Conversão com Landing Pages

Posted on 28 de Fevereiro de 2013 por

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Conversão com Landing Page, imagem de Destaque

Etapa #3: Conversão dos seus clientes com “Landing Pages”

No artigo anterior iniciamos o capítulo da “Conversão”, a quarta etapa da estratégia de Marketing Digital “Inbound Marketing, como transformar o seu website numa ferramenta de Inbound Marketing para atrair tráfego, leads e aumentar as vendas”. Nesta etapa irá focar-se na conversão dos seus visitantes, isto é, irá alimentar a relação com os seus potenciais clientes até que eles estejam pronto para a compra.

Viu anteriormente como criar “Call-To-Actions” (CTAs) impressionantes que conduzem os seus visitantes para as Páginas de Entrada. Agora, irei falar-lhe de como criar Páginas de Entrada (ou Landing Pages) muito atractivas de modo a converter os seus visitantes em leads ou potenciais clientes.

Tipicamente, este processo de conversão passa por completar um formulário para recolher informação de contacto. Uma Página de Entrada consiste no seguinte:

  • Um título
  • Uma breve descrição da oferta
  • Pelo menos uma imagem de suporte
  • Elementos de suporte, tais como testemunhos de clientes e selos de segurança
  • E, o mais importante, o formulário para capturar a informação

As Páginas de Entrada têm que direccionar os seus visitantes para uma única oferta, sem quaisquer distracções no seu website. Os seus visitantes estão numa Página de Entrada para que você atinja um único objectivo: completar o formulário!

O que torna uma Página de Entrada efectiva?

Apresento-lhe a seguir algumas dicas que tornam uma Página de Entrada efectiva:

  • Simples e sem distracções. Mantenha as suas Páginas de Entrada simples e minimize os elementos de distracção. Não obrigue os seus visitantes a pensar muito ou a ter muito trabalho (por exemplo, ler um texto extenso).
  • Nunca, mas nunca utilize a sua homepage como página de entrada.
  • Remova a página de navegação principal. A sua Página de Entrada não deve ter navegação, de modo que os seus visitantes se foquem no formulário e não continuem a procurar no seu website.
  • Seja muito claro. Explique claramente qual é a sua oferta e torne-a irresistível.
  • Absolutamente obrigatório: o conteúdo da sua Página de Entrada deve estar de acordo com o seu CTA. Se não houver ligação entre a mensagem do CTA e a sua Página de Entrada, o seu visitante provavelmente irá voltar para traz.
  • Utilize o formulário certo. Recolha apenas a informação que necessita obrigatoriamente.

Ter Página de Entrada efectivas irá tornar o seu website numa máquina de gerar leads.

Um mau exemplo de uma Página de Entrada:

A figura a seguir é um exemplo de uma Página de Entrada muito pouco efectiva:

Mau exemplo de Landing Page

Mau exemplo de Landing Page

  1. Não é claro o que está a oferecer.
  2. Dá demasiadas opções – três botões de “Learn More”, mas para ofertas distintas.
  3. O conteúdo não é focado no valor oferecido ao prospect.
  4. Não existe um formulário na página para capturar a informação do prospect.
  5. Não tem as condições de utilização dos dados recolhidos.
  6. São omissas as condições de segurança do site.
  7. O tamanho da página é demasiado grande e tem muito texto.

Um bom exemplo de uma Página de Entrada:

Este é um exemplo, pelo contrário, de uma Página de Entrada bastante efectiva:

Bom exemplo de "Landing Page"

Bom exemplo de “Landing Page”

  1. Navegação principal foi removida
  2. Cabeçalho claro e frases enumeradas a descrever a oferta
  3. Formulário simples e conciso com descrição clara a que dá direito o seu preenchimento e botão de CTA “Submit” muito claro e visível
  4. Breve descrição do valor oferecido, isto é, conteúdo focado no valor
  5. Condições do Serviço (ou condições de utilização dos dados recolhidos)
  6. Prova de Segurança (especialmente importante se estiver a introduzir o número do cartão de crédito ou outra informação bancária)
  7. Imagem nítida
  8. Tamanho da página curto

No próximo artigo irei continuar a apresentar-lhe os aspectos fundamentais da quarta etapa da estratégia de Marketing Digital: “Conversão dos seus clientes”. Irei falar sobre os Formulários e Boletins (Newsletters) e da sua importância para aumentar a taxa de conversão do seu website, atraindo visitantes e convertendo-os em leads.

Espero que este artigo o tenha ajudou. Agora já sabe como criar Página de Entrada efectivas? Deixe os seus comentários e sugestões em baixo na área de comentários.

Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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