4 estratégias para B2C no Facebook

Posted on 15 de Janeiro de 2013 por

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Marketing B2C no Facebook, imagem de Destaque

4 estratégias para Business-to-Consumer (B2C) no Facebook

Hoje a sua empresa pode competir no Facebook ao nível das grandes empresas, mesmo que se trate de um pequeno negócio. Apreenda e siga as estratégias adoptadas pelas empresas leaders, em vez de se sentir frustrado por não conseguir estar ao nível dos melhores.

Apresento-lhe neste artigo as quatro estratégias que as grandes empresas de Business-to-Consumer (B2C) adoptaram nas suas estratégias de Marketing no Facebook e que irão ajudá-lo a destacar-se da concorrência.

No artigo anterior introduzimos as cinco maneiras de aumentar o seu negócio no Facebook. Se ainda não lei esse artigo, veja ai as perguntas que tem que responder antes de avançar com o investimento em Marketing nesta rede social. Veja ainda as oportunidades que estão ao seu alcance se investir em Social Media Marketing (SMM) no Facebook.

Porquê investir no Facebook

Uma das maiores vantagens do Marketing Digital no Facebook é a capacidade de poder envolver um-a-um os seus clientes-alvo, o que é fundamental quando o negócio da sua empresa é do tipo Business-to-Consumer (B2C). Pode construir relacionamentos de uma maneira que não era possível antes do aparecimento das redes sociais. Agora pode colocar perguntas, encorajar conversas e criar um relacionamento pessoal com os seus clientes e prospects. É algo que esta a revolucionar completamente o mundo do marketing.

Estratégias de Marketing no Facebook

Apresento-lhe de seguida as quatro estratégias que as grandes empresas de Business-to-Consumer (B2C) adoptaram nas suas estratégias de Marketing no Facebook:

  • Divirta-se. Primeiro, tem que perceber o seguinte: a maioria das pessoas está no Facebook para se divertir e para se ligar com os amigos. Interagir com as marcas ou empresas não é a razão #1 porque as pessoas ficam no Facebook todos os dias. No entanto, isso não significa que deva ignorar esse público-alvo. Pelo contrário, é um público que deve cativar! A chave do sucesso é infundir diversão na sua actividade no Facebook sempre que tal seja apropriado.

A Coca-Cola garantiu o seu lugar no topo dos melhores-entre-os-melhores (best-of-the-best) na lista das páginas no Facebook com campanhas inovadoras, lúdicas e divertidas, recorrendo a recursos interactivos. Por exemplo, lançou o concurso “Coke’s Summer Snapshot” para incentivou os fãs a tirar fotos a si mesmos, segurando as suas latas especiais de Verão da Coca-Cola. A figura mostra como os utilizadores podem facilmente votar nas fotos – o que, naturalmente, permite que todos se divirtam.

Estratégia de marketing para B2C no Facebook: Coca-cola, para negócio online

Estratégia de marketing para B2C no Facebook: Coca-cola

  • Conheça o seu público. Quanto mais claro for para si com quem está a comunicar no Facebook, mais eficaz será na criação de experiências interessantes para a sua audiência. Por isso, é fundamental que conheça o seu público-alvo. Um exemplo de uma empresa B2C em sintonia com o seu público-alvo é a equipa por detrás da página do Facebook da Red Bull. Isto é evidenciado pelos aplicativos personalizados e pelo conteúdo exclusivo que existe na página.

A Red Bull sabe o que funciona melhor para conseguir uma maior adesão do seu público. Por exemplo, eles oferecem uma série de jogos online para fãs, chamada apropriadamente de “Procrastination Station”. Os jogos são dedicados aos vários desportos e competições radicais.

Estratégia de marketing para B2C no Red-bull: Coca-cola, para negócio online

Estratégia de marketing para B2C no Facebook: Red-bull

  • Reconheça os seus fãs. As grande empresas de B2C têm feito um trabalho fantástico ao destacarem os seus fãs. Quando os fãs se sentem apreciados, envolvem-se mais com a sua página de fãs. Um grande exemplo disso é a Oreo.

A Oreo sabe como tirar o máximo benefício do Marketing no Facebook. Exemplo disso, criou uma campanha divertida intitulada “World’s Fan of the Week” para incentiva os fãs a publicar fotos, tendo como incentivo a possibilidade de escolher um fã como “Fan of the week”. A página no Facebook da Oreo conseguiu atingir o número fantástico de 31 millhões de fãs, pelo que certamente esta empresa estará no caminho certo!

Estratégia de marketing para B2C no Facebook: Oreo, para negócio online

Estratégia de marketing para B2C no Oreo: Coca-cola, para negócio online

  • Misture vários tipos de media. As estratégias no Facebook que utilizam vários tipo de media, incluindo fotos e vídeos, conseguem alcançar níveis mais elevados de adesão. Um exemplo disso é o vídeo da Old Spice numa famosa campanha no Facebook.

A Old Spice foi capaz de captar a atenção de milhares de utilizadores do Facebook com os seus vídeos “Old Spice Guy”. Esses vídeos mostram um homem praticamente nu a responder a perguntas muitas vezes hilariantes. Esta campanha tornou-se rapidamente viral. Os primeiros dois dias foram impressionantes: o “Old Spice YouTube Channel” teve quase 8 milhões de visualizações e 616 mil fãs no Facebook!

Em conclusão

Ao rever estas quatro estratégias, exemplificadas com as campanhas realizadas por algumas empresas bem conhecidas de B2C, lembre-se que você também pode criar essas experiências com pouco ou nenhum custo. Mais uma vez, inspire-se nas melhores práticas, mas deve seguir as estratégias de trabalho mais adequadas para o seu próprio negócio.

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Irina Portugal / Analista de Media Social

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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