Mapa do Site XML

Posted on 26 de Novembro de 2012 por

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Etapa #1: Ser encontrado online e Mapa do Site XML

Temos vindo a abordar o tema do “Inbound Marketing: como atrair Tráfego, Leads e aumentar as Vendas”, em particular como ser encontrado online. Este é o artigo que encerra o capítulo “Ser encontrado online” abordando dois tópicos importantes na sua estratégia SEO Search Engine Optimization: mapa do site XML e redireccionamento 301.

Mapa do Site XML

O incentivo por detrás de um mapa do site XML é ajudar os motores de busca a lerem o seu website, isto é, ajudar os “crawlers” ou “spiders” dos motores de busca a lerem de forma eficiente todas as páginas do seu website. Um mapa do site XML é simplesmente um ficheiro .xml que contém a lista de todas as páginas do seu website e quando as mesmas foram actualizadas. Mostra a estrutura do seu website e onde se encontram as suas páginas.

Ser encontrado online: mapa do site

Mapa do Site

Criar um mapa do site XML é relativamente fácil. Na internet encontram-se disponíveis, de forma gratuita, geradores de mapas de sites que irão criar o ficheiro .xml para si. Logo que tenha o ficheiro .xml , simplesmente carregue-o para a directoria raiz do seu website (por exemplo, http://www.website.pt/sitemap.xml).

Adicionar um mapa do site XML é frequentemente percebido como um componente extra na estratégia SEO Marketing. Contudo, embora não seja um factor decisivo para melhorar o SEO, irá certamente ajudar.

Redireccionamento 301

Todos nós temos a experiência de clicar num link de um website que não funciona e que origina o aparecimento da mensagem “404 message” ou “Page Not Found”. Muitas vezes, isto é causado por termos movido uma página para um novo URL e não termos redireccionado o link antigo para a nova página. Pense nas oportunidades que estará a perder quando os seus clientes ou potenciais compradores pesquisam informação que não conseguem localizar. Se decidir mover uma página no seu website, assegure-se que utiliza o redireccionamento 301, um método usado para alterar o URL antigo e re-direccioná-lo para o novo endereço.

Adicionalmente ao benefício de manter os seus visitantes satisfeitos quando navegam no seu website, o redireccionamento 301 é também importante para o SEO. Quando um utilizador não consegue encontrar a nova página, também o motor de busca não a conseguirá encontrar, pelo que irá perder todo o status SEO que a página antiga tinha. Para manter a informação SEO das páginas movidas, terá que definir os redireccionamentos 301 de modo a que os motores de busca consigam localizar essas páginas.

O próximo capítulo … Design e Usabilidade

Assim concluímos o tópico de “Ser encontrado online”, que é um dos capítulos do tema que temos vindo a desenvolver do “Inbound Marketing: como atrair Tráfego, Leads e aumentar as Vendas”. No próximo artigo iremos iniciar o tópico do “Design e Usabilidade” em que descreveremos como poderá diminuir a taxa de abandono do seu website melhorando a experiência de utilizador (“Customer Experience”) do seu website.

Ruben Lisboa / Analista SEO

© Marketing Digital Portugal, Leiria

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