Blogging, Socialização e Testemunhos

Posted on 31 de Janeiro de 2013 por

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Blogging, Socialização e Testemunhos, imagem de Destaque

Etapa #3: Conteúdo de Qualidade, Blogging, Socialização e Testemunhos

Escrever conteúdo de qualidade é fundamental para aumentar o tráfego do seu website e, posteriormente, conseguir transformar esse tráfego em vendas. É também uma importante técnica SEO search engine optimization. Consequentemente, escrever conteúdo de qualidade é, pois, importante na sua estratégia de Marketing Digital. Neste artigo, irei falar-lhe da importância de ter um blogue, da socialização do seu conteúdo, das múltiplas formas de conteúdo e da relevância dos testemunhos de clientes.

O tema do “Conteúdo de Qualidade” é a terceira etapa da estratégia de Marketing Digital “Inbound Marketing, como transformar o seu website numa ferramenta de Inbound Marketing para atrair tráfego, leads e aumentar as vendas”. Nesta etapa do “Conteúdo de Qualidade”, vimos anteriormente que é importante focar na mensagem correcta que quer transmitir, a relevância de Educar e oferecer valor os seus visitantes e porque deve escrever conteúdo de qualidade. Agora, vamos detalhar os restantes pontos importantes para escrever conteúdo de qualidade.

Blogging

Blogging é, sem qualquer dúvida, um dos mais importantes activos em qualquer estratégia de Inbound Marketing e é um complemento perfeito para o seu website.

Conteúdo de Qualidade com Blogging

Conteúdo de Qualidade com Blogging

Apresento-lhe a seguir algumas das razões porque necessita de um blogue:

  • Cria conteúdo actualizado e mais páginas de conteúdo, o que é óptimo para o SEO.
  • Ajuda-o a estabelecê-lo como uma autoridade e especialista na indústria e líder em conhecimento e inovação.
  • Ajuda-o a atrair mais tráfego e leva os visitantes para o seu website.
  • É um óptimo canal para conversar e interagir com o seu público-alvo e clientes.
  • É uma óptima maneira de obter valiosas ligações a partir de outros sites!

Blogging não é assim tão difícil quanto poderá pensar. Existem muitas ferramentas disponíveis que pode usar e sem qualquer custo. Se a sua principal preocupação é produzir conteúdo com regularidade, existem disponíveis serviços de escrita (chamados de Marketplaces de Conteúdos), a preços bastante acessíveis, tais como Zerys e WriterAcess, que o poderão ajudar.

Tornar o Conteúdo Partilhável e Socializável

Na última década temos assistido a um crescimento exponencial dos Websites de Redes Sociais. E, hoje em dia, continuam ainda com grande crescimento. As pessoas fazerem “Like” de artigos, produtos, ou em blogue, fazendo com que os seus amigos vejam que eles gostaram, e até mesmo indicando-lhes links para encontrarem a informação.

Considere este tipo de efeito de rede para o seu próprio website. Torne fácil a partilha e socialização do conteúdo e recursos do seu website. É bastante óbvio porque deve fazer isso. Irá contribuir para aumentar o tráfego do seu website, pois estará a proporcionar um excelente conteúdo que as pessoas podem partilhar com os seus pares. Assim, deverá fazer o seguinte de modo a facilitar a partilha e socialização do seu conteúdo:

  • Adicione um widget ou plugin de partilha em cada página do seu website. Isto irá fazer com que os seus visitantes compartilharem facilmente as suas páginas nas principais redes sociais. Poderá utilizar ferramentas tais como “AddThis” ou “ShareThis” que são fáceis de instalar e vêem acompanhadas dos analíticos que permitem fazer o seu seguimento.
  • Se utilizar uma plataforma de blogging, como por exemplo o WordPress, existem plug-ins disponíveis que permitem a partilha dos seus artigos nas principais redes sociais, como o Twitter, LinkedIn e Facebook.

Use Múltiplas Formas de Conteúdo

Conteúdo é muito mais do que palavras escritas. Existem diversas formas de media que podem transformar um website de texto pesado em algo que agrade as múltiplas preferências visuais do seu público. Conteúdo pode ter as seguintes formas:

  • Imagens (incluindo infographics)
  • Vídeo
  • Audio
  • Jogos

Tente usar múltiplas formas de conteúdo. Irá contribuir para criar uma experiência rica de conteúdo.

Testemunhos de Clientes

Independentemente do tipo de produtos ou serviços que esteja a comercializar, os seus potenciais compradores quererão ver a confirmação de que você faz os outros clientes felizes.

Conteúdo de Qualidade com Testemunhos de Clientes

Conteúdo de Qualidade com Testemunhos de Clientes

Testemunhos, comentários de clientes (customer reviews) e estudos de caso (case studies) são fontes poderosas de conteúdo que poderão convencer os seus prospects para a decisão final de compra. Deverá fazer o seguinte:

  • Fornecer histórias autênticas de clientes e não escondê-las atrás de um formulário!
  • Colocar testemunhos reais, curtos e poderosos no seu website. Algumas dicas para maximizar os testemunhos:
    • Incluía nomes reais e títulos profissionais, e utilize a imagem da pessoa, juntamente com o seu testemunho (se já tem uma fotografia na LinkedIn, peça-lhe para usar essa). Isso acrescenta autenticidade. Não incluir um nome faz com que o depoimento pareça falso mesmo sendo real.
    • Em vez de colocar os testemunhos aleatoriamente em cada página, coloque-os junto de determinados tópicos nas páginas em que sejam relevantes. Por exemplo, se tem um testemunho sobre o seu serviço de clientes, coloque-o na página de serviços ou de suporte. Se tem um sobre a sua politica de devoluções, coloque-o junto do seu “shopping card” ou na página que explica a sua politica de devoluções.
    • Quanto mais testemunhos de clientes, tanto melhor. Inclua a recolha de testemunhos e estudos de caso na sua estratégia de marketing digital.
    • Aproveite outros websites que ofereçam opiniões, tais como tripadvisor ou toptenreviews, ou directórios específicos da indústria.

Assim, encerramos a terceira etapa da estratégia de Marketing Digital: “Conteúdo de Qualidade”. Espero que este artigo o tenha convencido a investir definitivamente na qualidade do conteúdo. Agora já sabe como escrever artigos de qualidade, do que está à espera para começar? Deixe os seus comentários e sugestões em baixo na área de comentários.

Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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