3 beneficios para B2B no Facebook

Posted on 21 de Janeiro de 2013 por

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Marketing B2B no Facebook, imagem de destaque

3 benefícios para Business-to-Business (B2B) no Facebook

Sabemos que o Marketing Digital no Facebook funciona bem para empresas Business-to-Consumer (B2C) – sobre este assunto veja o artigo “O seu negócio no Facebook: 4 estratégias no Business-to-Consumer”. Mas se tem um negócio do tipo Business-to-Business (B2B), estará a perguntar a si mesmo se o Marketing Digital no Facebook faz sentido. A resposta é sim! De fato, em 2012, mais de 40% das empresas B2B (dados relativos ao mercado Americano) assumiram que fizeram a aquisição de clientes através do Facebook. O investimento em Social Media Marketing (SMM) no Facebook, para negócios B2B, tem um retorno (ROI) muito elevado!

Não só as empresas B2B podem incorporar as quatro estratégias mencionadas no artigo anterior, como podem tirar partido de uma vantagem única ao estarem no Facebook: a plataforma Facebook foi projectada precisamente para responder às necessidades das empresas B2B na atracção de clientes e assegurar vendas.

Os três principais factores para investir no Facebook

Para explicar melhor esta ideia, apresento-lhe os três principais factores que tornam a plataforma Facebook perfeita para o Marketing Digital de negócios B2B:

  • Decisões de compra em B2B são fortemente afectadas pela reputação e confiança (passa-a-palavra). Frequentemente, as empresas que procuram tomar uma decisão de compra que envolvem elevados investimentos procuram saber a opinião de colegas sobre o produto ou serviço em questão. Esta recolha de opiniões é facilitada no Facebook, pois permite que as pessoas vejam quem são os seus pares e facilita a interacção entre elas, permite saber sobre o que estão falando em determinado momento, ajudando a intervir na altura certa. Portanto, torna mais fácil descobrir o que os outros pensam sobre um produto ou serviço.
  • B2B tem uma base potencial de clientes menor. Isto significa que as empresas B2B não têm que se preocupar constantemente em fazer crescer os seus seguidores, às centenas de milhares, mas em vez disso, podem focar-se em consolidar as relações que já possuem. O Facebook é uma plataforma ideal para o relacionamento um-para-um.
  • Um negócio no B2B tem um preço médio mais elevado do que no B2C. Quando o preço do produto ou serviço é relativamente elevado, o cliente quererá apoiar a decisão de compra procurando informação e conteúdos que suportem a decisão. No Facebook, o conteúdo é rei. Quanto mais conteúdo de alto valor uma empresa gerar, maior probabilidade terá de atrair clientes e tornar-se numa história de sucesso no Facebook.

Para as empresas B2B, ligações, partilha de informação e gestão da reputação são ingredientes fundamentais para o sucesso. A plataforma única do Facebook ajuda a optimizar essas estratégias chave.

Se tem um negócio B2B, avance com o investimento em Social Media Marketing no Facebook. Depois, diga-me qual foi o seu retorno de investimento (ROI). Verificará que muito rapidamente o valor do seu investimento se irá multiplicar em vendas. E utilize a secção em baixo de comentários para dar-me a sua opinião.

Irina Portugal / Analista de Media Social

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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