Como Escrever Conteúdo Qualidade

Posted on 17 de Janeiro de 2013 por

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Escrever Conteúdo de Qualidade, imagem de Destaque

Etapa #3: Conteúdo de Qualidade, Dicas para Escrever Conteúdo

Vamos continuar a desenvolver a terceira etapa da estratégia de Marketing Digital: “Conteúdo de Qualidade”. Neste artigo, irei apresentar-lhe algumas dicas como escrever conteúdo de Qualidade.

Lembro-lhe que este artigo faz parte da série em que desenvolvo a estratégia e planeamento marketing digital “Inbound Marketing, como transformar o seu website numa ferramenta de Inbound Marketing para atrair tráfego, leads e aumentar as vendas”. Anteriormente apresentei-lhe a primeira etapa “Como Ser Encontrado Online” e a segunda etapa “Cativar os seus potenciais Clientes”. Também iniciei a terceira etapa “Conteúdo de Qualidade”, que tem como principal objectivo aumentar o tráfego do seu website e transformá-lo em vendas. Vimos já que é importante focar na mensagem correcta que quer transmitir e Educar e oferecer valor aos seus visitantes. Agora vamos saber como pode escrever conteúdo de qualidade.

Como Escrever Conteúdo de Qualidade

Como Escrever Conteúdo de Qualidade

Importância da Qualidade

Todos nós sabemos que ter muito conteúdo é bom. Mas com o aparecimento de motores de busca cada vez mais inteligentes e o surgimento de clientes online cada vez mais selectivos, o que realmente importa hoje em dia é oferecer conteúdo de qualidade.

Conteúdo de qualidade é definitivamente obrigatório em qualquer website. Isso inclui:

  • Oferecer conteúdo exclusivo. As pessoas adoram isso e é fundamental para os motores de busca, como técnica SEO search engine optimization.
  • Escreva para as pessoas, não para os motores de busca. As pessoas não lêem como se fossem robôs.
  • Ofereça valor e conteúdo educacional que ajude os outros.
  • Faça a sua pesquisa quando tiver que pagar por conteúdo que é escrito por terceiros. Alguns funcionam bem, outros não.
  • Mantenha o conteúdo actualizado. Ter na sua página principal noticias com mais de um ano irá transmitir uma má imagem de si.
  • Conheça o seu público. Forneça conteúdo que é específico para os seus potenciais compradores tornando-o mais relevante para eles, e, por sua vez, de maior qualidade.
  • Inclua evidências. Forneça factos, números, prémios, depoimentos, etc, e sempre que possível apresente uma fonte credível.
  • Conheça bem o seu assunto bem. Provavelmente não quererá ter um artigo sobre cirurgia cerebral que parece que foi escrito por um robot. Tenha conteúdo bem escrito e que seja preciso, é sinónimo de qualidade.

Evite o jargão profissional

Outro ponto importante a considerar quando estiver a escrever. É necessário que transmita uma imagem profissional, mas deve evitar o jargão profissional. O que é o jargão profissional, pergunta você? Óptima pergunta.

Apresento-lhe a seguir alguns jargões e frases que têm sido excessivamente usados, muitas vezes, sem qualquer sentido (pode encontrá-los sobretudo na industria high-tech e B2B). Essas palavras têm como objectivo colocar mais ênfase num assunto particular e transmitir uma imagem mais profissional, só que, em vez disso, fazer “rolar os olhos” dos seus prospects, por desconhecerem o verdadeiro sentido das mesmas. Assim, sempre que possível, evite estas palavras, no seu website ou quando estiver a escrever artigos:

  • Próxima geração (next generation)
  • Flexível
  • Robusto
  • Escalável
  • Fácil de usar (easy to use)
  • Tecnológica de ponta (cutting edge)
  • Inovador (ground breaking)
  • Melhor da série (best-of-breed)
  • Missão crítica

E por adiante … Penso que não devo continuar a torturá-lo com mais palavras, mas se quiser saber mais, pode consultar o artigo “Top Gobbledygook phrases and how to avoid them”.

Seja claro, não inteligente

Um terceiro ponto a considerar quando estiver a escrever os seus artigos: tem que ser claro e transmitir confiança.

Durante muitos anos, a publicidade enganou-nos fazendo-nos pensar que manchetes cativantes e criativas com frases bem-sonantes funcionavam bem na captura da nossa atenção. Efectivamente elas funcionaram durante algum tempo, mas já não funcionam nos dias de hoje. Os consumidores estão cansados dos artifícios da publicidade, dos clichés do marketing e de métodos sub-reptícios de persuasão. Os consumidores não querem ser enganados. Só querem saber a verdade!

Não seria mais fácil ir directamente ao assunto no seu conteúdo, em vez de tentar persuadir?

Se concentrar a sua atenção em ser claro, em vez de inteligente, verá que mais pessoas irão confiar em si. Tente não complicar mais do que o necessário. Utilize palavras simples que sejam fáceis de entender. O seu objectivo é ser compreendido. Explique claramente o que quer que as pessoas façam no seu website. Irá ganhar mais fãs e seguidores a longo prazo.

No próximo artigo irei continuar a apresentar-lhe os aspectos fundamentais da terceira etapa da estratégia de Marketing Digital: “Conteúdo de Qualidade”. Irei falar sobre a importância da blogging, da socialização do conteúdo e da apresentação de testemunhos de clientes.

Espero que este artigo o tenha ajudou. Agora já sabe como escrever artigos de qualidade? Deixe os seus comentários e sugestões em baixo na área de comentários.

Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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