Argumento Único de Venda

Posted on 6 de Março de 2013 por

11


Argumento Único Venda, imagem de Destaque

Como começar negócio online: Etapa #9, O Teu Argumento Único de Venda

A tarefa de hoje é fazê-lo brilhar: vai escrever o seu Argumento Único de Venda (Unique Selling Proposition, USP). Esta é a etapa #9 de como começar o seu próprio negócio online.

Será mais uma etapa importante na sua estratégia de marketing digital, fundamental para o sucesso do seu negócio na Internet ou e-commerce. Se perdeu os artigos anteriores, clique aqui para ver o artigo inicial.

O Teu Argumento Único de Venda (Unique Selling Proposition, USP)

Uma das perguntas que faço aos meus clientes quando estou a criar um plano de marketing é: “Qual é o USP do seu produto ou serviço?” ou “Porque é que os clientes devem comprar a si?” ou “O que diferencia o seu produto ou serviço dos seus concorrentes?”. O seu USP faz com que você se destaque da concorrência.

Você precisa de um USP para dar aos seus potenciais clientes uma razão para o contratarem e não os seus concorrentes, incluindo aqueles que possam estar a cobrar menos do que você. Diferenciar o seu negócio é a chave para ganhar os clientes dos concorrentes.

Na verdade, se o USP é verdadeiramente eficaz e único, ele permite-lhe que arrase com a concorrência. Se é realmente único, então só você é que pode vender o produto ou serviço com esse benefício. Portanto, você pode ditar o preço e os seus clientes irão comprar.

O Teu Argumento Único de Venda do negócio online

O Teu Argumento Único de Venda

Apresento-lhe a seguir alguns exemplos de USPs que pode usar para os seus produtos ou serviços:

  • O Seu Assistente Virtual: poupe tempo, esteja onde estiver
  • Marketing Digital: garantimos o retorno do seu investimento
  • Design e Web Marketing: ajudamos a atingir os seus objectivos
  • Marketing nas Redes Sociais: satisfação dos seus seguidores

Estes não são necessariamente os melhores USPs para o seu negócio. No entanto, eles dão-lhe uma ideia do que é o USP e como pode usá-lo na sua marca ou negócio. Invista na definição do seu USP, porque ele irá trabalhar para si. Tem que ser curto e cativante, e deve permitir-lhe comunicar de forma eficaz com os seus potenciais clientes.

A Minha Própria Experiência

Partilho aqui a minha própria experiência. Considero o meu USP como o cruzamento entre o que o meu público-alvo quer e o que sou capaz de oferecer, isto é, é a sobreposição entre a procura do mercado e os serviços que eu ofereço.

USP: Público-alvo & Serviços oferecidos para negócio online

USP: Público-alvo & Serviços oferecidos

Eu não tinha realmente um USP quando comecei o meu negócio, do mesmo modo que eu não tinha uma ideia muito clara de quem eram os meus potenciais clientes (chocantes, eu sei). Mas, eu formei uma ideia clara com quem eu queria trabalhar e ganhei confiança no que tinha para oferecer, pelo que o meu USP começou a tomar uma forma mais clara.

Um USP é influenciado por muitos factores. Apresento-lhe a seguir alguns:

  • A sua experiência – por exemplo, eu tenho 15 anos de experiência em vendas.
  • Os seus produtos ou serviços: eu posso criar as suas campanhas de anúncios online.
  • A sua ética de trabalho: eu cumpro sempre os prazos.
  • A sua oferta: a sua taxa de conversão será de 5% ou eu devolvo-lhe o seu dinheiro.

O meu USP está sempre em constante evolução. Estou continuamente a refiná-lo. Gostaria de saber qual é?

E o seu, qual é? Quais são os elementos que o levam a considerar único e eficaz? E, mais importante, tem o seu USP a trabalhar para si? Partilhe os seus comentários em baixo e receba as minhas sugestões.

Carlos Rodrigues

Director de Marketing / Gestor de Marketing Digital

@Marketing Digital Portugal, Leiria

Posted in: Empreendedorismo