Lista das Tuas Competências

Posted on 12 de Dezembro de 2012 por

9


Lista das Competências, imagem de destaque

Como começar negócio online: Etapa #1, Lista das tuas Competências

Hoje começa a preparação para criar o seu próprio negócio online. Irei explicar-lhe passo-a-passo, de modo a que possa concentra-se numa tarefa específica de cada vez, que deverá realizar a fim de tornar rentável o seu negócio na internet de e-commerce.

Antes de mais, parabéns! Decidiu começar o seu próprio negócio online. Esta é uma decisão importante e uma grande prova de fé em si próprio. Isto porque deseja realizar um sonho que teve há muitos anos ou porque simplesmente foi empurrado para esta decisão por via de um “lay-off”. De qualquer maneira, vale a pena começar de forma correcta. E vamos começar CONSIGO.

O que é que sabe fazer, exactamente?

Comece por fazer uma lista de todas as suas habilidades. Pegue numa folha de papel, um lápis ou caneta e comece por listar todas as coisas que sabe fazer, isto é, faça uma lista de todas as suas competências. Este exercício é semelhante a um “brainstorming”, onde você não pode ainda alterar, avaliar ou julgar qualquer das suas ideias. O seu único critério é que tudo o que escreve deve ser algo que sabe realmente fazer, isto é, uma competência que já tem na sua área de especialidade. Por isso, não inclua aqui os seus passatempos, a menos que queira lançar o seu negócio online nessa área!

Por enquanto, não pense se é bom no que faz, se gosta de fazer isso, ou se acha que há mercado para isso. Para já, pense nas competências que adquiriu ao longo da sua vida, pense naquilo que aprendeu por si próprio e incluía também as matérias que estudou ou em que teve formação. Escreva até que não lhe ocorra mais nada.

Para completar a lista das suas competências, deve prosseguir perguntando aos seus amigos e familiares o que eles acham que sabe fazer (mais uma vez, não é em que é bom, mas o que sabe fazer). Pare apenas quando tiver a certeza que já esgotou todas as possibilidades.

Assim, concluiu a lista provisória com todas as suas competências. Agora, vamos prosseguir com a sua análise.

Análise das suas competências

Depois de ter completado a sua lista de competências, vamos passar para a próxima tarefa da etapa #1: análise das suas competências. Está na hora de olhar para as suas competências e decidir:

  • Quais as competências em que é realmente bom?
  • Quais as competências que gosta mais de fazer?
  • Quais as competências que têm mais procura?

Idealmente, irá identificar algumas competências que se encaixam nessas três categorias, como representado no gráfico em baixo pela área alaranjada onde os três círculos estão sobrepostos.

Competências nas três categorias para negócio online

Competências nas três categorias

Para já, não se preocupe muito com o terceiro item (a procura). Iremos voltar a este ponto mais tarde quando analisarmos as necessidades do seu público-alvo. Agora, sugiro que transfira a sua lista de competências para uma matriz como esta:

Matrix das tuas competências para negócio online

Matrix das tuas competências

O que é fundamental neste exercício é que seja honesto consigo próprio e dedique o tempo necessário para chegar a uma lista completa de competências. Lembro-lhe que o resultado, a sua lista de competências, irá ser a base para a definição da sua oferta de produtos ou serviços, ou seja, do seu portfolio. Está a ver a relevância deste exercício?

Como lhe expliquei no inicio, irá prosseguir com este guia de como iniciar o seu próprio negócio online, etapa-a-etapa, realizando uma tarefa especifica de cada vez, para que não fique sobrecarregado. Relaxe e aproveite os exercícios que lhe apresento. Afinal de contas, se não está a divertir-se, então porque decidiu começar o ser próprio negócio online?

Carlos Rodrigues

Director de Marketing / Gestor de Marketing Digital

©Marketing Digital Portugal, Leiria

Outros artigos relacionados:

Carlos Rodrigues

Director de Marketing / Gestor de Marketing Digital

Anúncios
Posted in: Empreendedorismo