Mensagem que Oferece Valor

Posted on 7 de Janeiro de 2013 por

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Mensagem que Oferece Valor, imagem de Destaque

Etapa #3: Conteúdo de Qualidade, Quando a Mensagem Oferece Valor

Iniciámos no artigo anterior a terceira etapa da estratégia de Marketing Digital: “Conteúdo de Qualidade. Vimos que o conteúdo é um dos aspectos mais importantes de qualquer website. É o que leva os visitantes ao seu website e transforma prospects em leads. O conteúdo é também algo que os motores de busca valorizam, pelo que é importante para a sua estratégia de SEO search engine optimization. Portanto, é algo de fundamental para conseguir alcançar o sucesso no seu negócio online.

Neste artigo irei focar dois aspectos fundamentais: 1) mensagem correcta que deverá transmitir; e 2) Educar e oferecer valor, afinal é que o seu website tem a oferecer aos seus visitantes?

Mensagem

Há quatro perguntas básicas que precisa fazer a si mesmo sobre o conteúdo do seu website.

  1. Será que as pessoas conseguem saber (imediata e facilmente) o que eu faço?
  2. Será que elas entendem qual é o tema principal abordado nas páginas do website?
  3. Será que elas sabem o que fazer a seguir?
  4. Porque é que elas devem comprar/subscrever/descarregar a partir deste website, em vez de a partir de outros?

Idealmente, você quer que os seus visitantes conheçam as respostas as estas perguntas. Deve ser facilmente perceptível sobre o que é o seu website, o que eles podem lá fazer e porque eles devem passar para a acção – comprar/subscrever/descarregar.

Na sua página principal (homepage) e nas páginas mais importantes considere as seguintes dicas úteis para transmitir a mensagem correcta:

  • Crie alguns títulos e subtítulos (headlines e sub-headlines) para as páginas mais importantes. Para responder à questão # 4 (porque eu devo comprar a si?) utilize uma proposição com valor forte e evite clichés genéricos, jargões ou termos corporativos.
  • Certifique-se que inclui claramente uma acção “call-to-action” (ex. comprar ou descarregar) e próximos passos. Inclua links no texto principal, links “próximo passo” no final da página e sempre que necessário “call-to-action”. Inclua uma breve descrição sobre o que o seu visitante deve fazer e verá que ele agradecerá.
  • Faça o teste da sua página. Para uma indicação mais precisa do título vencedor, utilize o teste A /B para determinar qual a variante que tem uma maior taxa de conversão. Pode usar ferramentas como “Google Analytics Content Experiments”, “A/B Testing Tools” da HubSpot ou os serviços como “5 Second Test”.

Educar e Oferecer Valor

Mesmo que a finalidade do seu website seja primeiramente fornecer informação sobre os seus produtos e serviços, deve saber que nem todos os seus visitantes estão prontos para comprar quando visitam o seu website pela primeira vez. Em segundo lugar, deve lembrar-se que não é tudo sobre si e o seu negócio.

Mensagem que Oferece Valor

Mensagem que Oferece Valor

Afinal, o que é que o seu website tem a oferece aos seus visitantes?

  • Escreva o seu conteúdo de produto como se estivesse a ajudar a resolver os problemas do seu público-alvo. Evite utilizar “somos os melhores” e passe a usar “isto é como nós o podemos ajudar …”
  • Disponibilize conteúdo específico de produtos, escrito como se estivesse a falar directamente para o seu público. Use palavras como “você” e “nós”. Seja transparente. Escreva como se estiver a conversar com uma pessoa. Fale a sua língua.
  • Oferecer mais do que apenas conteúdo sobre os seus produtos. Fornecer eBooks, documentos, vídeos e outras formas de conteúdo que sejam educacionais. Isto irá contribuir para criar um relacionamento com os seus prospects até que estejam disponíveis para comprar. Além disso, eles estarão interessados em si uma vez que irão receber informações valiosas e não se sentirão tratados apenas como uma transacção numa etapa da venda.

No próximo artigo irei continuar a apresentar-lhe os aspectos fundamentais da terceira etapa da estratégia de Marketing Digital: “Conteúdo de Qualidade”. Irei falar sobre a importância da qualidade do conteúdo do seu website.

Espero que continue a apreciar os meus artigos e que esta informação lhe seja útil. Deixe os seus comentários e sugestões em baixo na área de comentários.

Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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