Define os Teus Objectivos

Posted on 19 de Dezembro de 2012 por

9


Define os objectivos, imagem de destaque

Como começar negócio online: Etapa #3, defina os teus objectivos

Esta é a terceira etapa para começar ou melhorar o seu negócio online. Se perdeu as primeiras etapas do nosso guia passo-a-passo de como começar o seu próprio negócio online, pode ler estes artigos:

Anteriormente, fez uma lista completa das suas competências e dos seus recursos para como começar o seu próprio negócio online. Hoje, vamos dar um passo ligeiramente à frente para dar uma olhada no futuro do seu negócio na internet. Agora vamos estabelecer objectivos.

Como definir objectivos

Se há uma coisa que eu aprendi ao longo de mais de 20 anos de experiência profissional é o seguinte: temos que definir sempre objectivos SMART.

Define objectivos SMART para negócio online

Define objectivos SMART

O que é um objectivo SMART? Ele é:

Específico (Specific)
Mensurável
Atingível
Realista
Temporal

Vamos analisar cada uma destas características:

Específico. O objectivo para o seu negócio online deve ser tão específico que pode vê-lo, tocá-lo, senti-lo, cheirá-lo e prová-lo, quando ele realmente acontecer. Por exemplo, se tem o objectivo de “obter a realização e felicidade na minha carreira.” Pergunte a si mesmo, o que significa realização e felicidade? Será que é acordar todas as manhã bastante animado, saltar para fora da cama e ir trabalhar? “Realização e Felicidade” não são suficientemente específicos. No entanto, “ir trabalhar” é. Vê a diferença?

Mensurável. Deve ser capaz de medir o seu objectivo. O seu objectivo deve ser mensurável e deve ser fácil ver o quanto ainda falta para o atingir. Por exemplo, se tem o objectivo de “trabalhar pelo menos cinco dias por semana no seu negócio online”, e se já está a trabalhar dois dias por semana, então sabe que só precisa de estar animado o suficiente para trabalhar mais 3 dias nessa semana.

Atingível. Qualquer especialista em desenvolvimento pessoal irá pedir-lhe para ter um sonho grande. Mas alguém com um sentido mais prático irá dizer-lhe para ter um sonho grande … dentro do que consegue alcançar. Os seus objectivos devem ir para além da sua zona de conforto, mas não tão longe que se tornem inalcançáveis. Então deve sonhar em grande, mas dentro do que é razoável alcançar.

Realista. Lembra-se da sua lista de recursos para o seu negócio online? Defina um objectivo que pode conseguir com esses recursos. Por exemplo, se apenas pode dedicar uma hora por dia ao seu negócio na internet, seja realista e não defina como objectivo alcançar um rendimento na casa dos seis dígitos. É altamente improvável que o consiga atingir.

Temporal. O seu objectivo deve ser limitado no tempo. Pode ser em termos de frequência, como por exemplo “ter um lucro líquido no seu negócio online de €2.000 por mês.” Também pode ser uma data como “até o final de Dezembro de 2012.” O elemento temporal dá-lhe um outro meio de medir e acompanhar o seu progresso. Ele também coloca uma data-limite na sua meta. Então, quando atinge esse objectivo, pode a seguir definir uma outra meta (ainda maior).

Que objectivos deve definir?

Agora que sabe como definir objectivos SMART para o seu negócio de e-commerce, que tipo de objectivos deve ter? Deve definir dois objectivos:
• Lucro do seu negócio online
• Estilo de vida

A maioria dos empreendedores definem apenas um objectivo para o rendimento. Isso é bom, mas deve ir mais longe. Defina metas também para o seu estilo de vida. Afinal de contas, vai querer ser tanto rico como feliz. Se fizer €10.000 por mês no negócio de e-commerce, mas isso implicar não estar com a família, deixar de fazer exercício, e não conseguir distinguir os dias da semana, isso provavelmente não será bom para si.

Se não consegue equilibrar a sua carreira de empreendedor online com o resto da sua vida, então, bem, deve repensar antes de se iniciar nessa aventura. Devemos estar aqui esclarecidos sobre esse ponto.

Quais são os objectivos do seu negócio online? Se está a fim de avançar, partilhe comigo na secção em baixo de comentários. Ou diga-nos o que achou deste exercício para si.

Carlos Rodrigues

Director de Marketing / Gestor de Marketing Digital

©Marketing Digital Portugal, Leiria

Outros artigos relacionados:

Anúncios
Posted in: Empreendedorismo