Qual é a Tua História

Posted on 11 de Janeiro de 2013 por

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Tua História, imagem de Destaque

Como começar negócio online: Etapa #5, qual é a tua história

Tenho que admitir que a tarefa anterior (Etapa 4: Entrar na mente dos seus clientes) foi um pouco cansativa. Assim, hoje irei propor-lhe uma tarefa um pouco mais ligeira. Contudo, será igualmente interessante. Hoje, vai contar a sua história. É mais uma etapa importante na sua estratégia de marketing digital e será fundamental para o sucesso do seu negócio online ou e-commerce. E não posso esperar mais para saber a sua opinião!

Se perdeu as primeiras etapas do nosso guia passo-a-passo de como começar o seu próprio negócio online, pode ler estes artigos:

Porque contar a sua história

As histórias são poderosas. Fomos educados desde a infância a ouvi-las. Encontramo-las relaxantes e envolventes. Quando alguém começa a contar uma história, nós quase que desligamos do que nos rodeia para passar a ouvir com a máxima atenção. Por vezes, até conseguimos encarnar e assumir alguns personagens. Quando contava as histórias aos meus filhos, muitas vezes ensinava-lhes alguns conceitos importantes, sem que eles se apercebessem que estavam a apreender alguma coisa! Por fim, as histórias pessoais são cruciais para o relacionamento. O que é que você faz num encontro com a sua namorada? Vocês contam histórias um ao outro!

Conta a Tua História para negócio online

Conta a Tua História

A mesma coisa se passa em atrair clientes para o seu negócio online. Você quer que os seus potenciais clientes o conheçam, para que eles passem a gostar de si e confiem o suficiente de modo que o venham a contratar. Nós somos humanos e agimos deste modo. Optamos sempre por trabalhar com pessoas de que gostamos e estamos familiarizados.

Qual é a sua história?

Hoje vai escrever a sua história. Pensa que não tem nenhuma história para contar? Acha mesmo? Comece por responder às seguintes perguntas:

  • O que fazia antes de pensar em lançar o seu negócio online? (Ou o que é que esta a fazer agora mesmo?)
  • Porque pensou em lançar o seu negócio online? O que é que o motiva?
  • Como conseguiu ser bom no que fazia (ou é bom no que está a fazer agora momento)?
  • Quais são os seus objectivos? O que o leva a trabalhar tantas horas?
  • O que é que significa sucesso para si?

Quando começar a escrever a sua história, faça-o sem se preocupar com a edição. Não se preocupe com o facto de a sua história ser longa, ou conter muitos detalhes ou revelar mais sobre si do que desejaria. Tal como na tarefa anterior, escreva até que tenha esgotado todos os seus pensamentos. Poderá editar e corrigir mais tarde.

Se não é um escritor e encontra esta tarefa um pouco difícil, tente dizer a sua história em voz alta. Pode gravar em áudio com a ajuda de software, por exemplo utilizando a ferramenta audacy.

Se quiser, agora pode fazer uma pausa durante alguns minutos e voltar para a sua história com um olhar renovado. Releia a sua história. Identifique os temas principais que se destacam. Que detalhes acha que irão captar mais a atenção dos seus potenciais clientes? Mantenha esses detalhes. Não divulgue mais do que se sente confortável. Esta é a sua história e é você que a controla.

Lembre-se. Faça o que fizer, não minta.

Quando estiver satisfeito com o que escreveu, faça outra pausa e recompense-se com um café ou um pequeno doce. Tem trabalhado duro e você merece!

Mas, espere, pois ainda não terminamos por hoje.

Como usar a sua história

Se já tem um blogue ou website, publique a sua história na página de “Sobre nós”. Pode também usar uma versão mais curta da sua história para a sua biografia, com 5-frases no máximo.

Se não tem um blogue ou website, por enquanto, guarde a sua história num ficheiro. Irá definitivamente usá-lo mais tarde.

Eu sei o que está a pensar

Ainda não escreveu a sua história? Pensa que a sua vida é demasiado aborrecida? Ou está demasiado preocupado em converter os seus potenciais clientes, em vez de os atrair para que o contratem? Não se preocupe, eu entendo, já vi acontecer isso muitas vezes, mesmo com clientes que hoje têm negócios online de sucesso. Deixe-me tranquilizá-lo. A sua história só parecerá aborrecida para si e para os clientes que de qualquer modo não são o cliente-ideal para o seu negócio.

E ainda deve saber o seguinte: irá contar a sua história tantas vezes que ficará muito cansado dela. Esteja à espera disso e não fique surpreendido ou stressado quando acontecer.

E, outra coisa, pode ajustar e melhorar a sua história sempre que quiser. Não irá ficar escrita de forma igual para sempre.

Então, porque ainda está a ler este artigo? Vá e comece a escrever a sua história! E então volte e partilhe os seus comentários em baixo. Inclua o link para o seu artigo, se quiser receber os meus comentários.

Carlos Rodrigues

Director de Marketing / Gestor de Marketing Digital

©Marketing Digital Portugal, Leiria

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Posted in: Empreendedorismo