteúdo de comunidade.

Que formas interessantes você está a usar para incorporar valor no seu conteúdo, ou que formas já viu noutras empresas a fazê-lo? Gostava que partilhasse comigo as suas experiências – utilize em baixo a secção de comentários.

Ruben Lisboa / Analista SEO

@Marketing Digital Portugal, Leiria

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