Encontrar Público Ideal no Facebook

Posted on 5 de Março de 2013 por

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Publico Ideal no Facebook, imagem de destaque

Encontrar o Seu Público Ideal no Facebook

Sabe qual é um dos principais benefícios do Marketing no Facebook? Você pode ter acesso à informação de perfil dos utilizadores do Facebook, isto é, pode conhecer os seus potenciais clientes. Antigamente, no tempo do Marketing Tradicional, os marketeers pagavam muito dinheiro para conhecer o seu mercado e a informação quando estava disponível já vinha desactualizada; hoje, esta informação está disponível para si de forma gratuita e em tempo real!

Conhecer o mercado e o comportamento dos seus potenciais clientes é fundamental na definição da sua estratégia de marketing digital. Saiba neste artigo como a Rede Social Facebook o pode ajudar. Depois, pode ler este artigo, veja os meus artigos anteriores: 9 regras básicas do Marketing Digital no Facebook e Marketing no Facebook: Publicar Posts que cativam a sua audiência.

A Ferramenta Facebook Search

O Facebook disponibiliza a ferramenta Facebook Search que o ajuda a localizar o seu público ideal. Esta ferramenta permite que digite a palavras-chave ou frase, e ela mostra-lhe as pessoas, grupos e páginas que usam essas palavras-chave. É a ferramenta ideal para quem quer conectar-se com pessoas que partilham interesses ou pontos de vista semelhantes.

Dependendo das configurações de privacidade escolhidas pelos utilizadores, você tem acesso à data de nascimento, estado civil, cidade natal, cresças religiosas, localização actual, detalhes de emprego, opiniões públicas, hobbies, e muito mais.

Mostro-lhe a seguir como usar a ferramenta Facebook Search.

  1. Vá para www.facebook.com/search.
  2. No campo de pesquisa digite a palavra-chave ou frase que deseja procurar dentro do Facebook e clique em Pesquisar (Search).

Os resultados da pesquisa serão apresentados em diferentes secções, que podem ser exploradas clicando no filtro apresentado do lado esquerdo – ver figura em baixo.

Filtro da pesquisa no facebook para negócio online

Filtro da pesquisa no facebook

Pode filtrar escolhendo as seguintes opções:

  • Pessoas
  • Páginas
  • Locais
  • Grupos
  • Aplicações
  • Eventos
  • Música
  • Resultados da web
  • Publicações de amigos
  • Publicações públicas
  • Publicações em grupos

Se tem como objectivo encontrar a sua audiência no Facebook, sugiro que invista o seu tempo procurando nas Pessoas, Páginas, Locais, Grupos e Eventos.

Depois de ter clicado numa categoria específica, é-lhe apresentado o resultado da pesquisa para essa categoria. Por exemplo, eu pesquisei a palavra “marketing” e escolhi a categoria Páginas, como é mostrado na figura seguinte.

Resultados da pesquisa no Facebook para negócio online

Resultados da pesquisa no Facebook

Como ajustar os resultados da pesquisa no Facebook

Depois de ter concluído a sua pesquisa, pode estar a pensar: “Óptimo! Mas agora o que é que faço com toda esta informação?”. Indico-lhe a seguir algumas estratégias de como utilizar essa informação de forma a encontrar o seu público ideal no Facebook:

  • Envie um pedido a um amigo. Identifique os utilizadores que deseja alcançar e seleccione “adicione amigo/a”. Certifique-se que inclui uma nota breve quando fizer o pedido de amigo para fazer uma ligação mais pessoal.
  • Faça um pedido de fã da sua página. Convide o seu público-alvo a tornar-se fã da sua página. Pode fazer isso enviando um e mail dentro do Facebook, adicionando o link para a sua página no Facebook, e solicitando que faça “Gosto” para se juntar à sua comunidade.
  • Junte-se aos grupos relevantes. A melhor estratégia é juntar-se aos grupos activos do Facebook relacionados com a sua marca ou nicho de mercado e tornar-se parte dessa comunidade. Após a adesão, de forma consistente, coloque posts com dicas úteis que eventualmente o ajudem a levar visitantes para a sua página no Facebook.

Pesquisar em páginas comunitárias

Páginas comunitárias são óptimas para encontrar o seu público ideal no Facebook. A página comunitária foi criada para ser usada para temas genéricos ou experiências, não comerciais, e é gerida pela comunidade à qual a página está ligada. Uma página comunitária, à semelhança das outra páginas no Facebook, permite que você se ligue a outras pessoas que se interessam pelos mesmos temas e experiências. Por isso, é um bom lugar para descobrir quem está a falar de coisas relacionadas com a sua marca ou empresa.

Imagine que está à procurar pela palavra-chave “marketing” e viu a página comunitária no resultado de pesquisa com o seguinte endereço: http://www.facebook.com/pages/Marketing/108036122550575?rf=113336252010022. Se navegar para baixo na página, irá ver o que os seus amigos dizem em relação à palavra-chave “marketing”. Então, pode usar essas mensagens para descobrir o que eles estão a perguntar e o que os preocupa. Essa informação é muito valiosa e pode usá-la para criar as suas próprias mensagens. Além disso, quando colocar posts na sua página ou no seu perfil, usando essa palavra-chave, esses posts serão também colocados na página comunitária para essa palavra-chave, dependendo de como configurou o seu perfil de privacidade. Se as pessoas estão à procura pela palavra-chave ou se estão a ver a página comunitária, elas podem ver o seu post e podem decidir explorar a sua página ou perfil e saber mais sobre si.

Portanto, como pode ver, a página comunitária, pode ajudá-lo a pesquisar o que as pessoas estão a conversar e também ajuda-o a recrutar potenciais “Likers” para a sua página ou perfil. A página comunitária é, pois, muito poderosa.

Para encontrar páginas comunitárias que se relacionam com a sua marcam faça uma pesquisa no Facebook, como lhe expliquei anteriormente, mas escolha Páginas, Publicações de Amigos, Publicações Públicas ou Publicações em Grupos, para descobrir o que as pessoas estão a dizer sobre si e a sua marca.

Utilizar os anúncios do Facebook para pesquisar a sua audiência

Mesmo que não esteja a planear usar os anúncios do Facebook, ainda assim pode beneficiar desta plataforma de anúncios, para descobrir as características do seu público-alvo no Facebook. Depois de inserir a informação adequada para a localização e demografia, aparece-lhe à direita da janela o número de pessoas no Facebook que correspondem à sua selecção. Assim, consegue saber o total de pessoas que constituem o seu público–alvo no Facebook, tal como é apresentado na figura em baixo.

Resultados do anúncio no Facebook para negócio online

Resultados do anúncio no Facebook

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Irina Portugal / Analista de Media Social

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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