Design Profissional

Posted on 4 de Dezembro de 2012 por

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Etapa #2: Cativar os seus potenciais Clientes com Design Profissional

Como vimos no artigo anterior, o Web design e o aspecto visual do seu site contribuem para uma melhor Experiência do Utilizador (Customer Experience) e é um primeiro teste à sua credibilidade. Se falhar, os utilizadores Web provavelmente abandonarão o website. É, pois, critico passar nesse primeiro critério se quer sem bem sucedido na retenção dos seus visitantes, única forma que tem para os poder transformar em clientes. Lembre-se que os seus visitantes apenas visitarão o seu website uma segunda vez se o conteúdo for útil, interessante e bem organizado. Portanto, primeiro tem que cativar os seus potenciais clientes e não se esqueça que não terá uma segunda oportunidade para causar uma boa impressão. Cativar os seus potenciais clientes é uma etapa fundamental na sua estratégia de marketing digital.

Manter a Consistência

É importante manter a consistência dos elementos do seu website de página-para-página. Nesses elementos incluem-se cores, tamanhos, layout e colocação desses mesmos elementos. O seu website deve ter um bom fluxo de página para página. Isto significa que as cores são essencialmente as mesmas bem como as fontes e estrutura do layout. A navegação deve ser consistente e intuitiva, e estar sempre na mesma localização ao longo do seu website.

Website com Design consistente

Website com Design consistente

Tipicamente, na estrutura de layout da maioria dos websites existem três páginas: homepage, a página de conteúdos e a página com os formulários. Por exemplo, a sua homepage terá um layout diferente de uma “landing page” de uma campanha PPC (Pay-Per-Click). Mantenha constante os elementos nesses layouts. Isso evitará que os seus visitantes se sintam perdidos. Assim irá causa uma primeira boa impressão, o que é fundamental na sua estratégia de marketing online.

Usar as Imagens Certas

As imagens podem ser um elemento muito poderoso em qualquer website, mas deve utiliza-las com sensatez. Por exemplo, considere fotografias “stock”. Imagens “stock” existem por todo o lado e não são caras (muitas até são grátis). Mas, será que são adequadas?

Usar as imagens certas no seu website

Usar as imagens certas

A “Marketing Experience” realizou um teste em que comparou a utilização num website de fotografias “stock” versus imagens “reais” e qual o efeito na geração de leads. Concluíram que as fotos de pessoais “reais” eram mais eficazes em 95% do que as fotos “stock”. Porquê? Porque as imagens “stock” tendem a ser irrelevantes. Resista, pois, à tentação de utilizar fotos de modelos profissionais com sorrisos “falsos”!

Como resultado, assegure-se que utiliza no seu website imagens relevantes e com sentido para o seu público-alvo. Cada imagem transmite uma mensagem ao subconsciente dos seus visitantes e, por vezes, o resultado é diferente daquele que esperaria. Recomendo-lhe olhar ainda para um outro estudo da “Marketing Experience” em que analisa os três aspectos fundamentais da utilização de imagens e como alcançar o balanço correcto de modo a aumentar a taxa de conversão em cerca de 30%.

Em resumo, usar as imagens certas é muito importante como forma de cativar os seus potenciais clientes e deve fazer parte integrante da sua estratégia de marketing digital.

Vamos continuar a desenvolver o tema de “Cativar os seus potenciais Clientes”, que faz parte da série de artigos em que explicamos o “Inbound Marketing: como atrair Tráfego, Leads e aumentar as Vendas”. Nos próximos artigos irei abordar outros temas relacionados com o design e experiência do utilizador, tais como a navegação, animações e flash, e acessibilidade.

Espero que continue a apreciar os nossos artigos e que esta informação lhe seja útil. Deixe os seus comentários e sugestões em baixo na área de comentários.

Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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