Analisa a Tua Concorrência

Posted on 29 de Janeiro de 2013 por

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Analisa a tua concorrência, imagem de destaque

Como começar negócio online: Etapa #6 analisar a tua concorrência

A tarefa de hoje irá ser mais fácil (que as anteriores), mas será certamente mais divertida: irá analisar a sua concorrência.

Antes de começar o exercício, chamo a sua atenção para algo que poderá ocorrer. Ao analisar a sua concorrência, poderá ficar intimidado, a ponto de pensar que não é suficientemente bom para ser pago pelo seu trabalho. Tire isso imediatamente da sua cabeça, ok? Irei mostrar-lhe como pode distinguir-se da sua concorrência. Esta será mais uma importante etapa na sua estratégia de marketing digital e será fundamental para o sucesso do seu negócio online ou e-commerce.

Se perdeu as primeiras etapas do nosso guia passo-a-passo de como começar o seu próprio negócio online, poderá ler estes artigos:

Conhecer a concorrência do negócio online

Conhecer a concorrência

Como encontrar a sua concorrência

Onde estão os seus concorrentes? Indico-lhe algumas maneiras fáceis de os encontrar:

  • Google (já estava a adivinhar que eu ia dizer isso, não é?).
  • Facebook. Pesquise pelo tipo de indústria, ou serviço, ou nome de alguma empresa que conheça.
  • Twitter. Vá para o twitter e escreva a sua indústria ou tipo do seu serviço ou o nome de uma pessoa específica e siga-a.
  • Fóruns de indústria. Esteja atento aos organizadores de fóruns para a sua indústria e às recomendações que lhe são feitas. Tente participar nas que lhe parecerem mais interessantes.
  • Os seus clientes-alvo. Pergunte-lhes quem contratariam para um serviço específico. Geralmente são muito participativos no twitter.

O Que Você Quer Saber

Agora tem uma pequena lista de possíveis concorrentes. Veja nos seus websites o que pretende descobrir:

  • Portfolio de produtos ou serviços: quais os produtos ou serviços que eles oferecem
  • Preço: quanto eles cobram
  • Clientes: quem são seus clientes (veja os seus depoimentos ou página de feedback)

Também quererá saber o seguinte:

  • Parecem ser profissional? Como se apresentam e se “vendem” a si mesmos.
  • O que os destaca dos outros? Quais são os seus pontos diferenciadores.
  • O que querem os seus clientes-alvo que a concorrência não tenha para oferecer
  • Onde conseguem os seus clientes (isto pode não ser óbvio, não se preocupe)

Basicamente, quererá saber como poderá fazer melhor do que seus concorrentes. Poderá distinguir-se através dos produtos ou serviços que oferece, preço, ou através dos seus métodos de trabalho ou know-how adquirido. Você não quererá imitar a sua concorrência; quererá distinguir-se dos seus concorrentes. Faça uma lista do que pode (e vai) fazer melhor do que eles.

Já fez tudo? Publique um comentário abaixo, sobre o que achou deste exercício e, então, faça uma pausa (agora vai uma fatia de bolo, certo?). Você merece.

Carlos Rodrigues

Director de Marketing / Gestor de Marketing Digital

©Marketing Digital Portugal, Leiria

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Posted in: Empreendedorismo