O Teu Orçamento

Posted on 25 de Março de 2013 por

1


Orçamento, imagem de Destaque

Como começar negócio online: Etapa #10, O Teu Orçamento

Hoje, vou falar-lhe sobre questões financeiras. A tarefa para hoje será definir o orçamento para iniciar o seu negócio na Internet. Será a etapa #10 de como começar o seu próprio negócio online, mais uma importante etapa na sua estratégia de marketing digital.

Um negócio na internet ou e-commerce é bom porque as suas despesas geralmente são baixas. No entanto, ainda assim, terá algumas despesas. Terá que considerar despesas com equipamento, material de escritório, contratação de serviços externos, marketing, formação, entre outros.  É sobre isso que irei falar neste artigo: como definir o orçamento para iniciar o seu negócio online.

O Teu Orçamento para negócio online

O Teu Orçamento

Se perdeu os artigos anteriores sobre “Como começar o seu próprio negócio online”, clique aqui para ver o artigo inicial.

Equipamentos e Material de Escritório

Para começar esta etapa, consulte o inventário de recursos que definiu na etapa #2. Será que necessita de equipamentos, software ou outras coisas para começar o seu negócio online? Adicione esses itens ao seu orçamento.

Muito provavelmente, o seu computador actual é suficientemente bom para trabalhar de forma eficiente. Caso contrário, será uma prioridade e terá que adicionar esse item à sua lista de compras.

Se não tiver o dinheiro suficiente, não precisa de comprar tudo agora. Pode começar a economizar para comprar mais tarde os itens não urgentes.

Faça também uma lista com material de escritório: papel, tinteiros para a impressora, pastas, etc. Tudo o que possa necessitar para o seu negócio online.

Contratar alguns serviços externos

Assim que começar a fazer dinheiro com o seu negócio online, verá que os seus gastos começam a aumentar. Por exemplo, no inicio, o seu sistema de gestão de facturação pode ser um simples documento. Mas, à medida que obtém mais clientes, as coisas começam a ficar difíceis de gerir sem um software dedicado. É hora de comprar um software de facturação. E isso é um bom sinal. É sinal que começa a ter sucesso no seu negócio online.

Também poderá precisar de contratar serviços externos, como por exemplo, o serviço de contabilidade. É mais eficiente pagar a outras pessoas para fazerem as coisas em que não é tão bom ou não tem competências, do que tentar fazer tudo sozinho e cometer erros que poderão ser caros. Isto para não mencionar o tempo que gasta com essas tarefas em vez de se dedicar ao seu negócio online.

Marketing

Também quererá reservar algum dinheiro para o marketing do seu negócio online. Isso pode incluir a contratação de uma empresa especializada em marketing, a participação em conferências e feiras da sua área, publicidade, etc. Invista aquilo que pode pagar e lembre-se que o investimento deve compensar, isto é, deverá ter retorno do seu investimento (ROI, Return Of Investment).

Seja activo em fóruns. Analise quantos clientes ou volume de trabalho cada acção de Marketing lhe trás. Se verificar que determinado serviço pago não lhe trás qualquer benefício, interrompa a adesão.

Se planeia utilizar cartões de visita, papéis timbrados, folhetos e outros materiais impressos, coloque igualmente esses custos no seu orçamento.

Formação

Deverá reservar algum dinheiro todos os meses para a sua educação e desenvolvimento pessoal na sua área. Tem que manter as suas competências actualizadas e seguir as tendências do seu sector. Isso aumenta o seu USP (Argumento Único de Venda), o que significa que se destacará dos seus concorrentes.

Agora já sabe como definir o orçamento para iniciar o seu negócio na Internet. De que está à espera? Comece agora mesmo a criar uma lista com as coisas que vais precisar.

O que pensa deste artigo? Partilhe os seus comentários em baixo e receba as minhas sugestões.

Carlos Rodrigues

Director de Marketing / Gestor de Marketing Digital

@Marketing Digital Portugal, Leiria

Anúncios
Posted in: Empreendedorismo