Posts cativam audiência no Facebook

Posted on 22 de Fevereiro de 2013 por

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Posts no Facebook que cativam audiencia, imagem de destaque

Posts no Facebook que cativam a sua audiência

O aspecto mais crítico da sua presença no Facebook é a publicação dos seus posts. O seu mural é a montra do seu negócio online e, dependendo do que colocar na montra (os posts), irá atrair a atenção (ou não) dos seus visitantes. É, pois, algo importante na sua estratégia de marketing digital. Deve saber como alavancar o ser negócio online nas Redes Sociais.

Depois de lhe ter mostrado as 9 regras básicas do Marketing Digital no Facebook, neste artigo explico-lhe quais os conteúdos que deve publicar e quais os tipos de materiais que pode usar para atingir esse objectivo. Dou-lhe ainda algumas dicas de como tornar a sua página atraente e popular.

Posts no Facebook que cativam a sua audiência para negócio online

Posts no Facebook que cativam a sua audiência

Perceba como funciona o Facebook

Pense no seguinte. Depois de um fã ter gostado de si, ele provavelmente não visitará a sua página com frequência e, provavelmente, irá limitar-se a ver as actualizações de notícias via o seu Feed. Então, terá que publicar posts interessantes, envolventes, sensíveis, úteis e divertidos. Certo?

No entanto, nunca se esqueça de que o Facebook é um lugar onde as pessoas vêm para se socializarem. É como entrar numa festa, onde as pessoas se divertem falando, portanto, não seja enfadonho falando apenas sobre o grande sucesso do seu negócio. Você não quer ser aquele vendedor irritante que todos querem evitar na festa – ou pior, não quererá que os seus visitantes cliquem em “Não gosto”!

Perceba que quando publica no seu Mural, o seu post irá aparecer nos feeds dos seus fãs juntamente com todos os outros posts dos seus amigos e Páginas que eles gostam. Se quer que as pessoas venham visitar a sua página para ver as últimas publicações, certifique-se que coloca um título suficientemente atractivo. E certifique-se de que cada post é por si um pensamento completo.

O Tamanho do seu Post

Cada post tem disponível 420 caracteres, mas após digitar 320 caracteres, o seu post será encurtado, e aparecerá um link para saber mais. Assim aconselho-o a manter o seu post mais curto, de modo que as pessoas possam facilmente lê-lo, sem perder nada de valioso.

Frequência dos seus Posts

Uma pergunta frequente é: “Quantos posts devo colocar por dia?” A resposta varia de acordo com os seus objectivos e nível de conforto. Algumas pessoas preocupam-se com a possibilidade de “incomodar” a sua comunidade com muitos posts. Ou preocupam-se com o facto de algumas pessoas poderem fazerem “unlike” da sua página ou que a “escondam” se colocar demasiados post. Posso assegurar-lhe que grande parte da sua comunidade não vai importar-se com as suas mensagens, desde que esteja a comunicar correctamente: o importante é que ofereça valor.

Além disso, deve pensar no seguinte. Muitas pessoas estão muito pouco tempo online no Facebook, pelo que não podem ver as suas mensagens no feed das notícias. Dependendo de quantos amigos tem um utilizador ou quantas páginas ele gosta, o seu post pode passar com muita rapidez. No caso de um amigo com mais de 500 amigos que colocam uma actualização diária, as suas 5 mensagens serão apenas 1% do Feed das suas notícias diárias – assim, muito provavelmente, o seu amigo irá perder as suas actualizações, mas você quererá continuar visível! Pense nisso quando definir a frequência dos seus posts.

Que tipos de material para incluir

Quando criar um post, pense na sua comunidade. O que precisam os seus membros? O que contém o post para que seja interessante para eles? Pense que você será o filtro que orienta a melhor informação para a sua comunidade – e que é isso que irá permitir que a sua comunidade se mantenha interessada e volte mais tarde. Perceba igualmente que está a participar numa conversa. Tal como faz com os seus amigos, vai querer iniciar o post e responder quando as pessoas o comentarem; não basta publicar e abandonar a conversa.

Certifique-se também que varia o tipo de material a fazer post. Indico-lhe a seguir algumas sugestões que poderá usar para o diferenciar como um especialista, para divertir, conectar o seu negócio, tudo ao mesmo tempo, sem se tornar aborrecido:

  • Publique imagens de um grande evento que esteja relacionado com a sua empresa.
  • Partilhe o Vídeo do que acontece nos bastidores do seu negócio (por exemplo, apresentar os seus colaboradores).
  • Divulgue as Noticias do que acontece no seu nicho de mercado que possam iniciar uma conversa.
  • Coloque as Perguntas que permitam relacionar-se com a sua audiência e/ou fazer pesquisas de mercado.
  • Disponibilize os Links para artigos em blogue que resolvam os problemas das pessoas no seu nicho de negócio ou para recursos que sejam úteis.
  • Organize Eventos que irão beneficiar a sua comunidade.

Esta é só uma lista parcial do tipo de material que poderá usar nos seus posts. Deve pensar como esse conteúdo pode promover o seu negócio e como pode promovê-lo como a pessoa especialista no seu mercado. Deve também saber que esses posts não são apenas sobre si e sobre o que está a vender. No entanto, terá que continuar a aparecer no Feed de notícias para lembrar a sua comunidade que está lá, de modo a criar o branding da sua empresa e estabelecer-se como o especialista do seu negócio.

O que pensa deste artigo? Utilize a secção em baixo de comentários para dar-me a sua opinião.

Irina Portugal / Analista de Media Social

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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