Entra na Mente dos Clientes

Posted on 4 de Janeiro de 2013 por

11


Mente dos Clientes, imagem de Destaque

Como começar negócio online: Etapa #4, entrar na mente dos clientes

Esta é a quarta etapa para começar ou melhorar o seu negócio online. Hoje vai decidir quais os clientes com os quais gostaria de trabalhar e vai identificar o que eles realmente querem de alguém como você. Lembre-se que esta etapa é fundamental na sua estratégia de marketing digital e será importante para o sucesso do seu negócio online ou e-commerce.

Se perdeu as primeiras etapas do nosso guia passo-a-passo de como começar o seu próprio negócio online, pode ler estes artigos:

Anteriormente, fez uma lista completa das suas competências e dos seus recursos para começar o seu próprio negócio online. De seguida, estabeleceu os seus objectivos. Agora, está na hora de pensar nos seus clientes para o seu negócio na internet.

Assim, a primeira pergunta que tem que fazer é: “Quem é o meu cliente ideal?” A melhor maneira de responder a essa pergunta é descobrir:

  • Quem quer os seus serviços
  • Quem está disposto e pode pagar

Tome nota que eu usei a palavra “quer” e não “precisa”. São duas coisas diferentes e a distinção é importante. Você quer ter um cliente que queira os seus serviços, em vez de um que precisa, mas pode não estar ciente disso. Um cliente pode precisar dos seus serviços, mas não querer contratá-los. Nesse caso, você terá de educá-lo e trabalhar muito para que ele ou ela queira os seus serviços. Pelo contrário, se trabalhar com clientes que querem os seus serviços, a sua única tarefa será a de convencê-los que você é a melhor pessoa para esse trabalho.

Quem é o seu cliente alvo?

Defina os seus clientes-alvo com todas as qualidades específicas que puder, tais como:

  • Residência
  • Ocupação
  • Sexo
  • Idade
  • Estado civil
  • Situação familiar
  • Rendimento anual
  • Indústria

E ainda pense nos seus clientes-alvo em termos de:

  • Livros e revistas que lêem
  • Programas da TV que assistem
  • Podcasts que ouvem
  • Pessoas que admiram e ouvem
  • Objectivos de vida
  • Organizações a que pertencem
  • Passatempos

Pense em pessoas específicas que conhece que se possam encaixar na sua ideia de cliente-alvo. Este é o primeiro passo. O próximo passo é descobrir o que quer o seu cliente-alvo.

Quem é o cliente alvo do negócio online

Quem é o cliente alvo

O que quer o seu cliente-alvo?

Conhecer o seu cliente-alvo é hoje mais fácil do que nunca graças à Internet. Mais ainda, se consegue identificar 2-3 pessoas específicas que se encaixam no perfil do seu cliente-alvo, a sua pesquisa de mercado vai ficar muito mais facilitada. Indico-lhe a seguir algumas coisas que pode fazer:

  • Siga-os no Twitter e oiça os seus tweets.
  • Leia os seus blog. Comente e comece a interagir regularmente.
  • Assine as suas newsletter.
  • Seja fã das suas páginas no Facebook.

Se estiver à vontade com eles, pode até solicitar uma entrevista, via e-mail or chat. Coloque três perguntas adequadas.

Mesmo que não tenha nenhuma pessoa específica em mente, deve, no mínimo, investigar em geral a indústria que está a pensar em servir. Analise as fontes online, tais como:

  • Vá ao Google e procure os mais relevantes sites, blogs e fóruns da indústria.
  • Configure o Google para lhe enviar e-mails diários com as últimas notícias do sector.
  • Procure termos da indústria em Alltop.com.
  • Use Tweetdeck ou Twitter Search para ver o que as pessoas estão twittando.

Mas espere, não se esqueça das fontes offline, tais como:

  • Livros e revistas da indústria
  • Conferências e reuniões de associações da indústria (você poderá não ser capaz de fazer isso hoje, mas tende participar nestes eventos sempre que puder)

Enquanto faz isto tudo, tome nota de todos os problemas que as pessoas lhe indicarem. Será que você consegue resolver alguns deles? Também deve analisar os prestadores de serviços que podem estar a resolver esses problemas e estarem a endereçar os clientes-alvo.

Agora já deve saber o que os seus clientes-alvo desejam. No entanto, lembre-se, este é um exercício contínuo, pelo que deve continuar a seguir os seus clientes-alvo e a indústria. Reserve alguns minutos todos os dias ou todas as semanas para visitar os sites, blogs e fóruns que descobriu.

Por agora, mantenha a imagem do seu cliente-alvo na sua mente. A partir de agora, ele ou ela vai ser a pessoa mais importante no seu negócio online.

O que achou da tarefa de hoje? Descobriu alguma coisa sobre os seus clientes-alvo que não sabia já? Partilhe comigo a sua opinião deixando o seu comentário em baixo.

Carlos Rodrigues

Director de Marketing / Gestor de Marketing Digital

©Marketing Digital Portugal, Leiria

Outros artigos relacionados:

Anúncios
Posted in: Empreendedorismo