Relacionamento pessoal no Facebook

Posted on 20 de Março de 2013 por

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relacionamento pessoal facebook, imagem de destaque

Criar um relacionamento pessoal no Facebook

O relacionamento é crucial para dominar o marketing no Facebook. O relacionamento é o Santo Graal das páginas do Facebook. Neste artigo, vou dizer-lhe como pode usar alguns recursos do Facebook para criar um relacionamento pessoal, um-para-um, com os seus fãs.

Lembre-se sempre do seguinte: se está a criar um relacionamento e consegue por a sua comunidade a falar, os seus esforços estarão a ir no sentido certo. Existem milhões de páginas criadas no Facebook, quer sejam de empresa, marca ou celebridade, mas a maioria ainda está a descobrir como atrair uma audiência. Por outro lado, muitas marcas têm milhares (ou milhões) de fãs e já descobriram as melhores formas de envolver o seu público-alvo, com efeito viral para a marca. Como é que elas conseguiram isso? Elas utilizam várias estratégias, que irei descrever aqui e nos próximos artigos, e que você deve seguir.

Defina os seus objectivos e o propósito específico da sua página

Para se relacionar com o seu público-alvo, necessita de ter objectivos claros e uma marca consistente, e tem de deixar brilhar a sua personalidade (ou a da sua marca). As melhores práticas mostram que pode publicar (posts) sobre qualquer coisa na sua página, desde que ligue o assunto da publicação a um propósito específico e haja aderência do seu público-alvo.

Por exemplo, se a sua página é sobre ecologia, pode publicar uma foto com uma criança a colocar uma embalagem no ponto de reciclagem. Em contraste, publicar um vídeo com a sua banda favorita não está em linha com o foco específico (a não ser, claro, que o líder da banda esteja a cantar sobre a reciclagem).

Criar Mensagens que Envolvem os Seus Fãs

Alguns tipos de mensagens ressoam e ganham mais aderência do seu público do que outras. No início, irá querer experimentar vários tipos para ver quais funcionam melhor. Depois de descobrir os formatos que o público responde mais favoravelmente, pode colocar mensagens nesse formato num horário regular, para que as pessoas esperem a publicação de novas mensagens. Este é o ambiente propício para iniciar novas conversas.

Por exemplo, se publicar sempre à sexta-feira um código de um cupão ou um passe para uma formação gratuita, os seus fãs vão começar a lembrar-se e ficar à espera que publique as mensagens nesse dia.

Mas, tenha atenção ao seguinte. Uma coisa é comunicar uma promoção especial no Facebook, outra totalmente diferente é perguntar aos seus fãs sobre os seus produtos e serviços e receber 50 respostas de pessoas dizendo exactamente o que pensam sobre o que está a vender. Este relacionamento pessoal, em tempo-real, pode ser inestimável! Por exemplo, a loja Zappos.com de vendas online de roupa, pergunta ao seu público sobre as preferências de moda.

Uma estratégia de marketing de sucesso tem que incluir perguntas que interessem aos seus fãs. É da natureza humana falar sobre o que gostamos e dos nossos interesses. Pelo que deve encorajar a partilha colocando questões aos seus fãs que os incentivem a expressarem o que pensam. É uma forma de aumentar o número de fãs e aumentar as conversas com eles.

Conhecer os seus fãs e saber quais são as suas preferências é fundamental na definição da sua estratégia de Marketing no Facebook, como parte integrante da estratégia de marketing digital. Veja ainda os meus artigos anteriores que também o podem ajudar:

Nos próximos artigos irei apresentar-lhe algumas técnicas concretas de como pode criar mensagens que envolvem os seus fãs e que tornam a sua página mais interessante. Irei explicar-lhe como pode colocar perguntas ou convidar o seu público a expressar a sua opinião, como pode criar inquéritos, e como incentivar visitas repetidas à sua página.

O que pensa deste artigo? Partilhe as suas opiniões e comentários comigo. Utilize para isso a secção em baixo de comentários.

Irina Portugal / Analista de Media Social

@Marketing Digital Portugal, Leiria

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