Cativar potenciais Clientes

Posted on 30 de Novembro de 2012 por

14


Etapa #2: Cativar os seus Potenciais Clientes

Neste artigo inicio a abordagem da segunda etapa da estratégia de Marketing Digital: “Cativar os seus potenciais Clientes”. É uma etapa fundamental na sua estratégia de Marketing Digital para garantir o sucesso do seu negócio online. Ok, você leu os artigos anteriores e agora está a conseguir atrair tráfego para o seu website, mas como garantir que esse tráfego não o abandona?

Cativar os seus potenciais clientes

Cativar os seus potenciais clientes

É sobre isso que irei falar neste artigo. Irei apresentar-lhe algumas recomendações de como pode reduzir a taxa de abandono, melhorando sobretudo a Experiência do Utilizador (Customer Experience).

Nos últimos artigos, no âmbito da estratégia e planeamento marketing “Inbound Marketing, como transformar o seu website numa ferramenta de Inbound Marketing para atrair tráfego, leads e aumentar as vendas“, temos vindo a desenvolver a primeira etapa “Como Ser Encontrado Online” – veja as restantes etapas em “Estratégia de Marketing Digital, como Aumentar as Suas Vendas”. Ora, nessa primeira etapa, o objectivo era gerar um bom tráfego ao ser encontrado online. Agora, o próximo passo é garantir que esse tráfego permanece e não abandona o seu website.

Vários estudos mostram que a taxa de abandona de um website situa-se nos 30-60%, dependente do tipo de indústria. Isto significa que uma larga percentagem dos visitantes que entram no seu website abandonam-o sem sequer ter começado a navegar. E na maioria das vezes, esses visitantes nunca voltam.

A primeira impressão conta

O seu website representa quem é você e o que tem para oferecer aos seus clientes. Representa o seu negócio online. Quando os seus visitantes entram no seu website pela primeira vez, pensam:

  • Será que estou no sítio correcto?
  • Este website é acolhedor e faz-me sentir bem-vindo?
  • Este website é credível? É confiável?
  • Esta é uma empresa profissional? E sólida?

Você deve fazer estas mesmas perguntas a si quando estiver a desenhar o seu website. Deve dar muita relevância à forma como o website funciona. Lembre-se que o website é uma ferramenta de marketing online.

Website com Design Profissional

Website com Design Profissional

Agora, constata-se que muitas vezes é no Design que se focam os investimentos de marketing digital, colocando-se ênfase no aspecto gráfico do website. O design pode não ser o factor mais importante num website, mas sem dúvida desempenha um papel muito relevante, uma vez que a primeira impressão conta.

É interessante notar que alguns estudos mostram que o design de um website é mais importante que os próprios indicadores de credibilidade, tais como política de privacidade, prémios ou certificações (ver o estudo da Universidade de Stanford e da Consumer Web Watch “How Do People Evaluate A Website’s Credibility? Results from a Large Study”). Ainda segundo esse estudo, os visitantes avaliam primeiro o design geral, incluindo a utilização de multimédia. Embora os visitantes afirmem que julgam pelo conteúdo, os estudos mostram algo diferente, pois os visitantes julgam mais a estética e distraem-se com algumas sofisticações tecnológicas e de multimedia.

Quer isto dizer que, depois de termos investido imenso no desenvolvimento de conteúdos de qualidade que os visitantes não encontram em mais lado nenhum na Internet, afinal nada mais importa do que um website “fancy” com animações flash? Felizmente, isso não é verdade. O estudo de Standford mostra especificamente que, embora o design de um website seja o primeiro indicador de qualidade, não é o único. O aspecto visual talvez seja o primeiro teste sobre a credibilidade de um website. Se falhar neste critério, os utilizadores Web provavelmente abandonarão o website para consultar outras fontes de informação ou utilizar outros serviços.

Recomendações para um bom design do seu Website

Apresento-lhe a seguir algumas recomendações para um bom design do seu website de modo a conseguir alcançar o sucesso no seu negócio online:

  • Grafismo: certifique-se que o seu website é legível. Utilize tipos, tamanhos e cores de fontes de modo que sejam fáceis de ler. Para uma leitura mais rápida e fácil da página, utilize bullets, cabeçalhos e parágrafos curtos. Se o seu website for numa língua ocidental (português, inglês, …), assegure-se que a informação flui da esquerda para a direita e de cima para baixo.
  • Layout: deve criar uma estrutura de navegação clara. Organize os elementos das páginas numa forma de grelha (em vez de estarem aleatoriamente dispersos). Não tenha receio de ter espaços em branco e evite a desordem.
  • Utilização de cores apropriada: utilize as cores certas para a sua audiência e seleccione adequadamente os elementos a incluir. Evite a utilização de muitas cores. Tente escolher entre duas a quatro cores para os seus “templates” e documentos de marketing.
  • Animações, gadgets e multimedia: evite tudo o que não seja estritamente necessário. Utilização de animações flash pode ser muito interessante, mas não ser a estratégia correcta. Na maioria dos casos, é melhor não utilizar fundos com animações ou com música. Utilize multimédia e animações apenas para ajudar a suportar o conteúdo e a informação.

Embora o design seja importante, não se esqueça de oferecer um conteúdo excelente. É fundamental para ser bem sucedido no seu negócio internet e é o que os seus visitantes estão à procura. Um website bem desenhado poderá convencer os seus visitantes a olhar com mais atenção, mas apenas olharão uma segunda vez se o conteúdo for útil, interessante e bem organizado. Sobretudo, não se esqueça que não terá uma segunda oportunidade para causar uma boa impressão.

Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

Outros artigos relacionados:

Anúncios