Conversão com Formulários e Newsletters

Posted on 14 de Março de 2013 por

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Conversão com Formularios e Newsletters, imagem de Destaque

Etapa #3: Conversão dos seus clientes com Formulários e Newsletters

Neste artigo, vou falar-lhe dos formulários e “newsletters” (ou boletins informativos) e da sua importância para a conversão dos seus clientes. É algo muito importante para o sucesso do seu negócio online.

Este artigo encerra o capítulo da “Conversão”, a quarta etapa da estratégia de Marketing Digital “Inbound Marketing, como transformar o seu website numa ferramenta de Inbound Marketing para atrair tráfego, leads e aumentar as vendas”. Nos artigos anteriores vimos como “Call-To-Actions” (CTAs) impressionantes conduzem os seus visitantes para as Páginas de Entrada. Expliquei-lhe ainda como criar Páginas de Entrada (ou Landing Pages) muito atractivas de modo a converter os seus visitantes em potenciais clientes. Para fechar o capítulo da “Conversão”, vou mostrar-lhe como pode desenhar um bom formulário e explicar-lhe porque deve ter uma “newsletters”.

Formulários

O formulário é a chave para uma boa página de entrada (landing page), tal como vimos no artigo anterior “Conversão dos seus clientes: Páginas de Entrada (Landing Pages)”. E como tal, um bom formulário é essencial para a conversão dos seus visitantes.

Quando apresentamos uma página a um visitante, e lhe pedimos para ai executar uma tarefa, geralmente pedimos-lhe para preencher um formulário. Sem esse formulário, o visitante não teria ai nada para fazer. Um formulário é adequado quando uma pessoa tem que se registar, subscrever uma newsletter, ou descarregar uma oferta.

Poderá estar a perguntar a si próprio qual a informação que deve pedir num formulário. Não existe uma resposta certa, mas a melhor estratégia será pedir apenas a informação de que realmente necessita. Quanto menos campos tiver num formulário, maior a probabilidade de ter mais conversões, isto é, mais visitantes irão preencher o formulário. Isto acontece porque cada campo novo que adiciona ao formulário cria atrito (mais trabalho para o visitante), logo menos conversões. Um formulário longo representa mais trabalho para o visitante, pelo que muitos evitam preenchê-lo. Mas, por outro lado, mais campos ajudam-no a qualificado melhor o lead. Para saber o que funciona melhor, terá que executar um teste.

Conversão de Clientes com Formulários

Conversão de Clientes com Formulários

De qualquer forma, posso dar-lhe algumas recomendações que poderá seguir de forma a desenhar formulários com boas taxas de conversão:

  • Reduza a ansiedade. Hoje em dia, as pessoas estão mais resistentes a dar informação, especialmente devido ao aumento do “spam”. Por isso, deve incluir uma mensagem de privacidade (ou um link com a sua politica de privacidade) que refira que o seu e-mail não será partilhado ou vendido, nem será usado para enviar publicidade não solicitada.
  • Não usar a palavra “SUBMETER” (SUBMIT) nos botões do formulário! Ninguém gosta de submeter coisas. Em vez disso, utilize frases como “Descarregue a Aplicação”, “Obtenha o seu E-Book”, ou “Siga a Nossa Newsletter”.
  • Considere o valor da oferta. Quanto maior for o valor da oferta a que o visitante terá acesso, mais informação lhe poderá pedir como moeda de troca. Se é apenas a subscrição de uma newsletter, peça-lhe apenas o endereço de e-mail.
  • Peça o mínimo de informação. Limite-se a pedir a informação de que realmente necessita para si e para a sua equipa de vendas. Evite perguntar informação mais sensível que os consumidores poderão não querer divulgar.
  • Se anunciar uma oferta descarregável como CTA (Call-To-Action), faça a entrega imediatamente. For exemplo, se o seu formulário é para obter um e-book, disponibilize o link para descarregá-lo na próxima página (tipicamente, na página de obrigado). Outra opção é enviar um e-mail imediatamente com o link para fazer o descarregamento.

Newsletters

Uma “newsletter” ou boletim informativo é um outro componente importante na conversão dos seus visitantes. Deve estar disponível para subscrição no seu website. A newsletter é perfeita para coleccionar endereços de e-mail, de modo que mais tarde possa cultivar a relação, ao longo do tempo, com os seus potenciais clientes. Garanta sempre que no seu website é fácil de encontrar o formulário para subscrever a sua newsletter.

Conversão de Clientes com Newsletters

Conversão de Clientes com Newsletters

Conclusão

E com este artigo, concluímos a série de 17 artigos sobre “Inbound Marketing, como transformar o seu website numa ferramenta de Inbound Marketing para atrair tráfego, leads e aumentar as vendas”. O Inbound Marketing é a chave para construir o seu funil de vendas, com leads qualificados, e que lhe permite a si transformar o seu website no local onde os seus potenciais clientes são educados, onde é cultivado o relacionamento com eles e, finalmente, onde é efectuada a conversão em vendas.

Siga as recomendações que lhe indico ao longo destes 17 artigos e brevemente terá um website que irá gerar tráfego, leads e vendas. Mas, não fique por aqui. Um website nunca pára de crescer e de ser melhorado. Continue a apreender e mantenha-se sintonizado no nosso website, onde poderá encontrar mais recomendações úteis.

Obrigado por nos ter acompanhado ao longo destes 17 artigos! Se perdeu o inicio, pode começar aqui.

O que pensa deste artigo? Espero que tenha gostado e que as minhas recomendações sejam úteis para si. Deixe os seus comentários e sugestões em baixo na área de comentários.

Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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