Analisa os Teus Recursos

Posted on 17 de Dezembro de 2012 por

8


Analisa os teus recursos destaque, imagem de destaque

Como começar negócio online: Etapa #2, Analisa os teus Recursos

Esta é a segunda etapa para começar ou melhorar o seu negócio online. Lembro-lhe que este artigo insere-se no nosso guia passo-a-passo de como começar o seu próprio negócio online. Na primeira etapa, fez um inventário das suas competências. Agora, vamos dar uma olhada nos seus recursos para montar o seu negócio na internet.

Um negócio online, especialmente se for do tipo “freelancer”, requer um investimento baixo. Mas, contudo, mesmo assim, requer alguns recursos. Assim, hoje, terá que começar por realizar um exercício de listagem bastante simples. Faça uma lista de todos os recursos que tem disponíveis agora mesmo para o seu negócio online.

Os teus recursos para negócio online

Os teus recursos para negócio online

Faça uma lista de:

  • O equipamento de escritório, software e materiais que já tem
  • Quanto dinheiro tem à sua disposição para investir no seu negócio online
  • Nomes das pessoas que podem dar-lhe apoio
  • Quanto tempo pode dedicar ao seu negócio

Equipamento de Escritório

Para o seu negócio na internet, vai precisar de um computador. Inclui periféricos, como impressora, webcam e microfone. Também poderá precisar de outros equipamentos, como uma câmara de vídeo ou equipamentos de gravação de áudio. E não se esqueça de uma secretária e espaço para o seu escritório.

Dinheiro

Pode começar sem gastar dinheiro. No entanto, se achar que o seu computador está desactualizado, ou se o software não é adequado, poderá ter que gastar um pouco de dinheiro. Esta é uma área em que uma pequena quantidade de dinheiro pode ser mesmo necessária. Mais tarde, também vai querer ter algum dinheiro para melhorar ou ampliar as suas competências, vender os seus serviços, sistematizar o seu trabalho … está a ver a ideia. Mas não se preocupe com as suas despesas – ainda. Por agora, basta escrever quanto dinheiro consegue por de parte, ou quanto crédito consegue ter acesso, quando surgir a necessidade.

Pessoas

Pode não ter funcionários (ainda), mas pode achar que irá precisar de outras pessoas. Por exemplo, se for mãe com uma criança na idade pré-escolar, vai conseguir trabalhar e cuidar do seu filho ao mesmo tempo? Tem família ou amigos que possam fazer de “babysitter” de graça ou cobrar uma taxa simbólica? Por agora, basta fazer uma lista das pessoas do seu círculo que o poderão ajudar. Inclua mesmo o seu namorado ou namorada, o seu irmão ou irmã, os seus amigos mais próximos. Vai precisar de todo o apoio que conseguir. Acredite em mim.

Tempo

Finalmente, dê uma olhada ao tempo que têm disponível, ou que está disposto a dedicar. A menos que seja uma pessoa desempregada ou sem qualquer outra responsabilidade, certamente que terá limitações de tempo para dedicar ao seu negócio online. Seja qual for a sua situação, naturalmente, quererá ter algum tempo livre para, por exemplo, passar algum tempo com a sua namorada, divertir-se com jogos online ou dedicar-se àquele seu hobby favorito. Se está a trabalhar, então o seu tempo é muito mais limitado. Quando, exactamente, vai dedicar-se ao seu negócio online? É das 6-11h pm todas as noites, além dos fins-de-semana? Se é pai ou mãe que fica em casa, vai trabalhar enquanto o seu bebé estiver a dormir? Ou quando os seus filhos estão na escola (sortudo!)? Escreva e defina o horário em que irá trabalhar no seu negócio online.

Agora já tem a ideia clara do “capital” que terá que ter para o seu negócio online, tanto em termos de competências, como os materiais e outros recursos necessários.

Nota: quando fizer este exercício da etapa #2, pode pensar em coisas que precisa, mas que ainda não tem. Se for assim, faça uma lista separada para as coisas que ainda não tem. Tire-as apenas da sua cabeça e escreva-as numa folha de papel.

Irá precisar de toda esta informação para a próxima etapa. Entretanto, o que achou deste exercício? Por favor, partilhe comigo escrevendo em baixo nos comentários.

Carlos Rodrigues

Director de Marketing / Gestor de Marketing Digital

©Marketing Digital Portugal, Leiria

Outros artigos relacionados:

Anúncios
Posted in: Empreendedorismo