Sistema de Navegação

Posted on 6 de Dezembro de 2012 por

2


Sistema Navegação Destaque

Etapa #2: Cativar os seus potenciais Clientes com Sistema de Navegação

O seu sistema de navegação é provavelmente um dos factores mais importantes na manutenção dos seus visitantes, uma vez que tem um papel muito importante na Experiência do Utilizador (Customer Experience). Contribui, assim, para cativar os seus potenciais clientes, sendo por isso, uma etapa fundamental na sua estratégia de marketing digital.

O seu sistema de navegação é uma parte integrante do Web design do seu site. Ele deve ser sólido, eficiente e versátil no suporte a todos os tipos de pesquisa. De facto, mais de 3/4 das respostas em inquéritos feitos por empresas especializadas mostram que o elemento mais importante no Web design de um site é a facilidade de encontrar a informação que os seus visitantes procuram.

Se os seus visitantes não conseguirem encontrar o que procuram, desistem, acabando por abandonar o seu website. Portanto, deve ter em conta no Web design do seu site os factores que lhe apresento a seguir de modo que possa oferecer um sistema de navegação adequando:

  • Mantenha simples a estrutura do sistema de navegação primário (e próximo do topo da página).
  • Inclua uma caixa de pesquisa próxima do topo do seu website de modo que os seus visitantes possam pesquisar por palavra-chave.
  • Utilize “breadcrumbs” em cada página (excepto na homepage) de modo que o visitante saiba onde está.
  • Não tenha demasiada profundidade – na maioria dos casos é melhor ter uma navegação com um máximo de três níveis de profundidade.
  • Inclua navegação no rodapés do seu website.
  • Não apresente demasiadas opções de navegação numa página.
  • Evite a utilização na navegação de JavaScript complicado e especialmente Flash. Muitos telemóveis não suportam (ainda) Flash, pelo que os seus visitantes não poderão navegar no seu website. O mesmo se aplica aos Web browsers que não tenham uma versão actualizada do Flash.
Sistema Navegação do Website

Sistema Navegação do Website

A regra geral para uma estrutura de navegação apropriada é simples: não pedir ao visitante que pense sobre onde ir e como lá chegar. Facilite a vida ao seu visitante.

Com mais este artigo, continuamos a desenvolver o tema de “Cativar os seus potenciais Clientes”, que faz parte da série de artigos em que explicamos o “Inbound Marketing: como atrair Tráfego, Leads e aumentar as Vendas”. No próximo artigo irei concluir o tema de “Cativar os seus potenciais Clientes” abordando as Animações, Flash e Acessibilidade.

Utilize a área em baixo para deixar os seus comentários e sugestões.

Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

Outros artigos relacionados:

Anúncios