Conversão com Call-to-Actions

Posted on 15 de Fevereiro de 2013 por

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Conversão de Clientes com CTAs, imagem de Destaque

Etapa #3: Conversão dos seus clientes com “Call-To-Actions”

Agora já sabe o que é preciso para aumentar o tráfego para o seu negócio online, e relacionar-se com os seus visitantes, utilizando para isso grandes conteúdos. O passo seguinte é a conversão dos seus visitantes. Não irá perder a oportunidade de fornecer mais informação e de alimentar a relação com os seus potenciais clientes, até que eles estejam pronto para a compra.

O tema da “Conversão” é a quarta etapa da estratégia de Marketing Digital “Inbound Marketing, como transformar o seu website numa ferramenta de Inbound Marketing para atrair tráfego, leads e aumentar as vendas”. Nesta etapa da “Conversão”, irei falar-lhe de “Call-To-Action” (CTAs), Páginas de Entrada (Landing Pages), Formulários e Boletins (Newsletters), tudo o que necessita de saber para aumentar a taxa de conversão do seu website, atraindo visitantes e convertendo-os em leads.

Conversão de Clientes com "Call-To-Actions"

Conversão de Clientes com “Call-To-Actions”

Este é o primeiro artigo sobre o tema da “Conversão”, onde irei explicar-lhe como pode criar CTAs eficazes e o melhor local onde eles devem ser colocados de modo a alcançar os seus objectivos.

“Call-To-Action” (CTA) eficazes  

O efeito de um “Call-To-Action” (CTA) bem sucedido é levar o visitante a tomar uma determinada acção desejada. Tipicamente, os CTAs são colocados na página com grande destaque para que o visitante saiba como dar o próximo passo. Os CTAs são a chave que conduz à geração de leads, mas que tem que ser feito de modo adequado para converter tráfego em leads. Apresento-lhe a seguir algumas dicas:

  • Oferecer valor. Ofereça CTAs que dêem valor, tais como artigos, guias, whitepapers, etc.
  • Clicável. O CTA deve ter um aspecto clicável.
  • Menos é melhor. Simplifique e mantenha a página o mais “limpa” possível, sem distracções, de modo que seja totalmente claro o que está a oferecer.
  • Maior e negrito. CTA deve ser maior que os outros elementos da página, a negrito, mas não exagere.
  • Posição. O CTA deve ser colocado na página numa posição de grande destaque.
  • Cores. As cores do CTA, independentemente de ser um link, botão ou imagem, dever ser atraentes, de modo que as pessoas queiram clicar nele.
  • Teste. Deve testar várias cores e posições na página, para ver qual o CTA que obtém mais cliques e conduz a mais leads.

Apresento-lhe aqui um bom exemplo de CTA:

Exemplo de um bom "Call-To-Action" (CTA)

Exemplo de um bom “Call-To-Action” (CTA)

Posição do “Call-To-Action” (CTA)

Você tem CTAs, mas deve estar a perguntar-se a si mesmo, onde é que os deve colocar. Como é que os seus visitantes os vão encontrar? Não vai querer inundar as suas páginas com CTAs. Até porque, ao mesmo tempo, iria dar demasiadas opções ou não oferecer as opções correctas aos seus visitantes. Para encontrar a melhor posição para os seus CTAs, considere o seguinte:

  • Segmentar o topo e meio do seu funil de vendas. Coloque o tipo de ofertas para o topo do funil de vendas (artigos, whitepapers, downloads) nas páginas de entrada do seu website (homepage, landing pages, etc.). Acrescente ofertas para o meio do seu funil de vendas (demonstração, versão de avaliação, orçamento, preço) de modo a manter e aprofundar a relação com o seu potencial cliente.
  • Coloque CTAs no topo, no meio e em baixo. Colocar os CTAs no topo da página é importante porque é a área da página mais vista. No entanto, existem outras áreas da página que pode usar para promover os seus CTAs. Adicione igualmente no fim da página e no corpo do conteúdo.
  • CTAs no lado direito da página. Alguns estudos mostram que o melhor local para colocar um CTA é no lado direito. Contudo, faça um teste para determinar qual a melhor posição do CTA no seu website.
  • Páginas de obrigado para CTAs adicionais. Uma página de obrigado é apresentada tipicamente quando um visitante completa um formulário. Muitas vezes, existem inúmeras oportunidades para oferecer mais CTAs ou downloads. Uma vez que um prospect completa um formulário, não pare aqui! Ofereça downloads adicionais, se possível, sem obrigar a formulários adicionais.
  • Teste, teste, teste! Teste diferentes posições para os seus CTAs para saber qual funciona melhor para o seu website.

E agora, do que está à espera para começar a transformar hoje o seu website numa máquina de gerar leads?

Gostou do meu artigo? Deixe os seus comentários e sugestões em baixo na área de comentários.

Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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